Bike no estilo: Peugeot Cycles lança modelos elétricos

Crédito: Divulgação

Peugeot Cycles: design contemporâneo e cuidado com o planeta (Crédito: Divulgação)

Por Edson Rossi

No ano passado, uma a cada quatro bicicletas vendidas na Europa foi elétrica. Um recorde de 5,5 milhões de unidades apenas desse segmento, alta de 8,6% sobre o ano anterior. Nessa onda é que a Peugeot Cycles acaba de lançar três modelos – um destinado ao mercado B2C e dois (com espaços para cargas) focados no mercado B2B. Os preços ainda não foram divulgados. As três criações são integradas a smartphones e os usuários podem definir uma infinidade de configurações personalizadas que vão desde localização em tempo real até previsão do tempo.

HOLANDA AVANÇA NO MERCADO DE COMIDA ARTIFICIAL

Na quarta-feira (5), o governo holandês anunciou que irá permitir a degustação por pessoas de alimentos de laboratório, como a carne artificial. Será o primeiro país europeu a fazê-lo. A autorização é decisiva para o ganho em escala dessa indústria por acelerar os processos que levem a sabores, cheiros e texturas mais próximos aos das proteínas de origem animal. O mercado de comida de laboratório é uma das peças na equação para uma agricultura mais sustentável.

STARTUP DE FUNDADOR DO SPOTIFY ARRECADA 60 MILHÕES DE EUROS

Criada há cinco anos por Hjalmar Nilsonne e Daniel Ek (cofundador do Spotify), a sueca Neko Health acaba de receber investimentos de 60 milhões de euros numa rodada liderada pela Lakestar, com apoios de Atomico e General Catalyst. O dinheiro servirá para expandir a atuação da healtech além das fronteiras da Suécia. A empresa trabalha com escaneamento corporal em 3D alimentado por inteligência artificial. “A gente se dedica a construir um sistema de saúde que se concentre na prevenção de doenças, com o objetivo de atender não apenas a nossa geração, mas também as que virão”, afirmou Ek em comunicado.

“Uma das coisas que aprendi é ser receptivo ao feedback.”
Ben Silbermann, cofundador do Pinterest

EUROPA LIDEA NOS UNICÓRNIOS

Levantamento das empresas de venture capital Creandum e Dealroom mostra que o apetite europeu por inovação tem superado o dos americanos. Desde 2014, o número de unicórnios (startups que ultrapassam valuation de US$ 1 bilhão) cresceu 88% na Europa contra 56% nos Estados Unidos. São 514 unicórnios, espalhados por 65 cidades de 25 países. Além disso, os investimentos em empresas inovadoras quadruplicaram no continente em 20 anos, e agora representam um terço de
todos os aportes globais.

REDE SOCIAL: THREADS É GOLAÇO DA META

Threads: risco de contenda judicial (Crédito:Divulgação)

Um segundo de hesitação e… Alguém te ultrapassa. Assim deve ser lida a chegada do Threads, que se resume a um novo Twitter ­— ou, como prefere Elon Musk, uma imitação descarada de sua plataforma de microtextos. A Meta Platforms, de Mark Zuckerberg, é a dona da novidade.E o criador do Facebook não é exatamente a pessoa mais preocupada do planeta em respeitar a criatividade e a inovação alheias. (Vamos citar o Stories, para ficar em apenas um exemplo). O barulho em torno da novidade foi multiplicado pelas recentes lambanças do Twitter, que muda suas regras de acordo com o humor matinal de seu dono.Foi nessas que o Threads chegou e atropelou: lançado na quarta-feira (5), em cinco dias corridos (10 de julho), já tinha 100 milhões de usuários. Tal sucesso deve trazer retaliações.

O Semafor, site noticioso fundado no fim do ano passado, publicou na quinta-feira (6) uma carta creditada a Alex Spiro dirigida a Zuckerberg. Spiro é advogado de Musk e de sua rede social. Ele afirma que a Meta usou segredos de propriedade intelectual do Twitter para fazer o Threads e conseguiu isso contratando dezenas de ex-funcionários da empresa de Musk. Cheiro de batalha judicial a caminho.