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Evento em SP mostra o luxo milionário embarcado em iates, lanchas e veleiros

São Paulo Boat Show reúne elite do setor náutico com expectativa de gerar R$ 500 milhões em negócios. Mercado brasileiro movimentou R$ 2,5 bilhões em 2022

Crédito: Divulgação

IM70, da Intermarine, foi a maior embarcação em exposição no evento (Crédito: Divulgação)

Por Angelo Verotti

O mercado de embarcação recreativa, que abrange lancha, veleiro, iate e jet-ski, terá um forte crescimento no Brasil até 2025. A produção deverá chegar a 8,6 mil unidades, quase o dobro de 2019, segundo projeções da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar) e da TCP Partners, boutique de investimentos e gestão. Um segmento que navega suave em meio a turbulências da economia e que a cada ano movimenta mais dinheiro: R$ 2,5 bilhões no ano passado, montante 25% maior do que em 2021.

E o prestígio da categoria ficou evidente no São Paulo Boat Show, que reuniu 150 expositores entre quinta-feira (21) e terca-feira (26). “Estamos muito felizes com o resultado de público e em vendas do Boat Show, em São Paulo, Rio de Janeiro e Itajaí (SC), sendo que o volume de negócios pode ser considerado até três vezes maior se incluirmos todas as negociações que foram iniciadas durante os eventos e fechadas posteriormente”, afirmou Ernani Paciornik, presidente do grupo Náutica e idealizador do evento.

São Paulo Boat Show é uma das três principais feiras da modalidade no Brasil, ao lado da Rio Boat Show e da Marina Itajaí Boat Show, todas já realizados este ano. O trio representa 70% das vendas de embarcações novas no País.

A estimativa é que a edição paulista movimente R$ 500 milhões em negócios, 30% a mais do que na edição 2022. O investimento de alguns estaleiros para participar da feira chegou a R$ 1,5 milhão, o que envolveu, por exemplo, o transporte, montagem e desmontagem das embarcações.

E pode-se dizer que as 150 marcas presentes souberam tirar proveito do momento ascendente do mercado no País e exibiram aos aproximadamente 40 mil visitantes 150 modelos, 50 deles lançamentos, que chamaram atenção pelo luxo, conforto e, evidentemente, tamanho.

Das pequenas embarcações aos gigantes dos mares, como foi o caso do IM70, da Intermarine, considerado o maior estaleiro de luxo da América Latina.

O modelo foi uma das atrações no pavilhão da São Paulo Expo. Apresentou inovações para a categoria, como a Daybed, uma chaise que marca uma evolução do cockpit e possibilita curtir a praça de popa de frente para o mar. O salão, todo envidraçado e sem degrau, se integra totalmente à parte traseira do barco, aumentando a percepção de grandeza da embarcação.

Além disso, o modelo IM70, da Intermarine, tem:
• quatro cabines,
• o maior pé direito da categoria, com 2,30m,
• lavabo,
• fly com murada corpo em vidro,
• área gourmet.

“A embarcação IM 70 é um barco imponente e apresenta uma série de inovações que faltavam na categoria de 70 pés. Pelo quinto ano consecutivo, estamos trazendo um lançamento, o que evidencia nossa vocação para inovar”, disse Rafael Paião, diretor de marketing da Intermarine.

O estaleiro trouxe ainda seu mais recente sucesso, a 640HDF, integrante da linha HDF (sigla para High Demand Features, em português, “características de alta exigência”).

Com quase 200 anos de vida, a Riva ganhou destaque nos filmes da franquia James Bond. Linha pertence ao estaleiro italiano Ferretti Yachts (Crédito:Divulgação)
(Divulgação)

Azimut

A bandeira italiana Azimut trouxe de Santa Catarina, onde estão os principais estaleiros do País, dois modelos do extenso portfólio. Um deles foi o Atlantis 51, embarcação com estilo esportivo, motorização de popa e hard top (espécie de teto solar) com acionamento elétrico.

Além do alto desempenho, o modelo esbanja conforto, design e alto padrão nas cabines e nos demais ambientes internos e externos. O preço faz jus à categoria: R$ 8,3 milhões.

O destaque da marca, no entanto, foi o Azimut 62, um dos iates de maior sucesso entre os brasileiros. Avaliado em R$ 15,9 milhões, o barco foi considerado dos mais luxuosos do evento. Tem o interior assinado pelo designer italiano Achille Salvagni. Destaque também para as enormes janelas panorâmicas que deixam passar iluminação natural para o salão.

“O incremento do mercado brasileiro foi constante nos últimos dez anos, com alta principalmente na pandemia.”
Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil

O Azimut 62 pertence à linha Flybridge Collection. É um iate de passeio para até seis pessoas dormirem a bordo, com espaço para mais dois tripulantes. São:
• duas suítes,
• um camarote de hóspedes com duas camas de solteiro
• três banheiros, todos com acabamento requintado.

O modelo é produzido no Brasil e exportado para todo o mundo. “Fabricamos no total 42 barcos [todos os modelos] e a previsão para o próximo ano é de 46”, disse Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil.

Na visão do executivo, a presença no São Paulo Boat Show representa uma oportunidade de branding institucional para estabelecer contato e apresentar os produtos. As vendas, no entanto, ocorrem “após muitas conversas”, disse.

“O crescimento no Brasil nos últimos dez anos foi constante, mas nos últimos três anos, principalmente, houve uma aceleração importante.” O motivo? Uma mistura de fatores, como a pandemia, que impulsionou o consumo de bens de luxo, os investimentos realizados e os produtos lançados.

(Divulgação)
Os barcos da linha Pershing, da Ferretti Yachts, se destacam pela alta velocidade (Crédito:Divulgação)

Ferretti

Quem também aproveitou a feira mais tradicional do mercado brasileiro para anunciar novidades foi o Grupo Okean, fabricante exclusivo no País das embarcações da Ferretti Yachts, uma das principais marcas do mundo.

A empresa passou a representar as embarcações das linhas Riva e Pershing, também da Ferretti Group, no Brasil, por meio da sua revendedora Yachtmax. Ao todo, serão nove modelos, sendo cinco da quase bicentenária Riva e quatro da esportiva de alto luxo Pershing, com tamanhos que variam de 38 pés até megaiates de 116 pés.

Os valores das embarcações partem de R$ 12 milhões (Rivamare 38) e atingem até R$ 25 milhões (Pershing 6x) ou mais, dependendo das configurações.

“A Riva é uma marca de 180 anos de história que tem os seus modelos conhecidos pelos filmes de James Bond. É o estado da arte num barco”, afirmou Manuel Macieira Pires, head comercial do Grupo Okean. “Já a Pershing é a Ferrari dos mares. Um barco de alta velocidade que quando você vê passar já consegue distingui-lo pela forma como navega, pela forma como levanta a água no ar.”

Desde 2020, o Grupo Okean detém a licença de fabricação das embarcações de luxo da Ferretti no País e é o único fora da Itália. No São Paulo Boat Show, fez o lançamento do primeiro barco produzido no Brasil: o FY670.

O modelo é ideal para cruzeiros, acomoda até 18 pessoas durante o dia e tem espaço para até sete pessoas no pernoite. O salão principal impressiona pela área livre de circulação, com ampla vista para o mar. A popa está totalmente equipada para refeições ao ar livre e possui uma plataforma submergível. O flybridge (espaço situado no alto das embarcações) possui:
• um segundo cockpit,
• sofá em formato de U,
• mesa,
• balcão,
• um solário na parte frontal.

O preço inicial é de R$ 22 milhões. Realidade para poucos privilegiados, mas, com certeza, um sonho para muitos apaixonados por barcos.