Plataforma de ensino Duolingo usa humor e vira fenômeno de marketing
Com uso das redes sociais e marketing de oportunidade, Duolingo expande sua base de usuários e lança curso de matemática com a missão de se tornar uma plataforma de ensino geral
Por Lara Sant’Anna
“Quem será que teve essa ideia?”. Esse é o pensamento recorrente quando o vídeo de uma coruja verde de biquíni rosa dançando aparece no feed da rede social com uma música que diz: “Eu não nasci para trabalhar como CLT. Abri um OnlyFans e é foto que eu vou vender”. Para completar a sensação de desconexão com a realidade, saiba que essa coruja é a mascote de uma empresa, o Duolingo. A plataforma de ensino soube usar bem a linguagem das redes sociais para se promover.
Fugindo da narrativa empresarial padrão, que se leva muito a sério, a Duo, como foi apelidada, virou um case de comunicação com público nas redes. O perfil brasileiro no TikTok soma 3 milhões de seguidores. O perfil global, 7,4 milhões. E os vídeos que fazem graça do mundo corporativo, que usam bem referências da cultura pop e que aproveitam os assuntos do momento, tendo sempre a coruja como personagem principal, ultrapassam, e muito, esses números. A viralização tornou-se arma importante na estratégia do Duolingo para aumentar a base de usuários e expandir sua atuação para além dos idiomas.
O Brasil é o segundo maior mercado da plataforma, com 50 milhões de downloads no aplicativo. No mundo, a rede possui 74,1 milhões de usuários ativos mensais e 21,4 milhões de usuários ativos diários, além de 5,2 milhões de usuários pagos.
De acordo com Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil e que comanda a operação por aqui, a estratégia da empresa está em aumentar a base de usuários e a recorrência de uso. Como consequência, a plataforma terá mais pagantes da assinatura.
“Fora [do aplicativo] a gente não faz nenhuma ação direcionada [para aumentar o número de usuários pagos], porque a nossa estratégia é aumentar a base cada vez mais”, disse. “Então, se eu tenho 8% [de usuários pagos], quanto maior a minha base for, esses 8% serão mais representativos em números totais.”
Mesmo com uma participação ainda pequena, frente ao potencial, as inscrições são a maior fonte de receita do Duolingo. Dos US$ 126,8 milhões em faturamento no segundo trimestre de 2023, US$ 95,1 milhões vieram dos pagantes.
Mas enquanto as campanhas com humor do Duolingo levam pessoas a baixar o aplicativo, é preciso mais do que isso para mantê-las interessadas e engajadas nas atividades. Aí entra o trabalho de desenvolvimento e de tecnologia para criar lições personalizadas para cada perfil, considerando nível de conhecimento no idioma e formas de aprendizado.
O Duolingo possui uma equipe multidisciplinar de especialistas para criar atividades dentro da metodologia de ensino, que tem como base o aprendizado por repetição e gamificação.
Além disso, tem uma forte relação com a tecnologia. Uma das apostas recentes é a integração com o Chat GPT-4, que permitiu a criação do chamado Duolingo Max. Por enquanto, o produto está disponível apenas nos Estados Unidos, mas virá para o Brasil em breve.
O novo produto usa a inteligência artificial da Open IA para complementar funcionalidades, como o “explique minha resposta”, na qual a inteligência artificial fará a explicação do que estava errado e o “role play”, que possibilita conversar com o aplicativo.
Além disso, o GPT-4 está sendo usado para escalar a criação de conteúdos e lições.
Matemática
O Duolingo começou como uma plataforma de idiomas, mas não pretende ser apenas isso. Recentemente, foi lançado o curso de matemática, já disponível no Brasil, mas com a interface ainda em inglês.
Esse é mais um passo na missão de se tornar uma plataforma de ensino. No futuro, os planos ainda incluem lançar outros cursos e disciplinas.
“O Duolingo tem planos que a gente vai anunciar mais para frente, de outros cursos também, não só na área de idiomas, mas em outras áreas que possam ajudar as pessoas a terem esse acesso gratuito à educação e conseguirem oportunidades melhores”, disse Analigia.
Com mais tecnologia, novos cursos e humor, a coruja verde tem muito o que conquistar ainda. Como benefício, entra na conta a falta de restrições de idade para o consumo de seus produtos. Analigia afirma que crianças de 9 anos ou idosos de 95 utilizam a plataforma, seja para aprender um idioma do zero, manter o conhecimento ativo ou exercitar o cérebro.