Madeira, horta e tecnologia no Paraíso

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Nova loja do McDonald's: na rota da sustentabilidade (Crédito: Divulgação)

Por Angelo Verotti

Depois de surpreender o mercado de São Paulo ao abrir, em 2020, uma unidade em um casarão na avenida Paulista com diversas inovações, como esteira para acompanhamento do sanduíche da cozinha ao balcão, além de espaços instagramáveis, a rede de fast-food McDonald’s inaugurou no último dia 30 um restaurante conceito na avenida Bernardino de Campos, no Paraíso, em São Paulo. Construído de madeira e materiais reciclados, o espaço é abastecido por energia renovável e inspirado na Receita do Futuro, plataforma de atuação socioambiental da companhia, e alia novas soluções e tecnologias, como uma faixa amarela sinalizada no piso que leva os clientes a 12 pontos do restaurante apresentando as iniciativas de impacto positivo com muita informação, por meio da interação com QR Codes. Os resíduos orgânicos são processados em uma composteira, gerando material que é utilizado para adubar a horta no local e que dará origem a temperos e ervas que serão doados. “A proposta dessa nova unidade é conectar nosso cliente a todas as ações que promovemos em nossa operação com o objetivo de cuidar do planeta e das pessoas”, disse Sérgio Eleutério, Diretor de Marketing do McDonald’s Brasil. A unidade funciona 24 horas.

2.458 ocorrências de crimes resultantes do preconceito de raça ou de cor foram registradas em 2022, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O montante é 67% maior que os 1.464 de 2021.

 

Parceria ABF – Juventudes Potentes: inclusão no mundo das franquias

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Com o objetivo de criar oportunidades de acesso ao mercado de franquias para jovens de comunidades vulneráveis e periféricas de São Paulo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fechou uma parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Juventudes Potentes. A ABF vai oferecer apoio técnico e expertise do setor para a ONG, além de utilizar seus canais para fomentar a causa da inclusão de jovens, servindo de elo entre quem procura e quem precisa de mão de obra. “A formação e a inclusão no mercado de trabalho são fundamentais para impulsionar as juventudes rumo ao sucesso”, afirmou Nayara Bazzoli, gerente do Juventudes Potentes. Já para Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABC, o acordo é uma oportunidade para compartilhar conhecimento e recursos.

A luta das negras por representatividade

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No Brasil, as mulheres negras enfrentam uma realidade dura: pouca representatividade nos espaços de poder e o duplo preconceito de gênero e de raça. “A maioria de nós vive com renda baixa, trabalho subestimado e outras adversidades, o que nos impede de focar na educação e ascensão que merecemos”, afirmou Susana Arcanjo, gerente comercial sênior da S&P Global, companhia americana especializada em informações e análises financeiras. Segundo ela, as negras correspondem a 28% da população, têm um desafio pelo caminho, mas que se for enfrentado por todos com comprometimento intencional, apoio socioeconômico, psicológico e oportunidades de trabalho, poderia causar um impacto positivo na economia brasileira.

“A jornada é árdua, mas cada passo que damos é uma vitória pessoal e coletiva”, disse Susana.