Pegada socioambiental faz da MyBasic a grife com a cara do futuro
Por Celso Masson
Há dez anos, quando decidiu empreender no ramo da moda com a criação de uma marca nativa digital, a empresária paulista Carolina Pucci Carvalho só conhecia o mundo dos tecidos, das estampas e das confecções no papel de consumidora. Habituada a viajar para o exterior a trabalho como executiva da indústria farmacêutica, ela sempre procurava grifes que combinassem o melhor design com as melhores práticas ESG. Essa foi a ideia para o modelo de negócio da MyBasic, hoje com loja na elegante Rua Groenlândia, no Jardim Europa, em São Paulo. “Partiu de uma necessidade pessoal, pois eu não encontrava no Brasil roupas básicas que fossem feitas para durar, com alguma bossa, e que valorizassem o pilar da sustentabilidade, tanto no aspecto ambiental quanto na mão de obra”, disse Carol à DINHEIRO. “Eu ouvia falar em trabalho análogo à escravidão nas confecções e vi a oportunidade de fazer diferente.” Depois de pesquisar fornecedores de tecidos de origem natural e biodegradáveis, procurou o Instituto Ecotece, que estava formando o primeiro grupo produtivo de mulheres em situação de vulnerabilidade, para atuar na confecção de malhas. Hoje a MyBasic é uma Empresa B e referência tanto no uso de materiais quanto de mão de obra social. E sempre com foco no básico. “O bom guarda-roupa precisa de peças atemporais”, afirmou a pioneira do slow fashion brasileiro e que está criando o futuro da moda.
AVIAÇÃO
Novo Cessna é Apresentado na Suíça
O jato de médio porte Cessna Citation Ascend chegará ao mercado só daqui a dois anos, mas já deixou o segmento na expectativa. Apresentado na European Business Aviation Convention and Exhibition (Ebace), entre os dias 23 e 25 de maio, em Genebra, na Suíça, o modelo foi desenvolvido a partir de um conselho consultivo de clientes, pilotos, mecânicos e passageiros. Eles deram ideias durante todo o processo de design para que a fabricante Textron Aviation entendesse melhor o que incluir no projeto. Com capacidade para quatro passageiros e em potência de cruzeiro de velocidade alta (816 km/h), o alcance será de quase 4 mil quilômetros, suficiente para São Paulo a Lima, no Peru. O preço ainda não foi divulgado.
CARRO
Híbridos da BMW dispensam até a chave
Foram apenas três meses entre o lançamento global e o início das vendas no Brasil dos novos BMW X5 e X6. Produzidos na fábrica da montadora em Spartanburg, nos EUA, os dois SUVs ganharam atualizações do visual à propulsão. A versão xDrive50e híbrida plug-in do X5 combina um motor a gasolina de seis cilindros e 313cv a um elétrico de 197cv – o que permite acelerar de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos. No X6, a potência combinada é de 625cv. Disponível para ambos, a tecnologia Digital Key Plus substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor. Não há nem mesmo a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo. O preço do X5 (foto) parte de R$ 709.950 na rede de concessionárias da BMW.
HOTEL
Entre as mais luxuosas suítes do egito
The Palace é o nome da maior e mais exclusiva acomodação para turistas em um hotel de Sharm El Sheikh, cidade egípcia na costa do Mar Vermelho que ganhou fama por suas águas cristalinas. Inaugurada em maio no hotel Four Seasons, a suíte funcionará apenas sazonalmente, até outubro e faz parte da expansão multimilionária que dobrou o tamanho da propriedade. Com área total de 565 m2, oferece piscina, academia, spa, camarim e escritório privativos, além de instalações residenciais completas, como salas de estar e de jantar. Diárias sob consulta. Mas apenas para comparação, a suíte numa categoria abaixo sai por US$ 4,3 mil para casal. Informações: fourseasons.com/sharmelsheikh.