Estilo

Mais aconchego para conviver ao ar livre

Valorização de ambientes externos impulsiona grifes do segmento lifestyle outdoor, com móveis que combinam conforto, design e materiais de alta performance

Crédito: Divulgação

Conforto e estilo: a Eco Flame Garden virou referência no segmento do lifestyle outdoor (Crédito: Divulgação)

Por Celso Masson

As poltronas, pufes, tapetes e lareiras que dão vida às áreas externas de hotéis de luxo como Botanique, na Serra da Mantiqueira, ou da Pousada Villas Taturé, em São Miguel do Milagres (AL), têm algo em comum. Eles foram concebidos pela dupla Rubens Stuque e Mateus Ferrareto, fundadores da Eco Flame Garden, uma marca 100% brasileira que em menos de dois anos virou referência no segmento do lifestyle outdoor. Originária de Salto, no interior paulista, a empresa cresceu de forma exponencial ao projetar e construir peças de mobiliário para espaços ao ar livre.

Parte do sucesso da grife se deve ao aumento do interesse por casas de campo e de praia durante a pandemia. O mesmo movimento que levou ao uso desses imóveis como segunda moradia despertou o interesse por espaços externos de convivência mais sofisticados, com materiais confortáveis e design elegante — exatamente os pilares da Eco Flame Garden. Segundo Ferrareto, havia um gap desse nicho no mercado mobiliário.

“O outdoor era dominado por poucos players. Com a pandemia, que proporcionou um contato maior com a natureza, surgiu uma oportunidade de negócio que nós abraçamos”, disse. Para o sócio Stuque, o cliente que descobriu e se encantou com a marca não compra apenas um produto Eco Flame Garden. “Ele compra o conceito”, afirmou.

Sócios da Eco Flame Garden, Mateus Ferrareto (à esq.) e Rubens Stuque começaram criando móveis e objetos voltados para valorizar o aconchego em áreas externas e já expandiram negócio até para linhas corporativas (Crédito:Divulgação)
(Divulgação)

Até recentemente, as vendas da empresa se resumiam ao e-commerce da marca, impulsionado por vídeos nas redes sociais, e a uma loja aberta em 2021 no Catarina Outlet, em São Roque (SP), estrategicamente localizada no trajeto entre a capital paulista e a Fazenda Boa Vista, condomínio de altíssimo padrão onde está boa parte da clientela da Eco Flame Garden.

Recentemente, os sócios expandiram a atuação no varejo para uma loja conceito no SP Haus, um coletivo de oito marcas de itens para decoração que ocupa um edifício projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha na Avenida Cidade Jardim, em São Paulo.

Além de servir como showroom, o ambiente funciona para atender os especificadores ­— profissionais que assinam projetos de decoração. O endereço passou a abrigar eventos de arquitetura e decoração e vem ajudando a elevar ainda mais as vendas.

“Nosso foco é o phigital, o físico com o digital”, disse Ferrareto. “Temos mais de 190 mil contatos gerados pelas redes sociais”. Dos R$ 60 milhões de faturamento previstos para este ano, 85% são gerados por Instagram e WhatsApp.

Mais que apenas comprar, os clientes ajudam a direcionar os novos produtos da marca. “Temos um grupo mais próximo que nos ajuda a validar os lançamentos”, disse Stuque.

Foi assim com o tapete flutuante, feito com garrafas PET recicladas, que viralizou. Hoje, o portfólio vai de um forno de pizza a uma sauna externa, e inclui móveis corporativos. Todo o desenvolvimento é feito por uma equipe interna.

A mostra de Chicago apresentou a coleção Crosshatch Outdoor, da Geiger/MillerKnoll (Crédito:Divulgação)

Herman Miller

Embora se destaque como marca brasileira no segmento de lifestyle outdoor, a Eco Flame não está sozinha. A Geiger, parte do coletivo MillerKnoll, lançou recentemente a Crosshatch Outdoor Collection, sua primeira coleção de móveis para ambientes externos.

São poltronas, pufes e sofás que usam materiais como a madeira nobre teca e tecidos Sunbrella, de alto desempenho e normalmente usados para revestimento de estofados, toldos, coberturas e aplicações navais.

A coleção Crosshatch Outdoor foi apresentada no terraço do quarto andar do Fulton Market, em Chicago, durante o evento Design Days 2023 e transita suavemente por uma variedade de espaços ao ar livre, da piscina a um lounge na cobertura. No Brasil, a poltrona custa R$ 35 mil no site da Herman Miller.