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A sacada da Idea! Zarvos para vender imóveis de alto luxo

Com novo conceito no ramo de imóveis, incorporadora expõe em galeria nos Jardins projetos de empreendimentos, além de criar formato exclusivo de vendas

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Venda de imóveis de luxo: mais capilaridade, mais aprendizado (Crédito: Divulgação)

Por Angelo Verotti

Com quase 20 anos de atuação no mercado de alto luxo da construção civil paulista, a incorporadora Idea!Zarvos inovou a maneira de fazer negócio. A empresa fundada em 2004 por Otavio Zarvos inaugurou uma galeria nos Jardins, em São Paulo, onde potenciais clientes têm a oportunidade de contemplar exposições e, simultaneamente, visitar os estandes dos empreendimentos de alto padrão que compõem o seu portfólio. Além disso, criou uma parceria com quatro imobiliárias boutiques, especializadas no segmento, para comercializar os seus produtos, com Valor Geral de Vendas (VGV) de RS 1,3 bilhão e previsão de vendas de R$ 650 milhões este ano. “E tem um VGV de mais ou menos R$ 2,3 bilhões de imóveis comerciais que a gente produz e aluga”, afirmou o empresário. “Triplicamos nosso VGV desde 2019, impulsionados pelo crescimento dos negócios na pandemia.”

O projeto da galeria foi pensado, segundo Zarvos, para que o público possa experimentar uma imersão na história da incorporadora por meio de fotos e maquetes, além da forma original de apresentar os lançamentos.

No local também são realizadas palestras e debates sobre temas de arquitetura e cidade. “O nosso posicionamento de produto é nichado, com imóveis de arquitetura autoral”, disse ele. “Somos uma empresa que está construindo uma marca no segmento e, para isso, achamos importante ter uma comunicação institucional forte, para podermos carimbar os nossos prédios, ter uma sinergia na parte de visibilidade.”

Galeria Idea!Zarvos reúne projetos dos empreendimentos, além de ser palco de palestras e exposições nos Jardins (Crédito:Divulgação)

O investimento no espaço de 4 mil m² nos Jardins foi de R$ 12 milhões. Na opinião do fundador, a galeria unifica planejamento, transporte e materiais dos lançamentos, o que “garante maior produtividade em comparação à construção de um estande para cada empreendimento, além de custos menores com operação e atendimento”.

Os seis empreendimentos em destaque são:
* Tuca, com 70 unidades e VGV de R$ 83 milhões, em Perdizes;
* Iperó 111 (145 imóveis e R$ 189 milhões), na Vila Madalena;
* Damata (193 e R$ 500 milhões), no Itaim;
* Terra Céu (112 e R$ 202 milhões) e Oscar 2525 (181 e R$ 255 milhões), em Pinheiros;
* Melo Alves 121 (45 e R$ 120 milhões), nos Jardins.

“Existem apartamentos que custam até R$ 28 milhões”, disse Zarvos, ao destacar que os produtos serão os únicos lançados este ano. “E no ano que vem devem ocorrer três [lançamentos] residenciais.”

O volume de comerciais não está definido. A empresa diz ter R$ 3 bilhões de VGV em landbank para lançamentos nos próximos dois anos.

O portfólio da companhia na capital revela outros empreendimentos em negociação. São os casos, por exemplo, do Capote 210, com 46 unidades e VGV de R$ 341 milhões, no Jardim Paulista, e do Floresta, com 162 imóveis e R$ 124 milhões de VGV, no Vila Ipojuca.

No geral, os projetos de alto luxo da incorporadora têm preços entre R$ 21 mil e R$ 50 mil o metro quadrado e estão situados em bairros mais privilegiados da capital paulista, como Pinheiros, Jardins, Itaim e Vila Madalena. “Temos na empresa hoje três empreendimentos que estão numa faixa de R$ 12 mil a R$ 14 mil o m² porque são mais antigos e nos adequamos ao programa HMP [Habitação de Mercado Popular], uma faixa que oferece benefícios urbanísticos em troca de você vender para um público que ganha até dez salários mínimos.”

Sócio-fundador Otavio Zarvos afirma que o VGV triplicou desde 2019 (Crédito:Divulgação)

Boutique

Com o objetivo de fortalecer os negócios a Idea!Zarvos fechou uma parceria exclusiva com quatro imobiliárias especializadas no mercado de alto luxo paulista. A incorporadora identificou uma oportunidade de agregar parceiros com a mesma sinergia. Com isso, Agulha no Celeiro, Axpe, Graziella dos Imóveis e Jardins & Co. assumiram a gestão de vendas dos empreendimentos.

“Nos últimos três anos, nossa produção aumentou exponencialmente de forma que sentimos a necessidade de capilarizar as vendas e trazer parceiros competentes e com atuação engajada para ativar o relacionamento com os possíveis clientes”, afirmou o empresário.

“São imobiliárias pequenas, boutiques de São Paulo, que têm feito ótimo trabalho e achamos que é um aprendizado para ambos os lados.”

Segundo Zarvos, historicamente metade da produção da companhia é direcionada para venda como residencial e metade para aluguel como comercial. “Hoje em dia, estamos construindo uma parte do residencial para aluguel, então essa divisão cresceu”, afirmou.

“Disponibilizamos apartamentos que já vêm mobiliados. Trabalhamos com isso há mais ou menos dois anos e, agora, estamos produzindo uns 150 apartamentos para esse fim.”

A incorporadora tem 14 obras em andamento em São Paulo entre residenciais e comerciais e mostra que arte e construção andam lado a lado no mercado imobiliário paulista.