O Bolsa Família do Assaí Atacadista

Crédito: Divulgação

Por Sérgio Vieira

Braço social do grupo Assaí Atacadista, o Instituto Assaí lançou na quinta-feira (28) o piloto do programa Mais Escolha, uma espécie de ‘Bolsa Família’ da companhia oferecido a famílias em vulnerabilidade social. Pela medida, o grupo vai oferecer um cartão com saldo mensal de R$ 105, que serão usados para compras no mercado, inicialmente durante seis meses. Depois desse período, a empresa fará uma análise dos resultados do projeto.

O instituto, que foi criado em 2022, direciona os investimentos sociais da companhia e fortalece ações em temas como empreendedorismo, utilização do esporte como ferramenta para cidadania e o combate à insegurança alimentar, onde o Mais Escolha está inserido. “Para nós, é muito importante como nos relacionamos com as comunidades onde estamos inseridos com nossas lojas e centros de distribuição”, disse à DINHEIRO Fábio Lavezo, gerente de sustentabilidade e investimento social do Assaí Atacadista. “Essa é uma iniciativa complementar aos outros programas sociais que essas pessoas já recebem.”

Fábio Lavezo diz que a primeira fase do programa vai atender 2 mil famílias em vulnerabilidade social (Crédito:Divulgação)

A primeira ação irá contemplar 500 famílias em Santarém (PA), preferencialmente por famílias chefiadas por mulheres negras. Ainda na primeira fase, serão mais 500 em Serrinha (BA) e 1 mil na Região Metropolitana de São Paulo. A seleção das famílias é feita por organizações sociais locais. “Muito mais do que apoio financeiro, esse programa vai fortalecer a autonomia e a dignidade dessas pessoas”, afirmou Lavezo.

EQUIDADE RACIAL
Instituto Four cria oportunidades a pretos e indígenas

Iara Morselli

O Instituto Four recebe até o dia 30 de novembro inscrições para a seleção do novo ciclo do programa Alcance, que garante acesso de pessoas negras e indígenas a programas de mestrado profissional nas principais universidades do mundo. “Há poucas pessoas pretas, pardas e indígenas que seguem esse caminho. Esse é o nosso maior propósito, que é democratizar o acesso e gerar oportunidades para que pessoas com esse perfil racial ocupem altos cargos em grandes organizações”, disse Wellington Vitorino, fundador e CEO do Four.

EVENTO SUSTENTÁVEL
Feira de inovação industrial será carbono neutro

@zecarlosdeandrade

Maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar 2023, que ocorre de 17 a 20 de outubro, em Caxias do Sul (RS), será carbono neutro. A gestão ambiental ficará a cargo da startup AKVO, criada por um trio de biólogos de Erechim (RS). Promovido pela unidade gaúcha do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a 32a edição da feira terá ESG como tema destaque na programação do conteúdo. “Sempre tivemos um olhar atento a essas temáticas e, neste ano, com o apoio de uma startup que é um case de sucesso dentro da nossa organização, daremos um passo importante, alinhado com o que há de mais atual no mercado”, disse Ayrton Ramos, diretor técnico do Sebrae-RS. Para isso, será elaborado um inventário de emissões de gases de efeito estufa. Cada tonelada de CO2 emitida no evento equivale a um crédito de carbono e a estimativa é de que as emissões necessitem de pelo menos 200 créditos de carbono para neutralização. O valor da aquisição será utilizado como incentivo financeiro para projetos voltados à conservação do meio ambiente, combate ao aquecimento global e desenvolvimento sustentável.

35% de profissionais de diversidade no País entrevistados na pesquisa da Tree Diversidade e Grupo TopRH entendem que as empresas estão falhando no cuidado com a saúde mental. Em 2021, eram 28%. 

RECICLAGEM
Uma frota carregada de latinhas de alumínio

Divulgação

O que o Brasil reciclou de latinhas na última década seria o suficiente para encher 35 aviões comerciais. A conclusão está em levantamento realizado pela entidade Recicla Latas, que mostrou que o País reciclou, entre 2013 e 2022, 3,3 milhões de toneladas de latas de alumínio. Os dados mostram que o percentual de reciclagem se manteve sempre superior a 96%. No ano passado, esse número chegou a 100%, com 390,2 toneladas reaproveitadas. Entre os fatores para o bom resultado está o trabalho de capacitação e conscientização do sistema de logística reversa que a entidade vem desenvolvendo. “Nosso trabalho tem sido feito com sucesso graças a todos os envolvidos na cadeia de reciclagem”, disse Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas. “A cada tonelada reciclada de alumínio, economizamos 95% de energia elétrica.”

Política,espelho da elite

Gabriel Reis

Mais uma vez a já baixa e pouco estimulada participação dos negros na política se vê ameaçada. Nas investidas do Congresso Nacional de propor mudanças para as regras eleitorais, nos deparamos com um retrocesso iminente: o corte de mais de 50% da verba de campanha das candidaturas negras. A verba teria papel semelhante ao processo de cotas que já se provou eficaz em todos os seus âmbitos. Um dos exemplos são as notas dos cotistas de faculdade públicas, que elevaram a qualidade geral da instituição. Mas, além disso, não podemos negar a importância da representatividade da política, para que haja reais mudanças e para que cada vez mais esse setor espelhe e reflita as reais necessidades dessa população, que se faz maioria no nosso País.