Investimentos retornam ao museu
Por Hugo Cilo
Maior museu de arte da América Latina, o Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, tem registrado seus melhores resultados em número de visitantes e de captação de recursos. Depois do sufoco causado pelo isolamento social, o público pagante atingiu o recorde histórico de 405,6 mil pessoas em 2022, com receita de bilheteria de R$ 3,8 milhões. Como comparação, em 2019, antes da pandemia, o faturamento com tíquetes foi de R$ 2,1 milhões — o melhor resultado até então. Os números são bons também em patrocínios. Em 2021, quando as empresas deixaram de promover eventos públicos, a captação de recursos superou R$ 6,6 milhões, quase o dobro do balanço de 2019. Já no ano passado, com economia totalmente reaberta, os patrocínios recuaram para R$ 3,4 milhões — mesmo assim, o segundo melhor resultado dos 20 anos de existência do MON. Segundo a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, muitas empresas que decidiram apoiar o MON na pandemia não saíram mais. É caso de companhias como o laboratório EMS, a Moinhos Anaconda, a Volvo e a Vivo, entre outras. “Houve uma virada nos últimos anos. Antes, mais de 60% dos recursos vinham de empresas públicas, como Copel e Sanepar. O restante, do setor privado. Agora, essa proporção se inverteu”, disse. Para 2023, os números devem repetir os de 2022, já que o museu está aumentando o número de exposições. Em cinco anos, segundo Juliana, quintuplicou. “Com a retomada da lei de incentivos, a Lei Rouanet, o apoio das empresas e a volta do público, teremos mais um ano excelente.”
Comércio digital em alta
A americana Salesforce, líder mundial em CRM, divulgou com exclusividade à MOEDA FORTE os dados do levantamento Shopping Index 2023, que aponta crescimento de 7% do comércio digital no 1º trimestre do ano na América Latina. O resultado ficou acima dos 3% registrados no último trimestre de 2022, e não acompanhou o índice global, que registrou queda de 2%. O estudo aponta que o varejo americano seguiu estável e impediu a melhora do desempenho global. Apesar do crescimento do comércio digital, o tíquete médio caiu na região, com decréscimo de US$ 0,13.
Sorria, seu dentista virou robô
A SorrIA, plano recém-lançado pela Unimed Odonto, operadora de planos odontológicos da Seguros Unimed, vai usar inteligência artificial para realizar consultas on-line. O plano utiliza dados de texto coletados pela Tina, consultora virtual de saúde bucal criada pela empresa de tecnologia Infinitti em parceria com a Unesp e a Fapesp. Assim, o robô elabora orientações personalizadas, como mostrar quando é a hora de realizar um exame de rotina,
uma consulta preventiva ou um tratamento específico.
Mais segurança no exterior
O receio dos investidores com os rumos da economia brasileira neste ano tem causado um êxodo de recursos para o exterior. O maior escritório credenciado da XP na região Sul, a Allez Invest, com quase R$ 1 bilhão sob custódia, calcula que a fatia dos investimentos alocados em ativos fora do Brasil saltou de 5% para 20% desde a vitória de Lula nas eleições de outubro. “Os investidores estão cautelosos, procurando não só mais segurança dolarizando parte de seus investimentos, mas buscando bons ativos no exterior”, afirmou Renan Hamilko, CEO da Allez Invest.
Inovação anti-ineficiência, não contra empregos
O avanço da inteligência irtificial e de ferramentas como o ChatGPT poderá ser positivo para as empresas, segundo o diretor geral da consultoria GfK na América Latina, Felipe Mendes. Ele avalia que os empresários não devem adotar essas inovações apenas para o caminho fácil da redução de custo e de empregos. “Pense em como usar o GPT para gerar novas ideias de negócio, nas quais você precisará ter pessoas para operar”, afirmou. “Precisamos de gente com emprego, que possa comprar nossos produtos e serviços! Você, empreendedor ou gestor de e-commerce, está num lugar privilegiado para isso.”
Mais de Meio bilhão no turismo do Nordeste
O Grupo Tauá, rede de hotéis e resorts com operações em Minas Gerais, Goiás e São Paulo, vai investir mais de R$ 500 milhões com recursos próprios para construir seu mais novo e maior empreendimento: o Tauá Resort João Pessoa. Será o primeiro parque aquático indoor da região. O novo resort — o primeiro da rede no litoral — será no Polo Turístico de Cabo Branco, na capital da Paraíba. A empresa adquiriu um terreno de 300 mil metros quadrados, à beira mar, dentro da área urbana, próximo a diversos pontos turísticos em uma área de Mata Atlântica. Daniel Chequer, herdeiro e presidente do grupo, prevê a inauguração do complexo para o réveillon de 2026. A rede hoteleira encerrou 2022 com R$ 425 milhões de faturamento e projeta R$ 550 milhões para este ano. A previsão é que o novo resort inaugure faturando em torno de R$ 250 milhões e chegue a representaºr um quarto do faturamento da empresa.
“Agora está tudo em ordem. As diretrizes já estão bem definidas. Nós vamos aprovar, o Brasil precisa muito da reforma, mais do que se imagina.”
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, sobre a proposta de Reforma Tributária que o governo vai entregar ao Congresso
O mar está para iates
Se existe alguma crise na economia, ela definitivamente não está no setor náutico. O Grupo Okean, que fabrica no País embarcações de luxo da italiana Ferretti Yachts, deve fechar o ano com faturamento de R$ 400 milhões. O número é 170% acima de 2022, quando registrou R$ 150 milhões. A projeção de crescimento também está relacionada com a ampliação do estaleiro para 11 mil m², ao investimento para aquisição do maior travel lift da América Latina, um guindaste capaz de movimentar barcos de até 220 toneladas, além da fabricação em série no segundo semestre da Ferretti Yachts 1000 no Brasil — avaliado a partir de R$ 60 milhões.