O crescimento sem parada da Estapar
Com receita recorde por cinco trimestres seguidos, líder em operações de estacionamento no Brasil vê volume se aproximar aos de 2019
Por Angelo Verotti
As redes de estacionamento no Brasil tinham apenas uma funcionalidade até tempos atrás: disponibilizar vagas aos clientes nos estabelecimentos parceiros, como shoppings, aeroportos e hospitais. Mas diante do avanço da mobilidade urbana e do crescimento dos projetos voltados à sustentabilidade as empresas responsáveis por gerenciar esses espaços se viram obrigadas a acompanhar o desenvolvimento do segmento. No caso da Estapar, líder em operações de estacionamento no Brasil, a transformação envolve pacote de serviços por meio do aplicativo Zul+ que incluem de reserva de vaga até a contratação de seguros, como revelou à DINHEIRO o CEO Emílio Sanches. O foco este ano está em ampliar a jornada on-line dos clientes. “Atualmente, 4,5 milhões de pessoas utilizam o Zul+, a nossa plataforma digital. Queremos dobrar esse número”, disse o executivo. “No último trimestre [terceiro do ano passado] 16% da receita de R$ 350 milhões vieram através da jornada digital.”
Com 670 operações em 80 cidades, além de 460 mil vagas sob administração, a companhia planeja implementar série de iniciativas ao longo do ano com a intenção, também, de acelerar a retomada das operações no pós-pandemia.
Apesar de os números referentes ao quarto trimestre do ano passado não terem sido divulgados, a estimativa é por um crescimento de ao menos 20% nos negócios em comparação a 2022, quando a receita líquida atingiu o recorde de R$ 1,1 bilhão. O montante foi superior, inclusive, ao de 2019 (R$ 1 bilhão), antes do advento da Covid. Um alívio para quem viu o faturamento despencar para R$ 649 milhões em 2020, em meio à crise de saúde.
A empresa computou até setembro do ano passado cinco trimestres consecutivos de receita recorde – no terceiro, além do faturamento líquido de R$ 350 milhões, o lucro bruto, de R$ 95,9 milhões, foi o mais alto pelo terceiro trimestre seguido, e o Ebitda, de R$ 65,3 milhões, também foi recorde para terceiro trimestre.
Durante 2023 foram inauguradas 65 operações, marca nunca alcançada, sendo que 18 delas ocorreram entre julho e setembro. Mas há espaço para muito crescimento, segundo o executivo, que tem 13 anos de empresa e assumiu o cargo em dezembro de 2022. “A expectativa para 2024 é muito forte”, disse Sanches.
Em termos de volume, a empresa vê a retomada acelerada em setores como hospitais, shoppings, edifícios comerciais e aeroportos. “Estamos apenas 5%, 6% abaixo do que tínhamos antes da pandemia. Em arenas, por exemplo, com muitos eventos e shows sendo realizados, já [a situação] normalizou”, afirmou o executivo. A Estapar atende mensalmente aproximadamente 9 milhões de clientes.
SERVIÇOS
Depois da implantação de postos de carregamento para carros elétricos em muitos ativos, a Estapar intensifica as iniciativas para disponibilizar outros serviços dentro de estacionamentos. A empresa tem fortalecido parcerias para oferecer, por exemplo, locadora de carros e postos de lavagem. Mas o foco maior está na digitalização, em disponibilizar serviços complementares ao motorista.
“A gente adquiriu uma empresa chamada Zul+ e, hoje, todos os clientes Estapar já podem fazer uma reserva de vaga, pagar estacionamento e débitos regulares [IPVA, licenciamento e multa] e contratar seguro por meio da nossa plataforma digital”, disse ele. Outros serviços ficarão disponíveis durante a temporada. “Queremos fechar a cadeia de o cliente estar na Estapar. Fazer também o financiamento ou venda de um carro, marcar uma manutenção.”
PORTFÓLIO
As operações da Estapar incluem a gestão de estacionamentos em diversos segmentos. Além do aeroporto de Viracopos, em Campinas, a companhia atua na administração do estacionamento do Allianz Parque, arena do Palmeiras, e do Shopping Center Norte. “São pelo menos 100 hospitais, 150 edifícios comerciais, 20 universidades, além de arenas [Fonte Nova, em Salvador]”, disse o executivo. “O bom de ter centenas de operações é que eu posso estar em todos os lugares.”
Além disso, a empresa também opera vagas rotativas em 23 cidades, como a Zona Azul de São Paulo, com 54 mil vagas. A concessão começou em 2020 e tem validade por 15 anos. O modelo que envolve ainda cidades como São Bernardo do Campo e Santo André representa 15% da receita anual da Estapar. “Está um pouco abaixo do que nós esperávamos. Mas a gente está avançando devagarzinho.” Parar, no entanto, jamais. Isso é algo restrito apenas aos veículos estacionados nos ativos administrados pela empresa.