Alta no crédito de reciclagem no Brasil
Por Sérgio Vieira
No momento em que o Brasil avança para estabelecer regras para o mercado de crédito de carbono, outra oportunidade de solução ambiental que vem crescendo rapidamente é a do mercado de crédito de reciclagem. Os programas funcionam por meio de rastreabilidade e nota fiscal, confirmando, assim, a destinação das embalagens recicladas.
Cada tonelada recuperada se transforma em um crédito, homologado pelo governo federal. Criada em 2015 para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Ambipar Environment tem conseguido ampliar as metas de atuação nesse mercado, principalmente a partir de 2021, com a aprovação, de fato, da política de crédito de reciclagem. Em 2022, conseguiu comprovar a reciclagem de 33 mil toneladas. No ano passado, dobrou de tamanho. A expectativa é chegar a 200 mil toneladas em 2026.
“A política nacional de resíduos é um instrumento de inclusão social, de renda e de recuperação de material”, disse à DINHEIRO Maíra Pereira, diretora da Ambipar Environment. Mas há dores que precisam ser tratadas: 63% dos municípios não têm nenhum tipo de coleta seletiva e metade das cidades no Brasil ainda descarrega materiais em aterros. E aí que está problema, já que, sem um trabalho regularizado, não há nota fiscal para venda desse crédito em parte do País.
“O grande esforço da Ambipar é acelerar o desenvolvimento das cooperativas, orientar os municípios para implementação da coleta seletiva e organizar essa cadeia da economia circular. Por isso é importante estruturar a base”, afirmou a executiva. “No setor privado, há uma regra clara. As empresas precisam recuperar, em 2024, 30% das embalagens que colocam em circulação e, até 2040, 50%. O caminho é conhecido. Só é preciso que seja trilhado de forma correta.”
CONSCIENTIZAÇÃO
Celular mais sustentável
Pesquisa realizada por VTrends, hub de pesquisa e insights da Vivo, mostra que 47% dos brasileiros entrevistados acreditam que a preservação da Amazônia vai se tornar ainda mais relevante no ano de 2024. O levantamento também aponta que 67% acreditam que a temperatura ao redor do mundo vai aumentar e 31% estão dispostos a contribuir mais para o combate às mudanças climáticas, seja por meio do descarte correto de aparelhos eletrônicos (39%) ou da compra de produtos mais sustentáveis e biodegradáveis (33%). Para auxiliar os consumidores a tomarem uma decisão de compra consciente, a Vivo disponibiliza o selo Eco Rating, que avalia os smartphones seguindo parâmetros de sustentabilidade.
INCLUSÃO RECONHECIDA
Dignidade à comunidade trans
A política de diversidade e inclusão do grupo L’Oréal no Brasil tem gerado reconhecimento e premiações. Em parceria com a Teleperformance, líder mundial na gestão de relacionamento com o consumidor, a companhia recebeu o prêmio da 4a edição do GEEIS SDG Trophy, em Paris. O reconhecimento à L’Oréal foi dado pelo projeto Transforma, que garante mais visibilidade e benefícios à comunidade trans no Brasil e que promove igualdade de gênero dentro do mercado de trabalho. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), estima-se que apenas 4% da população de mulheres trans e travestis brasileiras possuam emprego formal. “Queremos mudar esse cenário e aumentar a quantidade de pessoas trans em empregos formais no mercado de trabalho. É o nosso compromisso. De acordo com o Censo da L’Oréal, hoje 1,6% da nossa comunidade interna se autodeclara pessoa trans, mas queremos que esse número cresça gradualmente e para isso temos trabalhado com o Projeto Transforma além de outras ações no paralelo”, disse Márcia Silveira, head de Diversidade, Equidade e Inclusão do grupo L’Oréal no Brasil.
PRÁTICAS AMBIENTAIS
Uma hospedagem ESG
O Novotel Itu Golf & Resort alcançou, em 2023, uma marca importante relacionada às suas práticas ambientais. Em um ano, a unidade da rede hoteleira no interior de São Paulo conseguiu eliminar a utilização de plásticos de uso único, evitando o descarte de 215 mil unidades de garrafas pet e copos plásticos, que impactariam negativamente o planeta. “Em um mundo onde a sustentabilidade se torna essencial, o Novotel orgulha-se de apresentar seus resultados das iniciativas primordiais, como reutilização de água, queimador a biomassa e ações sociais”, disse Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu. Também foram tratados e reutilizados 4 milhões de litros de água em descargas sanitárias e irrigação de jardim. O complexo opera com 100% de energia proveniente de fontes renováveis, além de 200 placas solares para aquecimento de água. “Não estamos apenas reduzindo impactos negativos ao meio ambiente, mas também moldando o futuro responsável que todos ansiamos”, afirmou.
LOGÍSTICA REVERSA
Uma ideia iluminada
Há sempre uma luz no fim do túnel. Entidade que atua no gerenciamento da destinação correta de lâmpadas que contêm mercúrio, a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus) fechou 2023 com a marca de 37,4 milhões de lâmpadas fluorescentes coletadas desde 2017 e mais de 3,8 mil pontos de entrega espalhados pelo País nesse período. Por meio da educação ambiental, a organização realizou, no ano passado, o programa Reciclus Educa, com mais de 100 mil cartilhas distribuídas a crianças e jovens, além da capacitação de 400 professores. “Com a adoção de práticas de destinação ambientalmente correta de lâmpadas, contribuímos para a redução da extração de novos recursos naturais, promovendo a economia circular e a preservação do meio ambiente”, disse Natalia Fochi, coordenadora de Sustentabilidade e Logística da Reciclus. Em 2024, o objetivo é ampliar o trabalho de conscientização, com expectativa de distribuição de materiais educacionais para pelo menos 300 mil pessoas, incluindo adultos.