Mid Falconi quer dar match entre médios empresários

Crédito: Divulgação

Por Hugo Cilo

De um lado, milhares de médios empresários carentes de serviços e produtos para seus negócios. De outro, centenas de empresas em busca de parcerias para suprir essa demanda. Como nem sempre é uma tarefa simples unir os dois lados, a Mid — divisão da consultoria Falconi especializada em companhias médias, com receita de R$ 4,8 milhões a R$ 300 milhões por ano — decidiu criar uma espécie de Tinder corporativo. Chamado de Mid Market, a plataforma inédita no País propõe aos empresários uma vitrine de serviços como consultoria tributária, desenvolvimento de lideranças, marketing digital, suporte contábil e financeiro, entre muitos outros. Segundo a executiva
Marina Borges, diretora da Mid, esse hub de opções para os gestores vai acabar com a dificuldade de encontrar serviços de qualidade.

Os parceiros da plataforma B2B, segundo ela, vão passar por uma curadoria da própria Mid, chancelando o alto nível dos matches entre as empresas. “Muitas vezes, o médio empresário se sente isolado, sem orientação de como e onde encontrar os melhores parceiros”, disse Marina à DINHEIRO. “Temos a expectativa de chegar a 5 mil empresas no Mid Market dentro dos próximos três anos”, afirmou. Esses números são até modestos diante do potencial do segmento, formado por cerca de 120 mil médias empresas. Embora já esteja rodando nos últimos seis meses na base de clientes da Mid, o marketplace da consultoria de gestão será lançando oficialmente em outubro para todo o Brasil. Hoje, mais de 100 soluções estão na prateleira, com mais de 20 parceiros. Dar match vai ficar mais fácil.

Banco BV pega carona nas startups

Divulgação

Um núcleo totalmente dedicado à inovação ao crédito ajudou o Banco BV a aumentar em R$ 70 milhões suas receitas nos últimos 12 meses. A iniciativa é inédita no mercado financeiro promove uma cultura de experimentação, que busca por parcerias estratégicas com startups, utilizando metodologias claras e bem definidas para testar e implementar ideias inovadoras. Para o diretor-executivo do BV, Ricardo Sanfelice, o banco tem conseguido incorporar soluções tecnológicas, análise comportamental e parcerias estratégicas com essa aproximação com as startups.

Shopee vende e educa

A Shopee, um dos maiores marketplaces do mundo, vai ensinar empreendedorismo em comunidades carentes do Nordeste. A primeira edição do Projeto Shopee Educa vai formar 100 alunos em Fortaleza, Recife e Simões Filho (BA). Em parceria com o Alicerce Educação, o projeto busca diminuir a defasagem educacional e estimular o empreendedorismo digital para oportunidades de trabalho na própria Shopee, Segundo a executiva Luciana Ferraz, uma das responsáveis pela iniciativa.

Para recuperar a sanidade

Um dos maiores laboratórios farmacêuticos do Brasil, a Libbs definiu a maior campanha de promoção de saúde mental de sua história. A ação “Falar Pode Mudar Tudo” tem parceria com grandes varejistas, como Grupo DPSP e Magalu. Na iniciativa, a Libbs envia médicos e especialistas para discutir o tema dentro das duas empresas e ouvir as angústias dos funcionários. A empresa propõe desmistificar tabus, como vício e trabalho, solidão e home office, e impacto das redes sociais. O LinkedIn é usado como ferramenta. Quase 20 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade e depressão, segundo a OMS. O Brasil é o país com a maior índice de depressão da América Latina.

Matrix Energia mais bem avaliada

Divulgação

A Matrix Energia, uma das principais comercializadoras do setor energético do Brasil, com um patrimônio líquido de mais de R$ 1 bilhão, acaba de receber rating A pela S&P Global Ratings, uma das mais conceituadas especialistas em classificação de risco em escala mundial. O novo rating coloca a Matrix Energia em destaque para financiadores e investidores e também reforça a importância da saúde financeira no mercado de energia elétrica, segundo o CEO, Rubens Misorelli Filho. “Com investimento em inovação, para garantir eficiência nos processos, vamos buscar a consolidação da empresa como líder em comercialização de energia no Brasil”, disse.

Tanto no digital, quanto no presencial

Divulgação

A Cruzeiro do Sul Educacional, um dos maiores grupos privados de ensino do País, está acelerando a captação de alunos. A companhia, que alcançou receita de R$ 602 milhões no segundo trimestre, aumentou a captação em 23,7%, o melhor desempenho do setor. O EAD puxou a alta, com incremento de 31,1%, mas houve aumento também no presencial, com crescimento de 8,1%. Com essa expansão, a rede chegou a 468 mil alunos. Segundo o CEO, Fábio Fossen, os destaques são os cursos de saúde. A base de estudantes na modalidade presencial aumentou 10%, e a da graduação digital, 26,7%. “Os resultados mostram que a estratégia de não apostar tudo do ensino a distância, mas focar também nas aulas presenciais, foi acertada.”

“Manteremos juros altos pelo tempo que for necessário. Os juros terão uma contribuição substancial para o retorno da inflação à meta” Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE)