Roteiristas em greve contra a ia
Pesquisa da Qualibest investiga a relação dos brasileiros com os aplicativos de delivery
Por Victor Marques
Escritores de cinema e televisão nos EUA estão em greve desde o início deste mês contra a substituição da profissão pela inteligência artificial (IA). Por meio da paralisação, esses profissionais buscam expressar suas preocupações sobre a crescente influência da inteligência artificial na criação de conteúdo. Teme-se que programas de computador possam assumir funções tradicionalmente desempenhadas por roteiristas, levando à perda de empregos e à descaracterização da criatividade humana. A greve e as discussões em torno do papel da IA nessa indústria lançam luz sobre os desafios enfrentados pelos profissionais no mundo digital e destacam a necessidade de equilibrar a automação com o talento humano.
Nova ceo do twitter alivia anunciantes
Um dos maiores grupos de publicidade do mundo, a GroupM, declarou que o Twitter não é mais uma plataforma de alto risco após a nomeação da nova CEO, Linda Yaccarino. Após a saída de Elon Musk da cadeira de comandante, a empresa recebeu elogios por tomar medidas para combater a disseminação de informações enganosas e conteúdo prejudicial. A mudança na chefia da rede social traz esperança de que a empresa recupere a confiança dos anunciantes e reverta a tendência de queda nas receitas publicitárias.
G7 traça padrões para ia
Durante sua última reunião em Tóquio, o G7 iniciou discussões sobre o desenvolvimento de padrões técnicos globais para a inteligência artificial (IA), reconhecendo a importância de estabelecer diretrizes comuns para a utilização ética e segura em diversas áreas, como saúde, transporte e segurança. O objetivo é garantir que os benefícios dessa tecnologia sejam aproveitados de forma responsável, protegendo os direitos humanos e evitando a fragmentação das regulamentações. A iniciativa destaca a necessidade de cooperação internacional e da construção de consensos para lidar com os desafios e oportunidades apresentados pela IA.
Meta multada em us$ 1,3 bi
A União Europeia (UE) impôs multa recorde de bilhões de dólares à Meta (dona de Face-Insta-Whats) por violações das regras de proteção de dados da UE. A questão gira em torno da maneira como o Facebook lidou com os dados dos usuários europeus. De acordo com a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, a transferência de dados de usuários do Facebook da Europa para os EUA foi uma violação do Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa (RGPD). A empresa será penalizada não apenas por não ter cumprido adequadamente as regras de privacidade, mas também por coletar informações pessoais sem o consentimento dos usuários.
Papo Digital
O GitHub é uma plataforma que ajuda os desenvolvedores a armazenar e gerenciar seu código, assim como rastrear e controlar alterações nele. Adquirida em 2018 pela Microsoft, lançou no ano passado o GitHub Copilot, para auxiliar os programadores na produção de códigos. Confira as percepções de Thomas Dohmke, CEO Global da empresa, sobre os planos para o Brasil:
Quais são os planos da empresa para o Brasil?
O País é o quarto maior mercado da companhia. Temos EUA, China, Índia e depois Brasil, em ordem. Estamos animados com as oportunidades de negócios e parcerias com outras empresas aqui.
Quais oportunidades?
Queremos ajudar as empresas brasileiras a tirar mais proveito do GitHub Copilot para produtividade.
Como você vê a crise de talentos na tecnologia?
Acredito que na maioria dos países ainda não há educação suficiente para ciência da computação, assim como não há pessoal suficiente com interesse pelo assunto.
Como o Copilot pode ajudar?
Os profissionais conseguem desenvolver códigos 55% mais rápido, tornando-os mais produtivos. Também vai ajudar uma próxima geração de desenvolvedores, aprendendo a codificar desde a escola até a vida profissional.
Esse copiloto pode virar um piloto automático?
O sistema de software é capaz de decompor o grande problema em pequenos blocos de construção, mas vamos precisar de alguém para sintetizar isso como uma resposta única e criar uma solução real.