Investidor

Influenciador digital de finanças seguirá regras

Crédito: Istockphoto

Por Paula Cristina

O aumento de reclamações de internautas por terem sido “induzidos ao erro” em decisões financeiras tem gerado um grande estresse para empresas finanças e exigiu da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) novas determinações para quem arrisca se aventurar pela internet dando conselhos sobre como ganhar dinheiro. Isso tudo enquanto o alcance digital desses profissionais da internet tem crescido exponencialmente.

A principal regra exige que os influencers informem de forma clara que o post é publicidade e indiquem a instituição financeira contratante. Também ficou determinado que as instituições contratantes são responsáveis pela veracidade e completude das informações divulgadas. A contratação, a partir de agora, só pode ser feita se o influenciador tiver certificações exigidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Segundo uma pesquisa da Anbima e do Ibpad (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), o alcance dos influenciadores digitais focados em finanças subiu 6%, totalizando 176,3 milhões de seguidores. Comparando com a primeira edição da pesquisa, em 2018, o número atual de seguidores dos influenciadores aumentou 140%. As novas regras valem a partir da segunda-feira (13) para todos os associados à entidade. Para manter a fiscalização, as instituições devem enviar regularmente à Anbima a lista dos influencers contratados.