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Crescimento Pravaler

Maior plataforma de financiamento estudantil do País comemora captação recorde e amplia portfólio de produtos e serviços, como intercâmbio e atendimento ao ensino médio

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Para Carlos Furlan, CEO do Pravaler, as pessoas estão dispostas a pagar mais por uma escola melhor e o financiamento ajuda nessa trajetória (Crédito: Divulgação)

Por Lara Sant’Anna

Ainda que a passos vagarosos, o percentual de brasileiros no ensino superior tem crescido. Segundo dados do último censo da educação superior do Ministério da Educação (MEC), entre 2011 e 2021 houve um aumento de 32,8% na taxa de matrículas no País. Eram 8,9 milhões de estudantes registrados em 2021, sendo que 77% deles estavam em instituições privadas. Parte significativa desses estudantes, 38,1%, faziam o curso com auxílio de algum tipo de financiamento estudantil ou bolsa.

A modalidade ganhou fôlego com o Prouni e com o Fies, que desde a redução, a partir de 2015, abriu espaço para que iniciativas privadas ganhassem mercado, representando 75% do financiamento e bolsa concedidos em 2021. Um dos atores de destaque desse segmento é o Pravaler, que em mais de 20 anos de atuação já beneficiou 300 mil pessoas com seus produtos.

A principal atuação da empresa é o financiamento de ensino superior privado presencial, mas para crescer a operação e o número de clientes tem buscado novas frentes de atuação, com financiamento do ensino médio, intercâmbio e entrada em segmentos não financeiros após aquisição da startup Workalove em 2022.

A atuação em novos segmentos está em fase piloto. No ensino básico, o Pravaler entrou este ano e em intercâmbio no final de 2019, mas a pandemia fez o projeto decolar só mais tarde.

Segundo o CEO do Pravaler, Carlos Furlan, “a gente tem essa tese de que as pessoas estão dispostas a pagar mais por uma aula melhor, por uma escola melhor e muitas vezes não tem dinheiro, portanto o financiamento pode apoiar”.

Neste primeiro momento, segundo Furlan, a receptividade das escolas para o produto tem sido positiva, já dos alunos é preciso esperar a conclusão do ciclo e início do período massivo de matrículas no começo do ano letivo. “A beleza é as pessoas pagarem de volta e isso leva tempo”, disse Furlan. “A gente tem que esperar passar por esse ciclo, seja no ensino médio ou do próprio intercâmbio para a gente ter uma resposta sobre o sucesso”.

O Pravaler espera aumentar entre 50% e 60% o número de novos beneficiários neste ano, comparado ao ano passado (Crédito:Divulgação)

Parte da atuação do Pravaler é por meio da captação de fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC). Apenas no primeiro semestre de 2022, foram R$ 500 milhões captados, um valor recorde.

Ao longo dos mais de 20 anos, a empresa repassou mais de R$ 8 bilhões para o setor de educação. O crescimento na captação acompanha o crescimento no número de alunos atendidos.

Este ano, o Pravaler espera aumentar entre 50% e 60% o número de novos beneficiários, comparado a 2022. Um salto de três vezes na comparação com 2021, quando a pandemia dificultou o mercado de educação presencial. No primeiro semestre de 2023, cerca de 600 mil pessoas procuraram a empresa para saber detalhes e realizar o financiamento.

600 mil pessoas procuraram a Pravaler no primeiro semestre para saber detalhes sobre as formas de financiamento

Na visão do CEO, três fatores explicam esse aumento de interesse no financiamento:
* os benefícios que as instituições de ensino adquirem, como menor taxa de desistência no curso e possibilidade de aumentar o ticket médio, uma vez que para conquistar novos alunos não será necessário oferecer grandes descontos ou bolsas;
* a busca pela educação de qualidade em um cenário econômico desafiador;
* e o próprio posicionamento da empresa.

“A combinação dessas coisas é que tem feito crescer a procura pelo financiamento e pelo Pravaler”, disse Furlan.

Para aproveitar parte das pessoas interessadas no crédito e ajudar na captação de alunos, o Pravaler criou um marketplace de bolsas e descontos das universidades. Por meio dele, as instituições de ensino disponibilizam suas condições e o Pravaler apresenta aos possíveis alunos, que escolhem a melhor opção.

“Esse marketplace complementa essa oferta na medida em que a gente consegue oferecer bolsas e descontos para alunos e alunas que não foram aprovados no financiamento”, disse Furlan. Esse produto integra o leque de diversificação que a empresa tem buscado.

Nesse novo portfólio entram também os serviços da Workalove. A aquisição da startup ainda está em fase de aprovação, mas uma vez confirmada irá fortalecer a atuação do Pravaler ao permitir a atuação em uma área não financeira com o uso de dados para ajudar na empregabilidade dos alunos.