Estilo

Talento para inovar o vinho brasileiro

À frente de seis vinícolas gaúchas, jovens enólogos unem esforços para ganhar visibilidade e conquistar mercado

Crédito: Divulgação

Em pé, a partir da esq.: Lucas Foppa (Tenuta Foppa & Ambrosi), Guilherme Caio (Garbo) e Bruna Cristofoli (Cristofoli). Sentados: Vagner Marchi (Monte Sant'Anna), Natália Taffarel (Cave Antiga) e Alan Larroza (Iribarrem) (Crédito: Divulgação)

Eles são apaixonados pelos vinhos que fazem e pelos que ainda pretendem fazer. Alguns descendem de famílias de produtores, outros entraram no negócio por conta própria e com a disposição de levar a bebida a novos limites. Estudaram dentro e fora do Brasil, trabalharam em regiões vitivinícolas da Europa e dos Estados Unidos e buscaram inspiração tanto para o que engarrafam quanto para o modelo de negócio que vêm implementando.

Juntos, esses jovens enólogos e produtores do Rio Grande do Sul criaram o projeto Novos Talentos do Vinho Brasileiro, cujo propósito é somar esforços para dar visibilidade nacional às vinícolas em que atuam. De Bento Gonçalves vêm a Bodega Iribarrem, a Cristofoli Vinhos de Família e a Garbo Enologia Criativa. De Garibaldi, a Tenuta Foppa & Ambrosi. De Farroupilha, a Cave Antiga, e de São Marcos, a Monte Sant’Anna. Somadas, possuem um portfólio de quase 100 rótulos, entre espumantes, brancos, rosés e tintos de variados estilos e propostas. Todos muito bons.

A estratégia de divulgação é simples. Viajam juntos, com seus vinhos na bagagem, para apresentá-los a jornalistas, influenciadores e profissionais do setor. Além das degustações harmonizadas em restaurantes, promovem rodadas de negócios junto distribuidores e clientes potenciais, além de buscar espaço para participação conjunta em feiras e eventos selecionados. “Nosso posicionamento é ir além da comprovação na taça do avanço qualitativo que o vinho brasileiro vem apresentando”, disse Lucas Foppa, um dos mais ativos do grupo. “Nós oferecemos soluções objetivas e financeiras para os clientes por atuarmos em conjunto no campo comercial”, afirmou.

Para Bruna Cristofoli, que tem se destacado como uma liderança de sua geração, tornar as marcas conhecidas e valorizadas é apenas parte da missão do projeto, que pretende deixar um legado para o mercado de vinhos brasileiros. “Juntamos nossos CNPJs para ganhar uma escala que nenhum de nós teria sozinho”, disse. Isso poderá dar frutos para cada um e para todos — inclusive para quem bebe.