Tecnologia

Gigantes do tech

Crédito: Istockphoto

Por Victoria Ribeiro

As maiores empresas de tecnologia são também as que têm melhor desempenho para investidores, funcionários e o planeta. Microsoft, Apple, Alphabet (empresa proprietária do Google) e Meta Platforms (antigo Facebook) foram as quatro principais companhias entre 750 no novo ranking do Statista, plataforma on-line alemã especializada em coleta e visualização de dados, em parceria com a Time Magazine. A lista foi baseada em crescimento de receitas, pesquisas de satisfação de funcionários e dados de governança ambiental, social e corporativa (ESG).

Chatgpt alucinado?

Divulgação

A Vectara, empresa fundada por ex-funcionários do Google, está tentando descobrir com que frequência os chatbots se desviam da verdade. A pesquisa da empresa estima que, mesmo em situações projetadas para evitar que isso aconteça, os chatbots inventam informações em pelo menos 3% das vezes, podendo chegar a 27%. Segundo especialistas da startup, o comportamento, nomeado por eles como “alucinação”, pode não ser um problema para as pessoas que mexem com chatbots em seus computadores pessoais, mas é um problema sério para quem usa essa tecnologia com documentos judiciais, informações médicas ou dados comerciais confidenciais.

China: Internet De 1,2 Terabits Por Segundo

Divulgação

A China anunciou o lançamento do serviço de internet que promete ser o mais rápido do mundo, capaz de transmitir dados a uma velocidade de 1,2 terabits por segundo. A rede tem mais de 3 mil quilômetros de cabeamento de fibra ótica, que liga Pequim às cidades de Wuhan e Guangzhou, no centro e no sudeste do país. A novidade é fruto de colaboração entre a Universidade de Tsinghua, a China Mobile, a Huawei Technologies e a Cernet Corporation. “Desde a sua operação experimental em 31 de julho deste ano, o backbone tem funcionado de forma estável e confiável, passando com sucesso em vários testes”, disse a universidade em comunicado.

Youtube: regramento e novidades com IA

Divulgação

O YouTube vai exigir que os criadores de conteúdo, ao usarem inteligência artificial para alterar vídeos, sinalizem a manipulação de imagem com uma nova etiqueta que será disponibilizada pela plataforma. A atualização pode começar a valer entre o final deste ano e o início do ano que vem. Paralelo ao novo regramento, um novo recurso com IA foi anunciado: o Dream Track. A ferramenta permite que usuários produzam trechos de 30 segundos e canções com voz e estilo de estrelas do pop como Demi Lovato e John Legend. Além deles, Charli XCX, Troye Sivan, T-Pain e Sai permitiram que suas vozes fossem clonadas.

Google meteorólogo

A Google DeepMind, divisão do Google desde abril de 2023, desenvolveu um modelo de IA para previsão do tempo denominado “GraphCast”. O modelo, que promete superar a precisão das ferramentas atuais, utiliza dados climáticos de 1979 a 2017 para treinar sua capacidade de correlacionar diferentes aspectos, como pressão atmosférica, vento, temperatura e umidade.

Amazon: Demissões Na Unidade Alexa

Divulgação

Em um “movimento de reestruturação interna”, a Amazon divulgou que vai eliminar centenas de vagas de trabalho na unidade da assistente virtual Alexa. A varejista americana disse que vai focar esforços para inteligência artificial generativa como forma de alinhar melhor suas prioridades de negócios. A companhia vai eliminar, inicialmente, cargos nos Estados Unidos, Canadá e Índia e pretende reduzir força de trabalho em outras regiões. “Essa foi uma decisão difícil de se fazer e nos mantemos otimistas sobre o futuro da unidade Alexa”, diz Daniel Rausch, vice-presidente da unidade Alexa e Fire TV. “Quero reiterar que a Alexa permanece como uma parte importante dos nossos negócios”, afirmou o executivo, em nota aos funcionários.