Nestlé entra na guerra contra a fome

Crédito: Divulgação

Barbara Sapunar, diretora-executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil (Crédito: Divulgação)

Por Hugo Cilo

Maior produtora de alimentos do mundo, a suíça Nestlé quer desperdiçar menos, em vez de apenas produzir mais. A companhia, com faturamento de US$ 110 bilhões no ano passado, pretende liderar a partir do Brasil um movimento global de melhoria dos índices de aproveitamento de comida para benefício social e ambiental.

A empresa encomendou um estudo inédito para a MindMiners, chamado de “O alimento que jogamos fora — causas, consequências e soluções para uma prática insustentável”, que constatou que a fome é a principal preocupação dos brasileiros (63% dos respondentes), seguida da violência (49%) e da preservação do meio ambiente (42%).

Para diretora-executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil, Barbara Sapunar, o desperdício de alimentos é um dos fatores que tem contribuído para o agravamento dos problemas sociais e ambientais. “Na Nestlé, temos o compromisso global de reduzir 50% das emissões de CO2 até 2030. Ao diminuir o desperdício de alimentos conseguimos economizar recursos e energia, além de minimizar as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção”, afirmou. “Isso também tem o poder de impactar positivamente no âmbito social, promovendo a segurança alimentar”, disse.

A pesquisa entrevistou mais de 2,5 mil pessoas em todo o País, ouvindo pessoas de diferentes faixas etárias, gêneros, regiões e classes sociais.

Inteligência artificial na geração de leads

A startup brasileira Speedio, especializada em geração de leads (potenciais clientes), recebeu aporte de
R$ 3,6 milhões em rodada liderada pela TM3 Capital, do investidor Marcel Malczewski (ex-Bematech), para acelerar a utilização de Inteligência Artificial (IA) em suas operações. A plataforma trabalha com uma base de dados de mais de 40 milhões de empresas brasileiras. Segundo o CEO e fundador da Speedio, Diogo Públio (foto), a empresa aposta nesta tecnologia para fazer frente a gigantes do segmento.

“A Petrobras não pode ser tratada com um estacionamento, lugar de pouco Investimento.”
Sergio Caetano Leite, diretor financeiro e de relacionamento com investidores da petrobras

No amor e nos negócios

O recente leilão para o trecho Norte do Rodoanel, em São Paulo, trouxe uma surpresa inusitada ao reunir no mesmo time dois gigantes que já haviam se entrelaçado no sentimento: a XP e a CLD Construtora. Ambas formaram o consórcio SP Flow, que saiu derrotado da disputa após apresentar uma proposta com 60,03% de deságio do valor proposto pelo Governo do Estado para administrar a rodovia por 31 anos. Thiago Maffra, CEO da XP, é casado com a filha de Jorge Marques Moura, um dos principais sócios da CLD Construtora. A empresa é a antiga Consladel, investigada por escândalos de corrupção. O sogro do CEO da XP chegou a ter os bens bloqueados pela Justiça do Amazonas em 2015, acusado de participar do desvio de quase R$ 100 milhões da Prefeitura de Manaus.

O golpe do Pix

Uma pesquisa inédita da NordVPN, especialista em cibersegurança, mostra que 71% dos brasileiros tiveram que enfrentar pelo menos uma tentativa de crime virtual em 2022, dos quais 37% sofreram mais de uma ameaça. Para 75% dos entrevistados, fraudes financeiras que usam pagamentos bancários via Pix foram os incidentes mais graves. Daniel Markuson, especialista em segurança digital da NordVPN, estima que 15% dos brasileiros foram pessoalmente afetados por fraudes financeiras usando pagamentos através do Pix ano passado. Além disso, a mesma quantidade de pessoas foi vítima de lojas falsas na internet e tiveram suas informações de cartão de banco roubadas.

Mulheres estão mais deprimidas

Um estudo da healthtech 3778 mostra que o ambiente de trabalho tem prejudicado a saúde mental e física das mulheres

16 mil
mulheres foram ouvidas

30% delas
foram diagnosticadas ou fazem tratamento para depressão e ansiedade

9,3%
é o índice médio da população global, segundo a OMS

34% das mulheres
que responderam a pesquisa estão com sobrepeso

23%
estão obesas

Uma jogada de R$ 660 mil

Claudio Gatti

O Torneio de Golfe beneficente Invitational Golf Cup Instituto Ronald McDonald, realizado na Fazenda da Grama, no interior de São Paulo, arrecadou mais de R$ 660 mil que serão investidos na luta contra o câncer infantojuvenil no Brasil. O evento, considerado um dos maiores torneios de golfe beneficentes da América Latina, reuniu cerca de 160 convidados, entre empresários, praticantes do esporte e parceiros da causa em uma verdadeira corrente do bem. “Eu sempre me emociono por fazer parte do Instituto e dessa corrente do bem. É uma honra promover esse encontro com tantos parceiros que se preocupam com o futuro das nossas crianças e jovens”, disse Bianca Provedel, presidente do instituto dedicado ao apoio às crianças com câncer.

 

Rimini com foco na economia

A Rimini Street, gigante global de software empresarial, desenvolveu duas ferramentas on-line e gratuitas para licenciados Oracle e SAP em minutos a descobrir e identificar significativas economias potenciais em seus investimentos em ERP já existentes: Calculadora de Economia Oracle por Rimini Street e Rimini Street Savings Calculator for SAP. Segundo o CEO Seth Ravin (foto), os clientes que escolheram a Rimini Street economizaram mais de US$ 7 bilhões até hoje.