Dubai Watch Week: relógios além do trivial
Por Celso Masson
Realizada entre os dias 16 e 20 de novembro, a Dubai Watch Week (DWW) apresentou ao mundo os avanços da alta relojoaria com inovações que vão além das tradicionais manufaturas suíças. Um exemplo é o russo Konstantin Chaykin, que fundou sua própria fábrica em 2003 e já recebeu a Medalha de Ouro da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) por sua criatividade. Para a DWW, Chaykin levou o relógio Stargazer, que comemora os 20 anos da marca. Com os dois lados expostos, o modelo tem dois mostradores antropomórficos que distribuem harmoniosamente os indicadores. O preço não foi divulgado. Mas é inegável a comparação com o modelo Freak, lançado originalmente em 2001 pela Ulysse Nardin — sem ponteiros e sem coroa. Em duas décadas, ele se tornou a pedra angular da relojoaria contemporânea de alta qualidade. Na Semana de Dubai, Ulysse Nardin apresentou o Freak One Ops, com tecnologia de ponta e aparência mais casual. O valor também não foi revelado. Mas não é só de modelos inusitados que vive a alta relojoaria. Projetado para pilotos de caça, o Avenger, da Breitling, está chegando em três formatos, todos com a opção de pulseira em couro militar ou em aço inoxidável. Os preços giram em torno de US$ 10 mil. Por fim, para os adeptos de um visual mais clássico, a H. Moser & Cie. caprichou na elegância ao projetar o Streamliner Small Seconds Blue Enamel. Lançado a 29.900 francos suíços (cerca de R$ 165 mil), cada mostrador é único, esmaltado artesanalmente. Para exibir as horas e os minutos, os ponteiros foram feito com um material inovador à base de cerâmica.
GASTRONOMIA
Boa comida com vinhos e jazz
O terceiro aniversário do restaurante Barletta, em São Paulo, será comemorado com um festival de jazz. O estilo musical já se tornou uma atração à parte na casa integrada à loja de vinhos da importadora Grand Cru, na esquina das Alamedas Tietê e Bela Cintra, nos Jardins. Agora, entre terça- feira (28) e sábado (2), uma programação de shows com curadoria de Rico Baldacci coloca em evidência o trabalho de cantoras da cena paulistana, caso de Bibba Chuqui, Debora Sanna e Bia Negri, além dos trios de David Kerr e do próprio Baldacci. No repertório, obras de Gershwin, Cole Porter, Duke Ellington e Jerome Kern — a trilha sonora ideal para as ótimas massas e charcutaria do Barletta.
MODA
Conforto extremo com Birkenstock
Criada nos anos 1960 pelo alemão Carl Birkenstock, uma palmilha mais flexível, confortável e com benefícios para a saúde se tornou referência mundial na indústria de calçados. A ideia era fornecer um suporte anatômico que favorecesse o movimento natural dos pés. Décadas depois, essa palmilha (ou footbed) está em modelos como Arizona (foto), Guizeh e Madrid, que calçam fãs da marca no mundo. No Brasil, a Birken tem três lojas próprias e está no e-commerce Iguatemi 365.
PERFUME
A nova era de Armani Code
Desenvolvido pelo mestre perfumista Antoine Maisondieu, da Givaudan, o Armani Code Parfum (foto) contém notas de topo de bergamota proveniente da Calábria, na Itália, e extraída por destilação molecular. Para realçar o aroma, nas notas de coração combinam raiz de orris e sálvia esclareia que são impulsionados pela fusão de notas de íris natural (do Marrocos) e sintéticas. E para preservar a herança amadeirada do Armani Code original, as notas de fundo evocam o cedro. Preços sugeridos: R$ 589 (50 ml) a R$ 849 (125 ml).
DECORAÇÃO
Alesso: versátil e exclusivo
Arquiteto e CEO da Muma, maior marketplace de móveis e peças de design autoral do Brasil, Matheus Ximenes Pinho acaba de lançar o sofá Alesso, projetado por ele mesmo e com venda exclusiva na Muma. Modular, ele utiliza uma técnica de produção inovadora que permite a incorporação de diversos tipos de espuma de alta qualidade. Segundo Pinho, o Alesso é resultado de um cuidadoso trabalho de design e busca pela excelência em conforto e estilo.