Ticket Log simplifica a logística e busca novos mercados
Ticket Log cresceu em 2022, crescerá muito em 2023 e mais em 2024. Tudo porque mira na economia do cliente
Serviços especializadoS | Ticket Log
Por Edson Rossi
Douglas Pina é o nome à frente da divisão de Mobilidade no grupo francês Edenred, do qual faz parte a Ticket Log — vencedora na categoria Serviços Especializados de AS MELHORES DA DINHEIRO 2023. Para ser escolhido ao posto, passou por uma bateria de entrevistas. Entre elas com o CEO, que perguntou qual dos cinco valores da empresa ele mais apreciava. Pina respondeu um pouco sobre todos. Citou Paixão pelos Clientes (“que tem a ver com produto”), Respeito (“tem a ver com felicidade”), Imaginação (“tem a ver com fazer coisas novas”) e Espírito Empreendedor (“que tem a ver com fazer coisas grandes”). No final, falou do quinto: a Simplicidade. “Tudo que é eficiente do ponto de vista econômico, que é eficiente do ponto de vista de sustentabilidade, que salva tempo, é simples”, afirmou Pina. “E a coisa mais difícil no mundo é ser simples. O sucesso está em simplificar as coisas complicadas.”
Mais que uma escolha pessoal, até porque os cinco valores se entrelaçam e não há um que se sobreponha, Pina diz que tudo na companhia tem o olhar dirigido a facilitar a vida. Das pessoas e das empresas.
Esse mantra fez o grupo, globalmente, conseguir resultados históricos em 2022. As receitas totais somaram 2 bilhões de euros, alta de 24,8% sobre 2021. O Ebitda foi de 836 milhões de euros (+24,9%) e o lucro líquido, de 386 milhões de euros (+23,3%).
No Brasil, a performance no faturamento ficou um pouco abaixo, ainda assim em dois dígitos: 16,7%. Uma jornada extremamente acelerada. “O ano passado foi recorde. Este ano será excelente. E 2024 vai ser ainda melhor que 2023”, disse Pina.
Suporte decisivo na busca por esse novo patamar — a companhia pretende ter receitas globais de 5 bilhões de euros em 2030 — é o plano estratégico Beyond.
Lançado no ano passado, para o triênio 2023-2025, está baseado em três pilares.
• O primeiro é escalar os negócios atuais e fazer com excelência aquilo que já é feito.
• O segundo é ir além, “no sentido de trazer coisas que vão ajudar a gente a melhorar ainda mais o que já fazemos hoje”.
• O terceiro são os novos mercados, cujo objeto de desejo são os Estados Unidos. Tudo por um objetivo claro e simples. Ficar maior. Ponto.
Para isso, a linha de negócios Mobilidade — as outras duas são Benefícios & Engajamento e Soluções de Pagamentos & Novos Mercados — pensa paradoxalmente em reduções. Pina explica. “A gente tem de salvar em custos, salvar em emissões, salvar em tempo, esse ativo que você não recupera.”
E emitir menos. Todos precisam reduzir as emissões. Para isso, as soluções nascem em escala. Ele cita a Eva, assistente virtual do grupo, que tornou as operações 35% mais eficientes, o Ted, solução de inteligência artificial (IA) que, por exemplo, indica a um gestor de frotas onde abastecer para economizar, e o GoHub Edenred, plataforma que integra diferentes soluções para simplificar a cadeia de gestão de frota e otimizar o tempo dos profissionais da área.
Ao colocar na conta tudo o que a Edenred Ticket Log gerencia, a escala de ganhos é exponencial — são 1 milhão de veículos, que consomem quase 2,5 bilhões de litros por ano, parcerias em 49 mil estabelecimentos (que incluem postos de combustível, oficinas, concessionárias e áreas de serviço), mais de 33 mil empresas clientes, além de outros 1 milhão de caminhoneiros apenas em gestão de frete e vale-pedágio.
“A gente conhece bem o país, estamos aqui [há quase] 50 anos. Sabe que o Brasil não é linear. E daqui saem as melhores soluções de mobilidade do mundo.”
Douglas Pina diretor-geral de Mobilidade
Além de avançar incorporando valor agregado aos serviços e produtos já oferecidos, e avançando por novos mercados, outro drive tem muito a ver com as características brasileiras de mercado: o universo de micros e pequenas empresas.
Até o fim do ano um produto específico para o segmento estará em fase piloto, com previsão de lançamento para o começo de 2024. “A gente já vem há dois anos trabalhando nisso e acredita que nem 10% do universo de pequenas e micros foi prospectado. É realmente um espaço gigantesco.”
Ele diz que não é um plug and play daquilo que é feito para o segmento corporativo. E aí vem as vantagens de uma empresa com quase cinco décadas por aqui. “A gente conhece bem, sabe que o Brasil não é linear.” E esse aprendizado se transforma em valor. “Daqui saem as melhores soluções de mobilidade do mundo.”
Vias de crescimento
Pina é aquele líder de time nato. Joga com e pelas pessoas, o que inclui clientes e parceiros. E sabe que, numa empresa que busca crescimento acelerado de forma tanto orgânica quanto por fusões e aquisições, a cultura organizacional e o ambiente de trabalho são decisivos para atender um ecossistema tão complexo.
Em sua cartilha, felicidade é palavra-chave. “Porque pessoas mais felizes entregam mais.” E dá como exemplo o Programa de Diversidade da empresa. “Se eu posso ser quem eu sou no meu trabalho, da forma como eu sou, isso é um elemento de felicidade. Está tudo conectado.”
Conexão, aliás, faz parte do lema da assinatura global do grupo francês: “Enriquecer as conexões. Para o bem”. A meta final é clara. “Sinceramente, acho que a gente está conseguindo traduzir sustentabilidade num sentido mais amplo”, disse. “Para termos um ESG completo.” Tudo em linha com um legado que ele pretende deixar. “O de trabalho com muito respeito. Para que as conexões sejam cada vez mais fortes entre as pessoas.”