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Privalia além das liquidações: conheça o plano de expansão da plataforma

Vitrine digital multimarcas completa 15 anos com novidades: oferece promoções de lançamentos e abre seu ecossistema para publicidade

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Fabio Bonfá (esq.) e Fernando Boscolo afirmam que a empresa passou a entregar uma operação mais interessante para as marcas de moda, ao ajudar em todos os ciclos de vida do produto (Crédito: Divulgação)

Por Beto Silva

Liquidações de ponta de estoque sempre estiveram no centro dos negócios da Privalia, uma das principais plataformas digitais multimarcas do Brasil. O modelo é muito focado no relacionamento com as mais de 600 marcas que expõe seus produtos na vitrine virtual da companhia. E são elas, as marcas, que definem a precificação, as promoções, o momento da redução de preços e toda a estratégia de vendas. A Privalia é uma parceira de todo esse processo. Foi a companhia que ajudou as bandeiras de moda a entrarem no mundo da internet, que até então era um ambiente desconhecido para elas. A Privalia foi a válvula de escape para vendas do estoque obsoleto de coleções passadas, com consequente geração de fluxo de caixa. Neste mês de setembro, quando a companhia completa 15 anos de existência, a operação está mais madura e pronta para dar um passo adiante. O DNA das liquidações vai continuar, mas serão agregados mais serviços para as empresas parceiras agregarem mais valor em outros pontos da jornada dos produtos.

Como parte do seu projeto de expansão, traz ao mercado brasileiro duas novas soluções: o Brandsplace e o Privalia Ads, frentes de negócio já consolidadas no mercado europeu e que representam mais de 15% da operação total do grupo Veepee, que faturou 3,6 bilhões de euros em 2022 e do qual a Privalia faz parte desde 2016.

“Passamos a entregar uma operação mais interessante para as marcas, construindo um ciclo virtuoso de consistência e crescimento”, disse à DINHEIRO o vice-CEO global do grupo francês, Fabio Bonfá, que mora na Europa e esteve no Brasil no início do mês para as comemorações do debute da companhia.

18,3 milhões de pessoas já realizaram cadastro. Os visitantes diários já chegam a
500 mil no aplicativo e no site

(Divulgação)

Até então, a Privalia basicamente estava presente em apenas uma das três principais etapas de vendas dos itens: os flash sales de estoques de baixo giro, que movimentaram R$ 1,2 bilhão em 2022.

Agora, com as novas ferramentas, são trabalhadas também promoções de lançamentos e ofertas pós-lançamento.

Fernando Boscolo, CEO da Privalia, ressalta que a empresa passa a “ajudar as marcas em todos os ciclos de vida do produto”.

“A aceitação tem sido enorme, pois as marcas querem cada vez estar mais presentes no digital como uma necessidade de aumento de penetração”, afirmou, ao frisar que já existem 40 parceiras plugadas nas novas soluções e um pipe de outras 50 em processo de entrada.

Inclusive empresas fora da vertical de moda já atuam na plataforma de ofertas da Privalia, como o Hard Rock Hotel, o Espaço Laser e a Natura. “Passamos a ter uma linha complementar de marcas”, disse Boscolo, ao elencar as vantagens da Privalia para as bandeiras de moda: são 18,3 milhões de usuários cadastrados e 500 mil visitantes diários no app e site. “Pretendemos alcançar uma base de 23 milhões de consumidores até 2026.”

Soluções

Poderia ser um marketplace, mas segundo a Privalia é mais do que isso. Por isso o nome é Brandsplace, onde as marcas têm uma infraestrutura digital completa para ofertar seus produtos à base de usuários.

Não há revendedores, o que garante proteção da marca, do preço e evita canibalização de canais, de acordo com a plataforma.

A Privalia projeta que a nova frente de negócios irá representar 14% do total de transações até 2026, totalizando mais de R$ 400 milhões em vendas para as marcas parceiras. Para o primeiro ano, a previsão é de R$ 70 milhões.

Bonfá salienta que esse recurso que chega ao Brasil gera excelentes resultados nas operações na Europa. “O Brandsplace é o jeito Privalia de customizar a lógica de marketplace a partir do poder e valor das marcas.”

Já o Privalia Ads faz parte da estratégia full service para marcas no ambiente digital. Nele as parceiras podem utilizar diferentes formatos publicitários para atingir a audiência qualificada da plataforma.

As anunciantes têm acesso ainda a um portfólio completo de serviços de produção e tratamento de imagens para seus e-commerces por meio de 17 estúdios localizados na sede da Privalia, em São Paulo, e equipe criativa própria.

Também são entregues relatórios de inteligência de mercado e performance com informações detalhadas sobre o comportamento dos consumidores.

E as liquidações, core business da Privalia? Continuam. As novidades vão agregar pontos de contato dos consumidores com as marcas. Um avanço que faz a companhia de 15 anos começar a transição da adolescência para a vida adulta.