Investidor

Bolsa Família no top of minds dos brasileiros

Crédito:  Luis Lima Jr

Bolsa Família: no topo de uma lista de 12 programas ou ações realizadas nas últimas décadas no País (Crédito: Luis Lima Jr)

Por Paula Cristina

O Bolsa Família, lançado em 2003, foi apontado como o programa mais importante para a economia brasileira nas últimas décadas, segundo a Pesquisa Observatório Febraban (Federação Brasileira de Bancos), realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Na segunda colocação aparece o Plano Real. “Isso significa que a estabilidade da moeda juntamente de políticas sociais são ambas valorizadas”, disse o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.

Em uma lista de 12 programas ou ações realizadas nas últimas décadas no País, o Bolsa Família foi apontado por 26% dos entrevistados como o mais importante das últimas décadas, seguido do Plano Real (23%). Seguem-se a abertura da economia para o comércio internacional (15%); o Auxílio Emergencial (9%); e a criação do Brics (5%).

Demais temas, que incluem de Responsabilidade Fiscal a descoberta do Pré-Sal, de Reforma Trabalhista até a Reforma da Previdência e a Reforma Tributária somam 22%. No recorte por perfil, mulheres de baixa renda e jovens escolheram mais o Bolsa Família, homens entre 45 e 59 anos e pessoas com curso superior citaram especialmente o Plano Real.