Negócios

Osten diversifica e fatura R$ 1 bi

Representante das principais marcas premium do mercado automotivo expande negócios às áreas de locação, seguro e investimento para continuar a crescer

Crédito: Luciana Teixeira

Líder no mercado premium no Brasil, a BMW é responsável por quase 40% das vendas da Osten Group (Crédito: Luciana Teixeira)

Por Angelo Verotti

A indústria automobilística brasileira tem se transformado ao ritmo dos mercados mundiais. Automatização das operações fabris, digitalização dos processos e introdução da eletrificação nos modelos foram algumas das iniciativas adotadas pelas montadoras nos últimos anos. E as concessionárias, principal canal entre as fabricantes e o consumidor final, também têm inovado nos negócios e apostado na diversificação de produtos para atrair os clientes e ampliar o faturamento. Exemplo disso é a Osten Group, representante de oito marcas do segmento premium e que nos últimos anos ampliou o portólio com soluções de locadora, seguradora e uma aceleradora focada em investimentos e desenvolvimento de startups que vão ajudar a companhia a alcançar um faturamento de R$ 1 bilhão este ano. “Um crescimento de 25% em comparação ao ano passado”, afirmou à DINHEIRO Jorge Yamaniski Neto, diretor-geral do grupo.

A história de Neto e da família com o mundo automobilístico teve início em 2001 com a aquisição da concessionária Osten na Zona Leste de São Paulo. Desde então, os negócios só cresceram.

A bandeira passou a representar outras marcas de luxo do mercado mundial, casos de BMW, BYD, Chrysler, Dodge, Jaguar, Jeep, Land Rover e RAM, entre os carros, além de BMW Motorrad e Triumph Motorcycle, entre as motos. A aquisição mais recente foi a concessão da marca BYD. “Vamos inaugurar em breve uma loja totalmente dedicada à BYD no Tatuapé, em São Paulo, e outra em Santos”, disse o executivo.

Participação

A BMW lidera o segmento premium no Brasil. E a Osten Group tem tirado proveito da soberania alemã. Dos 3,5 mil carros que devem ser comercializados pelas concessionárias do grupo este ano, 1,3 mil devem ser da marca. “A BMW vendeu 13 mil carros no País em 2022 e deve ir para 15,5 mil em 2023.” Além disso, do total de veículos vendidos no último ano, 1,1 mil foram elétricos.

O potencial de negócios do grupo não está restrito à venda de veículos, que deve representar de R$ 600 milhões a R$ 700 milhões da receita prevista para o ano.

Desde 2020, a companhia apostou em outro negócio no segmento: a assinatura e a locação de veículos de luxo, por meio da Osten GO, com uma frota de 1 mil veículos. “O segmento deverá representar de R$ 200 milhões a R$ 300 milhões do faturamento deste ano”, disse.

Diretor Jorge Neto aposta na comercialização de modelos da BYD. Empresa vai inaugurar duas concessionárias da bandeira chinesa em breve: uma em São Paulo e outra em Santos (Crédito:Divulgação)

Na locação, o modelo é dividido em três categorias. GO Signature, um serviço de assinatura de veículos premium por prazo mais longo, de 12, 24, 36 ou 48 meses. Faz parte deste segmento a assinatura compartilhada de veículos.

Já o GO Fleet é uma solução de terceirização de frota para empresas. E o GO Carsharing é o aluguel de carros elétricos premium pelo aplicativo, voltado a quem faz a locação de forma pontual, por exemplo, por um dia, ou até por hora.

25% deve ser o crescimento de receita da Osten Group este ano. Locação estima faturar até R$ 300 milhões

O portfólio da empresa foi ampliado com a solução GO Seguros, que oferece uma linha completa em coberturas, casos, por exemplo, de seguro automotivo, residencial, previdenciário, vida e saúde. “Atualmente, a gente está com 15% de conversão, sendo que o mercado atinge 20%”, disse o diretor.

Já a Osten Moove é uma Aceleradora Venture Studio Capital focada no desenvolvimento de inovação e tecnologia juntamente com estratégias e planejamento baseado no modelo de negócio de startup. O investimento previsto até o fim deste ano é de R$ 10 milhões. A empresa inovou ao comercializar carros elétricos com pagamento em criptomoeda.

O atual lançamento da Osten Group é a Revo-Eletric Revolution, que visa dar suporte ao cliente na compra de um carregador elétrico. Além disso, a empresa está instalando uma rede de postos de abastecimento elétrico que deverá alcançar 48 pontos na capital paulista, no litoral e interior de São Paulo.

“Já instalamos 41”, disse Neto. O investimento total deve chegar a R$ 15 milhões. A companhia prevê também, para o primeiro semestre de 2024, a inauguração de uma flagship em Pinheiros, também em São Paulo: A Casa Osten, que terá exposição dos veículos, além de espaços para apresentação de todas as soluções.

O investimento deve ficar entre R$ 2 milhões e R$ 2,5 milhões. Um sinal de que parar de acelerar não está nos planos de Neto. E muito menos da Osten Group.