Estilo

A hospedagem cinco estrelas da Reserva Praia

Vendas quatro vezes acima da meta na primeira loja da marca, aberta no Fairmont Rio, em Copacabana, orientam estratégia do Grupo Ar&Co para chegar a mais balneários

Crédito: Divulgação

Coleção no estilo descontraído que deu origem à grife ganha loja própria em projeto de reforço de marca pensado para ocupar hotéis e aeroportos (Crédito: Divulgação)

Por Celso Masson

Roupas de praia sempre fizeram parte das coleções da Reserva, a grife criada em 2004 pelos cariocas Rony Meisler e Fernando Sigal e hoje parte da holding Arezzo&Co. Desde o nome, inspirado na Praia da Reserva, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, até o estilo despojado das roupas que a dupla vendia para os amigos, a marca se banha no clima praiano. Tanto assim que, ainda hoje, em qualquer pesquisa de mercado que a empresa encomende, a categoria de produtos mais lembrada é a de bermudas. Vendida nas mais de 200 lojas da rede em todo o Brasil, a linha Reserva Praia, porém, não havia conquistado um espaço próprio. Isso mudou no início de novembro, quando o Grupo AR&CO, que congrega todas as divisões do negócio e do qual Meisler é o CEO, decidiu ocupar um ponto de venda em parceria com o hotel Fairmont Rio, em Copacabana.

Curiosamente, foram vendendo suas roupas para lojinhas de hotéis do Rio de Janeiro que Meisler e o publicitário Sigal deram o primeiro impulso para a Reserva. “Sentimos que com a Reserva Praia daria para criar uma experiência de compra bacana para o hóspede do hotel”, disse Meisler à DINHEIRO.

A experiência a que ele se refere vai além da simples escolha de qualquer item da linha de praia da marca. A abertura da loja envolveu a estilista Carol Bassi, embaixadora do Fairmont Rio.

No ponto oferecido pelo hotel funcionava um café, e ele foi aproveitado no layout da loja. Funcionando também como bar, atrai até quem não está hospedado — ou não havia pensado em comprar roupa.

Funcionando no lobby do hotel, tem uma saída direto para a rua, e essa localização foi decisiva para Meisler. “Se não desse certo, fecharíamos a loja e voltaria a ser café”, disse.

Rony Meisler, fundador da marca Reserva e CEO do Grupo AR&CO (Crédito:Gabriela )

“A gente foi muito feliz na escolha do lugar, que tem grande circulação e carrega um posicionamento para a Reserva Praia junto ao cliente de alta renda.”
Rony Meisler, CEO do Grupo AR&CO 

AVENIDA

Felizmente, o primeiro mês de funcionamento mostrou o contrário. “Eu coloquei uma meta de vendas baixa. Ela foi superada em quatro vezes”, afirmou o CEO, sem revelar os valores. “A gente foi muito feliz na escolha do lugar, que tem grande circulação e carrega um posicionamento para a Reserva Praia junto ao cliente de alta renda”, disse.

O sucesso do primeiro mês de vendas confirmou a ideia de que o novo modelo de negócio é promissor para o Grupo AR&CO. “Agora a gente tem uma avenida de crescimento com esse formato de loja, em hotéis e aeroportos por todo o Brasil, principalmente em cidades balneárias.”

Como a parceria com o Fairmont se mostrou vantajosa para ambos, a ideia agora é expandir o modelo para outras unidades da rede no Rio de Janeiro nos próximos meses. “Como não somos donos do hotel, precisamos que eles queiram também”, disse Meisler, que já pensa em abrir uma unidade da Reserva em Praia Búzios, onde já funciona uma megaloja Reserva.

Instalada no lobby e com acesso também para a rua, a loja preservou o bar e o café que funcionavam no local e se tornou um point até para quem não está hospedado ou não pretendia comprar roupas ali (Crédito:Divulgação)

Como os destinos prioritários para as próximas aberturas são também os que concentram mais turistas, inclusive estrangeiros, o CEO não descarta internacionalizar a marca. Antes de abrir mercado no exterior, porém, ele pretende testar um novo formato em piscinas de hotéis, a exemplo do que grifes fizeram no último verão europeu.

O local para isso deverá ser o Santa Teresa Hotel RJ, onde funcionam o restaurante Térèze, o Bar dos Descasados e um lounge em volta da piscina.

Outro possível endereço será inaugurado apenas em 2026, onde funcionava o Caesar’s Park, em Ipanema, e que receberá outro hotel Fairmont. “Ainda não temos nada certo, mas queremos estar com eles não apenas no formato de loja mas por meio de ativações nos quartos e nas áreas comuns”, disse Meisler.

Como parte dessa parceria de longo prazo, a Reserva Praia criou a camiseta oficial do Fairmont, que reproduz em uma estampa em estilo aquarela a vista do Rio de Janeiro a partir da piscina do hotel.

A estratégia para ampliar a receita da linha Reserva Praia no portfólio do Grupo AR&CO coincide com um momento em que Meisler enxerga incertezas no horizonte macroeconômico. “A companhia é muito enxuta, então a gente consegue segurar custos e investir em marca. Foi assim o ano todo e a tendência é que continuemos assim”, afirmou o CEO.

Segundo ele, a AR&COcresceu este ano em torno de 25%, enquanto a holding Arezzo&Co cresceu um pouco menos de 20%. Entre as razões para essa ótima perfomance Meisler destaca a fidelização, por meio de um conjunto de benefícios oferecidos aos clientes prime, que pagam uma mensalidade para ter acesso a itens exclusivos e promoções. “Um cliente compra em média três vezes ao ano. O prime compra nove vezes no mesmo período”. Só falta levar o prime à praia.