As oportunidades da Ilha do Silício
Por Hugo Cilo
Até o fim de agosto, a capital de Santa Catarina será a Disneylândia dos profissionais de tecnologia. A terceira edição do Floripa Conecta, maior evento de economia criativa da América Latina, tem levado para a capital catarinense eventos que vão dos games à gastronomia para consolidar a cidade como a Ilha do Silício brasileira, segundo Thaynan Mariano, sócio e diretor-executivo do Floripa Conecta. “Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo que Florianópolis tem as melhores oportunidades de negócios, infraestrutura, ambiente de negócios e networking para quem pretende empreender na área de tecnologia e inovação”, afirmou. A expectativa é que ao menos 100 mil pessoas passem pelos eventos deste ano, em uma agenda diversa que vai do Maior Evento de Videogames, Campeonato de Cerveja, Maratona com 25 km à Maior Orquestra de Baterias. Alguns números mostram que Florianópolis, e Santa Catarina, tem se destacado no mundo tech. Segundo o Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) há 22.125 empresas de tecnologia no estado, com R$ 23,8 bilhões de faturamento anual e 76,7 mil funcionários. Entre as capitais, Florianópolis ocupa o primeiro lugar em densidade, com taxa de 7,4 empresas de tecnologia por 1 mil habitantes, seguida de São Paulo (7,0). Entre 2015 e 2021, o número de empresas registrou crescimento de 663%.
Crescimento no setor de azeites premium
A indústria de azeites extravirgem com o selo verde-amarelo está em franco crescimento. Atualmente, são mais de 200 empresas produtoras, a maior parte delas localizadas no Sul e Sudeste. Uma das marcas que vem despontando no mercado é a jovem Verde Louro, produzida no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Canguçu. Neste ano, em uma área plantada de 250 hectares, a empresa já produziu 30 mil litros de azeite extravirgem nas variedades Arbequina, Arbosana, Coratina, Frantoio, Koroneiki e Blend. O resultado é 40% maior do que o registrado de 2022, segundo a diretora Mita Fuhrmann. E para acelerar o crescimento, a empresa vai investir na produção de uma linha especial com baixa acidez, para bebês e crianças a partir de 6 meses de idade. “Se o azeite de oliva extravirgem deve ser consumido por todos, nada mais justo do que incentivar desde cedo”, disse.
Herbarium aposta na cannabis
Maior laboratório farmacêutico especializado em fitoterápicos do País, a Herbarium acaba de lançar seu primeiro produto à base de cannabis no mercado brasileiro: o Extrato de Cannabis sativa Herbarium 43mg/mL. O produto é indicado para tratamento de ansiedade, quadros dolorosos, inflamatórios e neurodegenerativos. O presidente da empresa, Marcelo Geraldi, diz que aposta na popularização do medicamento. “Acreditamos nessa categoria, que fará a diferença na vida de muitos”, disse. “Seguimos otimistas em oferecer novas alternativas naturais para os médicos brasileiros.”
Fintech supera R$ 1 bilhão
A fintech XLZ, especializada em soluções digitais para investimento, crédito e conciliação, acaba de superar a marca de R$ 1 bilhao em antecipações de recebíveis. Pela plataforma já transitam mais de R$ 20 bilhões por ano em notas fiscais. A startup possui mais de 3 mil compradores e fornecedores cadastrados. Para o CEO Valmir Fernandes, a antecipação tem ajudado fornecedores a resolverem problemas de capital de giro, com menores custos e impostos.
Educação continuada em saúde
Levantamento da JK Capital, butique de fusões e aquisições, aponta o potencial de crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação na área de saúde no Brasil. De acordo com a pesquisa, isso está correlacionado com o número de vagas de residência do País, que não tem aumentado, gerando maior demanda para as outras verticais de ensino na área da saúde. Em 2021, segundo dados do Inep, a área de saúde já representava quase 20% do total de matrículas de graduação, quase o dobro da média da OCDE, de 11%. Desde 2015, segundo Fabio Sanchez, sócio da JK Capital, há um crescimento acelerado dos ingressantes em saúde, que é três vezes maior do que o crescimento médio dos demais cursos de graduação no país. “Esse indicador aponta o potencial de crescimento da área de pós-graduação de saúde, uma vez que estudos mostram a correlação entre empregabilidade e melhores salários e educação continuada”, disse.
Mais inteligência contra as fraudes
A Horus Group, empresa especializada em avaliação de risco de fraude, acaba de lançar o Smart BPO, solução baseada em inteligência de dados para ajudar empresas do varejo a identificarem golpes reais e melhorarem a experiência do consumidor. Desta forma, elas conseguem aumentar também a eficiência no controle das transações financeiras. A análise feita pela Horus é capaz de identificar melhor o comportamento do falso positivo, ou seja, do bom pagador que acaba caindo na ‘malha fina’ no momento da compra. A pouca assertividade na identificação de casos ilícitos pode causar sérios prejuízos à reputação do negócio e ao relacionamento com os clientes. “Nossa solução foca na inteligência de dados para ajudar nossos clientes a retroalimentarem e melhorarem a eficiência de seus próprios sistemas de alerta”, disse Eduardo Daghum, CEO da Horus. A solução utiliza a inteligência de dados e BI (business intelligence) para definir um padrão de comportamento de alertas com melhor qualidade e diminuir o número de análises.