A aposta do Casillero del Diablo na Geração Z
Com a linha Devil’s Carnaval, marca de vinhos mais poderosa da América Latina busca se firmar entre consumidores mais jovens
Por Hugo Cilo
São quatro rótulos criados para provocar identificação com um público que não bebe vinho regularmente — ou não se contenta com os códigos tradicionais da categoria. Por isso receberam os nomes Phenomenal Sauvignon (branco indicado para acompanhar sushi, petiscos ou fish & chips), Spectacular Cabernet (tinto para churrasco de costelinha, tacos e pizzas), Fabulous Red (frango, carne de porco ou hambúrgueres) e Fantastic Sweet (vinho suave, para chocolates, pipocas ou donuts).
A julgar pela escolha dos itens gastronômicos a que os rótulos se prestam a fazer harmonizações, parece claro que a estratégia da Vinícola Concha y Toro, proprietária da marca, é romper de uma vez por todas com qualquer barreira que afaste a Geração Z do mercado de vinhos.
O Brasil foi o primeiro país depois do Chile a receber os quatro rótulos Devil’s Carnaval. E as expectativas por aqui são altas.
Diretor de Marketing da Concha y Toro no Brasil, Pietro Capuzzi afirmou que a novidade “abre um universo de possibilidades de ativações, ocasiões de consumo e futuras extensões de linha”.
A gerente da marca Casillero del Diablo no País, Nádia Martinez, vai além: “A ideia é desmistificar o consumo do vinho e mostrar que ele não deve ser exclusivo de eventos formais, elegantes, com harmonizações complicadas”, disse.
O preço promocional de lançamento é R$ 64,90 — o que não pode ser considerado exatamente uma pechincha, mas cabe no bolso de quem está em dúvida entre pedir um drinque ou se arriscar no mundo do vinho.
Lançado em 1883 pela Concha y Toro, o Casillero del Diablo está presente em quase 150 países, com mais de 60 milhões de garrafas vendidas por ano. De acordo com o relatório Global Wine Brand Index, da consultoria inglesa Wine Intelligence, é a marca de vinho mais poderosa da América Latina — e a segunda do mundo pelo quinto ano consecutivo. (Celso Masson)