Qual o seu mapa de prioridades para 2024?

Crédito: Divulgação

César Souza: "O importante é termos determinação, resiliência, perseverança e foco nas nossas prioridades que sempre devem ser colocadas em um cronograma desafiador, porém exequível" (Crédito: Divulgação)

Por César Souza

Precisamos ir muito além das tradicionais “simpatias” que praticamos na virada do ano, tais como dar sete pulinhos nas ondas do mar ou envolver uma moeda em papel de alumínio e colocar embaixo da toalha da mesa onde a ceia será servida. Precisamos também aposentar a listinha de “decisões de fim de ano”… cujo destino tem sido os escaninhos da memória.

Fruto de intensa convivência em dezenas de empresas com inúmeros acionistas, membros de Conselhos de Administração, CEOs e executivos do C-Level, e até mesmo em decorrência de programas de mentoria com alguns desses dirigentes, ouso propor cinco imperativos para a nossa reflexão, compondo o que poderia ser um Mapa de Prioridades para o ano que se inicia.

1. Cuidar da saúde: Precisamos zelar pela nossa saúde física, mental, emocional e espiritual o que deveria ser uma prioridade óbvia, mas, infelizmente, é sempre negligenciada e relegada a segundo plano até quando o inesperado e indesejado começa a fazer parte da agenda ocupada por outros tópicos. Sabemos que essa dimensão é um pré-requisito essencial para o sucesso em qualquer outro aspecto das nossas vidas.

2. Cuidar da família e amigos: Precisamos investir no relacionamento saudável com a família e os amigos de forma contínua e intensa, pois sabemos que sem uma base sólida na nossa retaguarda é difícil vencer as árduas batalhas que enfrentamos.

3. Cuidar do autodesenvolvimento: Precisamos investir na nossa capacitação todos os dias ao longo da vida, pois o prazo de validade do acervo de conhecimento que dispomos vencerá em pouco tempo. Precisamos nos reinventar, apertar a tecla reset nas nossas competências. Precisamos não apenas nos atualizar e aperfeiçoar cada vez mais nos conhecimentos e habilidades atuais, mas também buscar nos capacitar nas novas competências que a mutante realidade demandará no futuro.

4. Cuidar da cidadania: Precisamos praticar os princípios do ESG não só nos projetos empresariais, mas também no condomínio, no clube, na igreja, na comunidade, no bairro ou na cidade onde vivemos. Precisamos adotar hábitos saudáveis para o meio ambiente; investir em projetos sociais, fazendo algo concreto que demonstre respeito e compaixão pelos menos afortunados; se posicionar pela democracia como forma de governança.

5. Cuidar do negócio e da empresa na qual trabalhamos: Precisamos garantir que esteja claramente definido o propósito da empresa e o posicionamento do seu negócio no mercado. Fundamental ter clareza sobre o nicho de clientes-alvo a quem pretendemos servir; os resultados desejados; a equipe e a estrutura e sobre os valores e o mapa de atitudes que comporão a cultura organizacional, pois esse é o ativo (ou o passivo) que não aparece no balanço das empresas.

Claro que cada um de nós pode ter outras prioridades além dessas aqui relacionadas, como o resgate do equilíbrio financeiro pessoal, a situação patrimonial da família, a busca de novos horizontes profissionais ou a solução de uma adversidade específica das nossas vidas. O importante é termos determinação, resiliência, perseverança e foco nas nossas prioridades que sempre devem ser colocadas em um cronograma desafiador, porém exequível.

Desnecessário enfatizar que as prioridades aqui sugeridas foram colocadas em ordem numérica, mas não necessariamente de importância, o que será naturalmente decorrente das circunstâncias do momento de cada um.

Aproveito para sugerir dar notas de 1 a 9 em cada uma dessas prioridades. Como está você em cada uma delas?

Feliz Ano Novo!

César Souza é fundador e presidente do Grupo Empreenda