Revista

“Sabesp privatizada será grande player global”

Crédito: Ronaldo Silva

Tarcísio: sonhando alto (Crédito: Ronaldo Silva)

Por Edson Rossi

Na terça-feira (18), o carioca que destronou o tucanato em São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que a possível privatização da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) tornará a empresa um “grande player global”.
Para o político do Republicanos — que aparece como principal nome da direita para as eleições presidenciais de 2026 (ou alguém colocaria dinheiro apostando no talento e potencial de Michelle B?) —, o movimento de desestatização pode estender a atuação da empresa paulista a outras regiões do País e pelo exterior, em especial nas Américas. “A Sabesp tem porte para isso”, afirmou.

IA RACING
Apple GPT: nada original e… Tudo bem

Alguém tinha dúvida de que a Apple entraria pesado e correndo na corrida global por soluções de inteligência artificial (IA)? Nem Steve Jobs… Pois a empresa está desenvolvendo um projeto com a tecnologia que internamente vem sendo chamado pelo nada criativo nome de Apple GPT, numa explícita referência ao ChatGPT, da OpenAI (Microsoft). Ninguém sabe do que detalhadamente se trata ou quando irá sair (provavelmente no ano que vem), porque oficialmente a empresa nada diz.

US$ 5 milhões
Dinheiro que a OpenAI — empresa por trás do furacão de inteligência artificial ChatGPT — afirmou que destinará a veículos jornalísticos regionais nos EUA.

35 minutos
Tempo que a Microsoft, principal player por trás da OpenAI, leva para conseguir um lucro líquido (l-u-c-r-o-l-í-q-u-i-d-o) dos mesmos US$ 5 milhões.

PREÇOS
Inflação europeia cai. Sabe por quê? Pelos juros

Podem espernear, mas enquanto não surgir outra teoria econômica factível (e não ficcional), a melhor arma contra preços em alta é juros em alta. A mais recente prova vem da Europa. Os preços anuais em junho subiram 5,5% — menos que as altas em 12 meses de maio (+6,1%) e abril (+7,0%). O indicador do mês passado para a Zona do Euro é o menor desde o começo do ano passado. Embora tenha havido queda em junho, os especialistas projetavam índice levemente inferior (de 5,4%). Esse pequeno detalhe pode fazer o Banco Central Europeu (BCE) manter a política de elevação da taxa de juros. A reunião para isso ocorrerá no fim deste mês. A meta de inflação está em distantes 2%.

RANKING
Previdência no Brasil: um lixo

Para total surpresa de absolutamente ninguém, um ranking mostra que o Brasil está no fim da fila quando o tema é previdência social. Mesmo depois da reforma feita em 2019. O mapeamento é feito pelo Grupo Allianz com indicadores de 75 países. Ocupamos o posto de número 65. A situação tende a piorar com o envelhecimento populacional brasileiro indicado pelo Censo de 2022 e divulgado este mês. Pelo Allianz Pension Index (API), as métricas são construídas a partir de três pilares — condições demográficas e fiscais, sustentabilidade do sistema previdenciário e sua adequação. A pontuação vai de 1 (muito bom) a 7 (muito ruim). Tiramos nota 4,3. Mais perto do extremo péssimo do que da ponta da excelência, posto ocupado pela Dinamarca. Ah, o ranking não fez distinção para a casta privilegiada do topo de nosso funcionalismo público — federal e jurídico, em especial.

4,95%
IPCA previsto pelo mercado segundo o Relatório Focus (do BC) divulgado segunda-feira (17). É a primeira semana de manutenção do índice depois de oito semanas seguidas de queda. O indicador está acima do teto (4,75%) da meta (3,25%).

ROMA
Família de bem ataca Alexandre de Moraes

Ton Molina

Não basta passar dos limites, da lei e da vergonha em âmbito interno. É preciso mostrar a faceta selvagem no exterior. Na sexta-feira (14), no aeroporto internacional de Roma, em Fiumicino, o ministro do STF Alexandre de Moraes foi difamado, caluniado e agredido verbalmente. Seu filho, que o acompanhava, teria sido atacado fisicamente com pelo menos um empurrão. “Bandido, comunista e comprado” foram gritados contra o ministro. No escolarizado Brasil, a palavra comunista é xingamento. Pois os acusados do ato bárbaro-ignorante — os paulistas Roberto Mantovani Filho, Andrea (mulher de Roberto) e Alex Zanatta Bignotto (genro do casal), que agora respondem a inquérito na Polícia Federal, nem devem suspeitar que o prefeito de Roma (Roberto Gualtieri) é do Partido Democrático, o mais robusto filhote do antigo Partido Comunista Italiano, que já foi o maior do Ocidente. Mantovani é metido com política (PL) e futebol (um inexpressivo time de sua cidade).
Na quarta-feira (19), ao tratar sobre o tema o presidente Lula foi preciso: “Um cidadão desse [Mantovani] é um animal selvagem”. Punto e basta.

PESQUISA
Eleições 2024: Boulos vence em São Paulo

Com seus 12 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo só não é maior que quatro estados brasileiros (o estado de São Paulo, evidentemente, mais Minas, Rio e Bahia). Por esse motivo a eleição municipal é um bom barômetro do que pode vir do pleito que acontecerá daqui 15 meses em todo o País. Pesquisa da Gerp, feita por telefone com 800 eleitores e voto estimulado (margem de erro de 3,5 pontos), mostra que Guilherme Boulos-PSOL lidera com 26% das intenções de voto, seguido por Eduardo Bolsonaro-PL (18%). Depois vêm o atual prefeito, Ricardo Nunes-MDB (6%), e Tabata Amaral-PSB (5%). A rejeição a Bolsonaro é de 48%. A de Boulos, 31%. Um recado à direita, apesar de a capital ter voto um pouco mais à esquerda que o total do estado — em 2022, nas eleições para presidente os paulistas deram 55% dos votos a Bolsonaro, mas a capital deu 53% a Lula. Boulos vence ou empata em todas as regiões da cidade, em todas as faixas etárias e em todas as faixas salariais de renda mensal familiar, exceto na restrita galera de 20 salários mínimos para cima.