A transformação do trabalho pós-pandemia
Por Victoria Ribeiro
Segundo o relatório People Latam Report, desenvolvido pela plataforma Nulinga, 86,4% das empresas latino-americanas mantêm o modelo híbrido ou totalmente remoto adotado no início do período pandêmico. Enquanto isso, apenas 13,6% das empresas seguiram trabalhando 100% no escritório.
Elon Musk: implantes cerebrais
A Neuralink, startup de chips cerebrais do bilionário Elon Musk, anunciou que vai começar o primeiro teste de seu implante em seres humanos. A ideia é permitir que pessoas com paralisia se comuniquem sem fio com dispositivos artificiais e até entre si. Em 2021, a Neuralink publicou o vídeo de um macaco jogando um videogame que copiava a dinâmica do pingue-pongue. No vídeo, com mais de 6 milhões de visualizações, um animal chamado Pager manejava os controles com os olhos. O problema: logo após o anúncio dos testes em seres humanos, um grupo de ética pediu uma investigação sobre a morte de uma dúzia de macacos em testes da empresa norte-americana após a implantação dos chips. O magnata Elon Musk rebateu a acusação afirmando que os animais morreram de doenças terminais durante os procedimentos. No entanto, o Comitê de Médicos para a Medicina Responsável, uma organização sem fins lucrativos, denunciou perante a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA e Exchange Commission (SEC)
que os primatas morreram devido a complicações com os testes. Será preciso aguardar os novos capítulos.
Cuidado, Siri
O ChatGPT, da OpenAI, agora pode “ver, ouvir e falar” — ou, pelo menos, compreender palavras faladas, responder com voz sintética e processar imagens, anunciou a empresa na segunda-feira (25). A atualização do chatbot — a maior desde a introdução do GPT-4 — permite que os usuários optem por conversas de voz no aplicativo móvel do ChatGPT e escolham entre cinco vozes sintéticas diferentes para o bot responder. Os usuários também poderão compartilhar imagens e destacar áreas de foco ou análise. Perguntando, por exemplo: “Que tipo de flores são essas?”
As mudanças serão implementadas para usuários pagantes nas próximas duas semanas, disse a OpenAI. Embora a funcionalidade de voz seja limitada aos aplicativos iOS e Android, os recursos de processamento de imagem estarão disponíveis em todas as plataformas.
Novidade na corrida de ia
A competição entre as líderes de chatbot está acirrada. A Amazon, gigante do comércio eletrônico, anunciou o investimento de até US$ 4 bilhões na empresa de inteligência artificial Anthropic e assumirá uma posição acionária minoritária na companhia. A mudança ressalta o impulso agressivo de IA da Amazon, que busca acompanhar rivais como Microsoft e Google. A Anthropic foi fundada há cerca de dois anos por ex-executivos de pesquisa da OpenAI e recentemente lançou seu novo chatbot chamado Claude 2. A Amazon procura capitalizar o entusiasmo e a promessa da chamada IA generativa, que inclui tecnologias como ChatGPT, da OpenAI, e o chatbot Claude, da Anthropic.
Guerra dos vídeos curtos
O Youtube acaba de anunciar uma nova estratégia para atrair a geração Z. Ganhando uma aba inteirinha o app do serviço de streaming do Google, o Samples nada mais é que um feed com vídeos curtos que promete reunir músicas com forte potencial de caírem no gosto dos usuários. Segundo o YouTube, o novo recurso vai explorar “a profundeza e a amplitude” da biblioteca de músicas dos usuários para sempre recomendar algo novo. O Samples funcionará de forma semelhante a do TikTok, dando ao usuário a possibilidade de simplesmente deslizar para cima caso queira “pular” a música. Bem-vindos a mais um capítulo da guerra dos ‘shorts videos’.