Negócios

Penske além das pistas: empresa de logística investe em instalações no Brasil

Comemorando 25 anos de presença no Brasil, empresa americana de suprimentos e logística amplia serviços e prevê crescer 10% este ano

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Penske Logistics opera também centros de distribuição (Crédito: Divulgação)

Por Flávia Gianini

Mais conhecida do público brasileiro como a equipe de Fómula Indy pela qual competiram Emerson Fittipaldi e Gil de Ferran (vencedores das 500 milhas de Indianápolis em 1993 e 2003, respectivamente), a Penske é muito mais que uma escuderia. Com sede em Reading, na Pensilvânia (EUA), a empresa iniciou suas operações no Brasil por meio de uma joint venture com a extinta Cotia Trading, há 25 anos. Especializada em serviços de logística, transporte e gestão de centros de distribuição, a empresa tem cerca de 1 mil funcionários no País e instalações concentradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, incluindo um armazém de 340 mil m2.

Este ano, a Penske Logistics bateu o recorde de renovação de contratos no Brasil, o que encorajou a matriz a investir em novas instalações.

Segundo o presidente global, Marc Althen, o modelo de negócio prioriza a redução de custos para o cliente. “Temos um modelo líder de entrega para os setores automotivo e de alimentos e bebidas, com medições de produtividade em nossos armazéns”, afirmou. “Agora aumentaremos a produtividade utilizando a seleção por voz”.

Para o diretor-presidente da Penske Logistics Brasil, Paulo Sarti, em um mercado altamente competitivo como o de operações logísticas é preciso estar atento às novidades para manter-se em evidência.

“Nossa estratégia aloca a maior parte dos investimentos em soluções tecnológicas”. Isso explica também a busca por instalações de última geração, construídas com uso de técnicas sustentáveis, além de parceiros com frotas atualizadas segundo critérios de eficiência energética.

Marc Althen, presidente global da Penske Logistics (Crédito:Divulgação)

“Temos um modelo líder de entrega para os setores automotivo e de alimentos e bebidas, com medições de produtividade em nossos armazéns e aumentaremos a produtividade utilizando a seleção por voz.”
Marc Althen, presidente global da Penske Logistics

Automobilismo

Muito do know-how de logística de transportes da empresa vem das pistas. Quando se trata de automóveis, ela se acostumou a chegar na frente. E não apenas na linha de chegada em provas da Indy desde 1966, quando a equipe foi criada por Roger Penske, um pilotos mais vitoriosos do automobilismo dos EUA.

Este ano, a DS Penske foi a primeira equipe da Fórmula E a confirmar sua pintura dos modelos que disputarão a próxima temporada. Em tons de dourado e preto, ela foi criada por Sean Bull, designer da Alpine na Fórmula 1.

O carro foi apresentado pelo veterano Rusty Wallace, que não poupou elogios a Roger Penske. “Por mais de meio século, ele tem sido uma força motriz no automobilismo e em todo o mundo. Com 42 campeonatos importantes e mais de 600 vitórias, não há quase nada envolvendo carros de corrida que Roger não tenha realizado”, disse.

Tanto nas pistas quanto nas ruas e estradas, a Penske carrega a vocação para a liderança — e embora não revele seus resultados no Brasil, ela prevê avançar 10% ainda este ano.