Marketplace cria facilidades para investir em offshore
Marketplace voltado para aportes internacionais surge como oportunidade para compensar a nova tributação de 15% sobre investimentos fora do País
Especial Onde investir em 2024
Por Celso Masson
Até 2023, os brasileiros que investiam em offshores só pagavam imposto sobre os rendimentos obtidos quando o valor era repatriado. Enquanto permanecia no exterior, o lucro ficava isento. Isso mudou com a nova tributação de 15% aprovada pelo Congresso em novembro passado. A partir deste ano, o imposto deverá ser pago até 31 de dezembro, havendo ou não a transferência do recurso de uma offshore para uma pessoa física no Brasil.
A medida faz parte do esforço do governo para aumentar a arrecadação e aproximar o déficit fiscal de zero ainda em 2024. Com a tributação, porém, os ativos no exterior deixaram de ser tão atraentes como eram no passado. Agora, navegar fora da costa exige mais cautela. Mas não se pode dizer que o vento virou. Um novo marketplace voltado para aplicações no exterior promete ser um porto seguro para quem planeja investir em offshore.
A iniciativa é de uma empresa brasileira, a Velvet, especializada na compra e venda de participações em empresas de tecnologia de alto potencial, em parceria com a norte-americana Templum, corretora com sede em Nova York que possui um sistema de negociação alternativa (ATS, na sigla em inglês) aprovado para negociar títulos privados em 53 estados e territórios dos EUA. O público-alvo é de investidores globais de alta renda, além de family offices. A meta da plataforma é facilitar US$ 250 milhões em transações ainda em 2024.
Para o fundador e CEO da Velvet, Carlos Naupari, o objetivo da parceria com a Templum é dar a investidores acesso a ações de empresas como SpaceX, de Elon Musk, e OpenAI, que está liderando a revolução em inteligência artificial com produtos como o ChatGPT.
“São empresas capazes de trazer retornos excepcionais para os investidores”, afirmou. As aplicações serão viabilizadas pela Templum One, sistema operacional que simplifica o acesso a ativos alternativos. “A solução conecta emissores, investidores, custodiantes, agentes de transferência e outros stakeholders do setor”, disse Naupari.
O marketplace traz uma lista de informações detalhadas sobre cada um dos ativos disponíveis e o processo de compra é feito com poucos cliques. O tíquete mínimo para os investimentos é de US$ 100 mil.
Blindagem e sucessão
Embora a plataforma de investimento lançada pela Velvet com a Templum possa ser considerada um atalho para aplicações offshore de brasileiros, não se trata de uma assessoria para quem busca abrir uma empresa no exterior ou criar um trust offshore, expedientes usados com frequência para blindar grandes fortunas ou para reduzir o impacto fiscal em caso de sucessão de bens.