Design brasileiro com influências da Itália e Escandinávia
Por Celso Masson
O berço amazonense segue presente nas criações de marcenaria autoral do designer Igor Lima, formado no Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo. Mas as memórias e tradições de sua terra natal ganharam outras perspectivas quanto Lima decidiu complementar seus estudos em Milão e explorar o distante mundo do design em Helsinki, a capital da Finlândia. O resultado de suas andanças pelo mundo é uma obra que une ancestralidade, elegância e minimalismo, sempre com o emprego de técnicas tradicionais da marcenaria. Usando madeiras nativas, ele adota uma abordagem simples e racional, que se destaca pelos encaixes singulares. O reconhecimento tem aparecido na forma de prêmios e convites para expor dentro e fora do Brasil. Este ano, além de participar da Design Week de Berlim, ele foi premiado no Concurso do Museu da Casa Brasileira. Detalhes das coleções estão disponíveis no site estudioigorlima.com.br.
ESPUMANTE
Prosecco com origem controlada e garantida
Parte do portfólio da Henkell Freixenet, líder mundial de espumantes, o Mionetto DOCG Superiore Rive Di Santo Stefano chega ao Brasil como o item mais sofisticado da marca. A sigla DOCG se refere a Denominação de Origem Controlada Garantida, selo de qualidade que só pode ser usado pelos produtores de Prosecco das colinas de Valdobbiadene, na região de Treviso, na Itália. No Brasil, cada garrafa custa R$ 360.
DESTILADO
Tequila envelhecida em carvalho francês
Criada para celebrar a virada do milênio em 2000, a 1800® Milenio é uma tequila extra-añejo, que após um longo e delicado processo de envelhecimento (40 meses) tem como diferencial a maturação em barris de carvalho francês (de quatro a seis meses) utilizados para envelhecer conhaque. O resultado é um sabor equilibrado, suave e único, com notas de baunilha, chocolate, mel, frutas vermelhas e café. Segundo especialistas, trata-se de uma tequila para o bebedor de uísques excepcionais. Não por acaso, supera o preço de alguns dos melhores maltes escoceses. Chega ao consumidor final por R$ 1.650. A importação é da Aurora Fine Brands.
MODA
São Paulo recebe primeira edição de Dolce&Gabbana Christmas Market
Um carpete gigante e uma árvore de Natal criada especialmente por Domenico Dolce e Stefano Gabbana dão o clima da primeira experiência que aguarda os visitantes no espaço em frente à boutique da marca, no piso superior do shopping Iguatemi São Paulo. Montado pela primeira vez na América Latina, o Dolce&Gabbana Christmas Market vai até 3 de janeiro oferencendo alguns dos itens desenvolvidos pela marca em parceira com grandes produtores italianos de alimentos, bebidas e utensílios tradicionais do país. Destaque para os panetones Fiasconaro Dolce&Gabbana, com sabores clássicos como pistache e frutas secas; os vinhos branco, tinto e rose Donnafugata Dolce&Gabbana, e a cafeteria Moka Express Bialetti Dolce&Gabbana.
ACESSÓRIO
Rimowa lança linha com náilon regenerado
Marca alemã de malas com 125 anos de história, a Rimowa está expandindo sua gama de produtos com ênfase em sustentabilidade. Prova disso é a coleção que traz três novos designs de bolsas confeccionadas em náilon eco-friendly, produzido a partir de materiais descartados em aterros sanitários e oceanos. As novas peças dão continuidade à longa linhagem de inovação e de artesanato da marca, definida pelo uso de materiais premium para criar bolsas modernas, sofisticadas e leves. Intitulada Signature, a coleção busca se adequar a necessidades diárias e de viagem em três formatos:
• Flap Backpack (R$ 8.550),
• Duffle Bag (foto, R$ 8.850),
• e Sliding Tote (R$ 6.850).
Nas boutiques Rimowa.
DECORAÇÃO
Mesa posta para o natal
Após o sucesso da collab recém-lançada pelo e-commerce de decoração Theodora Home e pela marca de lingerie e homewear La Rouge, da influenciadora Lala Rudge, a coleção de louças Giardino ganha versão festiva, reeditada na cor dourada, perfeita para as comemorações de final de ano. O aparelho de jantar com seis pratos rasos, seis pratos de sobremesa, seis pratos fundos e seis bowls (total 24 peças) sai por R$ 12.598. Mais itens no site theodorahome.com.br.
RELÓGIO
Roger Dubuis e a távola redonda
Partindo da lenda segundo a qual o rei Artur, de Camelot, reunia seus cavaleiros em torno de uma mesa redonda que simboliza a igualdade, a maison Roger Dubuis aplicou o mesmo conceito na criação de relógios, unindo diversas habilidades numa obra-prima que vai muito além da função de mostrar as horas. Apenas 28 destes relógios serão produzidos e o preço só será revelado a clientes que já fazem parte da comunidade de compradores de edições limitadas da maison que criou e patenteou o termo Hyper Horology (hiper-relojoaria, em tradução livre).