Estilo

Motos: Honda 650 celebra 10 anos no País com novo visual

Aliando alta tecnologia à tradição dos quatro cilindros em linha, a naked CB 650R Neo Sports Café e a esportiva CBR 650R ganham mais opções de aparência e acabamento

Crédito: Divulgação

As novas naked CB 650R e a superesportiva CBR 650R: Honda celebra 10 anos dos modelos (Crédito: Divulgação)

Por Celso Masson

Desde 1968, quando apresentou a CB 750 Four no Salão de Tóquio, a Honda tem criado motores de quatro cilindros para equipar motos dos mais variados portes. Hoje, a arquitetura in-line four está presente em uma variedade de modelos que partem da CBR 250 RR (com 249 cc) até a CB 1300 Super Four. No meio do caminho estão as de 650 cc, que chegaram ao Brasil em 2014. Agora, para celebrar os dez anos no País da naked CB 650R e da superesportiva CBR 650R, cuja produção conjunta chegou a 25 mil unidades, a fabricante decidiu ampliar a oferta de cores para a linha 2024.

Fiel ao estilo Neo Sports Café introduzido pela CB 1000R, a naked será oferecida na nova opção de cor laranja perolizado — com motor, rodas e suspensão dianteira integralmente pretos.

Os mesmos detalhes de acabamento aparecem na CBR 650R, que terá opção a inédita branco perolizado. A motorização permanece inalterada, com o tetracilindro DOHC arrefecido a líquido, câmbio de seis marchas. A potência máxima é de 88,4 cv a 11.500 rpm.

Em ambas, a mais recente tecnologia está presente: a iluminação é full-LED e o painel digital, tipo blackout. Um sinal luminoso alerta o piloto para o momento adequado de trocar a marcha.

Além da fácil visualização do contagiros e do velocímetro, ele avisa para mudar a marcha (Crédito:Divulgação)

Uma característica marcante das duas motos é a especial atenção dada para a ergonomia. Na CB 650R a triangulação entre guidão plano, pedaleiras e assento bipartido determinam uma posição de pilotagem ideal para trechos urbanos ou estradinhas sinuosas, enquanto na CBR 650R os semi-guidões, mais baixos, direcionam para o uso rodoviário.

A segurança é um ponto alto dos dois modelos. Os freios a disco dianteiros são do tipo flutuante, com sistema ABS (antitravamento). Em caso de frenagem brusca, o Emergency Stop Signal ativa as setas traseiras para orientar os demais motoristas. Segundo a fabricante, a disponibilidade das CB 650R e CBR 650R na rede de concessionários está prevista para dezembro. Os preços vão de R$ 52.590 a R$ 55.360.