Finanças

Inteligência artificial sabe quem é bom pagador

Além de avaliar o passado financeiro, plataforma Dataholics analisa desde o nível educacional até uso de redes sociais para criar score de crédito sem preconceitos

Crédito: Divulgação

DO BRASIL PARA FORA Depois de ter recebido aporte de acelradora da Vivo, Daniel Mendes quer exportar modelo de financial health check (Crédito: Divulgação)

Por Celso Masson

Tomadas de decisão por meio da inteligência artificial fazem parte da rotina do executivo Daniel Mendes desde 2006. Foi quando ele fundou a Dataholics, plataforma de credit score que tem como objetivo auxiliar empresas e instituições financeiras a aprimorarem suas operações de crédito por meio do uso avançado de tecnologia. E nada melhor que números para dar a dimensão exata das soluções que a empresa oferece. “Por meio de big data, processamos 1 mil consultas por segundo”, disse Mendes. “Fizemos análise de 700 mil pequenas empresas para um cliente interessado em recuperação de crédito”.

A velocidade e o volume das operações acompanham a evolução do mercado financeiro e das necessidades de empresas em aferir riscos ao conceder empréstimos e financiamentos. Mas de que forma os dados coletados se convertem em informações que ajudam, na prática, a entender quem tende a dar calote?

Segundo Mendes, a Dataholics usa um algoritmo que permite analisar não apenas o passado financeiro. “O que nós fazemos vai além de olhar os pagamentos ou não pagamentos, o nome sujo”, afirmou. Em um cenário macroeconômico no qual o endividamento e a inadimplência aumentam devido aos juros altos e ao desemprego, é preciso entender o que faz alguém que sempre quitou as dívidas deixe de honrar seus compromissos. “Avaliamos os preços praticados naquele mercado e a compatibilidade dos gastos levando em conta desde o nível educacional até as atividades nas redes sociais”, disse o fundador e CEO da Dataholics.

Para isso, a plataforma emprega profissionais de áreas como sociologia e netnografia (forma especializada de etnografia que utiliza comunicações mediadas por computador) para gerar dados que possam ser transformados em informações relevantes. “Damos um zoom no indivíduo per meio da IA, que aprende a entender quem é bom pagador sem preconceitos.”

CANADÁ Em 2017, a Dataholics recebeu aporte de uma aceleradora da Vivo. Agora, de olho as oportunidades de portabilidade de crédito para o mercado internacional, a empresa está en uma rodada de captação junto a investidores do Canadá, para onde Mendes pretende se mudar e viver por uns tempos até que a operação seja estabelecida. “O aumento dos juros em escala global, a quebra de bancos lá fora e os riscos sistêmicos da economia abrem muitas perspectivas para o nosso negócio”, afirmou. Se tudo der certo, em breve a Dataholics estará exportando para cooperativas e pequenas empresas canadenses o que chama de financial health check.

1 mil Consultas por segundo é o quanto a empresa pode processar 

500 parâmetros podem ser avaliados para gerar o credit score

45% foi o quanto a dataholics cresceu no primeiro tri frente a 2022