Estilo

Litoral do RJ: alta gastronomia com ou sem hospedagem

Comer bem é uma das gratas surpresas para quem visita Búzios — e as experiências podem incluir até pratos elaborados com caviar beluga e ossetra

Crédito: Renan Blaute

O chef-executivo Marcos Sodré (abaixo) comanda a cozinha do restaurante que funciona dentro do exclusivo hotel A Concept. O bar e a adega completam a experiência gastronômica aberta a visitantes (Crédito: Renan Blaute)

Por Celso Masson

Ter acesso a um restaurante como o aGaleria a apenas poucos passos da suíte em que se está hospedado é uma das vantagens de escolher o Insólito Boutique Hotel & Spa. Mas as experiências proporcionadas pelo chef Marcelo Milani em seus menus baseados nas obras de grandes artistas não encerram a imensa oferta de prazeres à mesa de Búzios. A proposta de Milani é oferecer uma gastronomia que faz referências às cores, formas e obras de artistas como Tarsila do Amaral, Salvador Dali, Claude Monet, Katsushika Hokusai e Sandro Botticelli. Para homenagear cada um deles, o chef criou duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas. Segundo Milani, o compromisso dele e de sua bem treinada equipe é não poupar esforços para que os clientes tenham experiências memoráveis. “Selecionamos produtos nobres e frescos para proporcionar a melhor qualidade”, afirmou.

Para homenagear o japonês Katsushika Hokusai (1760-1849), artista que tinha o mar muito presente em suas obras, Milani se vale de técnicas da cozinha oriental mas adiciona bastante personalidade à execução.

O Tuna Tataki (atum selado com acelga glaceada em tangerina, saladinha de pupunha cítrica e molho de missô) é uma das opções de prato principal do menu. Inspirado pelas pinceladas impressionistas do francês Claude Monet, Milani vai do hommus de beterraba ao magret de canard com texturas de abóbora, purê de castanhas e especiarias.

O DNA brasileiro está presente nos pratos que fazem referência a Tarsila do Amaral, entre eles o Abaporu (peixe do dia marinado em uma mistura de cítricos, pimenta de cheiro e leite de coco, mexerica, coentro e chips de macaxeira).

Antes de chegar ao Insólito, Milani trabalhou na França e esteve à frente do restaurante Piccolo, em São Paulo, pelo qual conquistou o prêmio Bib Gourmand do Guia Michelin. Além de cozinhar divinamente, esse paulista de Santo André é a simpatia em pessoa.

Renan Blaute

Em casa

Construído em um anexo do hotel A Concept, que possui apenas 13 suítes no que já foi uma residência particular, o restaurante Ban Thai transporta hóspedes e passantes aos aromas, sabores e texturas da Tailândia — inclusive por sua trilha sonora delicada.

Sob o comando do chef-executivo Marcos Sodré, de 60 anos, engenheiro que entrou para a cozinha como autoditada, o restaurante cujo nome significa casa tailandesa adapta a culinária asiática para o Brasil em pratos incrivelmente delicados.

O primeiro restaurante de Sodré foi inaugurado em 1997, na casa de praia da família, justamente em Búzios. Depois vieram outros endereços no Rio de Janeiro.

Até que o chef voltou para a cidade consagrada por Brigite Bardot e passou a comandar todas as refeições servidas no exclusivo A Concept — desde o café da manhã, que também aberto a visitantes. Em seu menu não faltam peixes frescos e frutos do mar, mas há espaço para pato e carnes nobres, incluindo dry aged e wagyu. O belíssimo bar e a adega climatizada garantem as bebidas para acompanhar cada pedido.

Se os restaurantes dos hotéis Insólito e A Concept surpreendem pela excelência da comida e do serviço, é num chalé à beira-mar, na Praia Brava, que a experiência supera qualquer expectativa.

No Rocka, o cardápio que o chef-proprietário Gustavo Rinkevich renova a cada estação é apresentado aos clientes em uma lousa, enquanto o garçom vai de mesa em mesa com uma lagosta na bandeja.

Quem quiser caviar pode escolher entre duas variedades: beluga e ossetra. Há drinques como o chope molecular (infusão de vodka com manga, tangerina, maracujá, xarope de cardamomo e espuma de pimenta) e snacks saborosos como a ostra em caldo de moqueca. Mas guarde espaço para a sobremesa. O parfait de chocolate belga 70% com sorvete bianco de café, esponja de capuccina e granola de laranja é inesquecível.