Negócios

Dell Anno inaugura loja de US$ 2 milhões em Nova York

Marca brasileira de móveis planejados expande atuação nos Estados Unidos com a primeira flagship na Big Apple. Grupo Unicasa visa compensar volatilidade do mercado no Brasil

Crédito: Divulgação

Unidade na Big Apple fica próxima da 5ª AVENIDA e tem no portfólio produtos para residências e mercado corporativo (Crédito: Divulgação)

Por Angelo Verotti

A Dell Anno é referência em móveis planejados no Brasil. Em quase 40 anos de existência a marca adquiriu know how que a credenciou a expandir os negócios ao mercado internacional. Como parte da estratégia, a bandeira pertencente ao Grupo Unicasa Móveis, também detentor da New e da Casa Brasileira, inaugurou uma loja própria em Nova York, movimento similar ao realizado em Miami.

É o décimo ponto de vendas da Dell Anno nos Estados Unidos, onde são operados, em sua maioria, com parceiros locais no modelo de lojas autorizadas. Um mercado de US$ 20 bilhões anuais. A empresa também possui canais de exportação para América do Sul, América Central, Europa, África e Oriente Médio, por meio de mais de 30 showrooms. “Apenas o investimento na flagship em Nova York chegou a US$ 2 milhões”, afirmou à DINHEIRO Gustavo Dall’Onder, presidente da Unicasa.

O aporte é considerável diante da receita líquida de R$ 192 milhões — ou US$ 38,4 milhões na cotação do dia 30 de setembro — acumulada nos nove primeiros meses do ano passado, uma queda de 13% na comparação a 2022.

Os números do último trimestre ainda não foram divulgados. Os resultados do intervalo entre julho e setembro, segundo a Unicasa, acabaram afetados pelo atraso na entrega de imóveis pelo Brasil, além de os consumidores terem postergado a execução das etapas da sua obra em virtude de um cenário econômico mais restrito em termos de crédito.

(Roberto Maola)

A expectativa, no entanto, é de avanço nos negócios este ano, puxado principalmente pelo desempenho no mercado norte-americano, que em seis anos de operações já representa 13,5% do faturamento — o restante do mercado internacional é responsável por 1,5%.

Apesar de 1,9 milhão de brasileiros residirem nos Estados Unidos, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o público-alvo da Dell Anno são os norte-americanos.

A estratégia é compensar a queda de receita no mercado brasileiro diante da volatilidade da economia. “Colocamos o seguinte na nossa cabeça: vamos fazer um negócio lá fora de tal maneira que, quando o Brasil estiver bom e o dólar ruim, eu não perco dinheiro [nos Estados Unidos]. Posso até não ganhar’”, afirmou Dall’Onder. “E quando o Brasil estiver ruim e o dólar for subir, eu ganho dinheiro fora.”

(Roberto Maola)

Com a inauguração da primeira flagship na Big Apple, o executivo acredita que a Dell Anno vai conseguir capturar duas coisas.
Primeiramente, efeito de marca. “Estamos em uma boa localização, onde está o polo de decoração da ilha de Manhattan. Uma região muito bacana, o que nos ajuda bastante”, disse o presidente.
E a segunda, a expectativa de que seja uma flagship sustentável. “Que tenha negócios suficientes para se manter economicamente no azul, por si só.”

A nova unidade está estrategicamente localizada em Manhattan, na 36W 25th St, entre a 5ª e a 6ª avenidas. Tem 350 metros quadrados, além de ser a primeira loja de rua brasileira do segmento de móveis planejados na cidade. “Estamos entusiasmados com esta nova abertura. Essa expansão representa um passo significativo em nossa jornada internacional. Estamos certos de que isso trará ainda mais experiência para continuarmos nossa operação no Brasil”, afirmou Dall’Onder, ao destacar que, embora tenha potencial econômico similar, a loja própria de Miami está situada em shopping. “E a flagship de Nova York é mais imponente.”

SOLUÇÕES PERSONALIZADAS

Com portfólio diversificado, a operação da Unicasa nos Estados Unidos se concentra especialmente em atender as necessidades de quem busca soluções personalizadas para ambientes residenciais com foco em single family, assim como o mercado corporativo.

A marca oferece ainda uma linha exclusiva desenvolvida para o mercado estadunidense que também estará disponível para o público brasileiro a partir de maio deste ano.

Gustavo Dall’Onder presidente da Unicasa Móveis (Crédito:Divulgação)

“Estamos em uma boa localização, onde está o polo de decoração da ilha de Manhattan, o que nos ajuda bastante.”
Gustavo Dall’Onder presidente da Unicasa Móveis

A abertura da unidade em Nova York acompanha uma mudança de cultura de muitos norte-americanos. Segundo o presidente, esse processo teve início nas regiões litorâneas do país, em locais como Flórida, Miami e a própria Nova York. “Poucos anos atrás eles gostavam muito daquela cozinha estilo colonial, com mais madeira. Agora têm começado a aceitar o estilo mais moderno, mais europeu, mais italiano, que é o nosso produto. Que o brasileiro consome”, afirmou o executivo.

Os produtos são fabricados no Brasil e transportados via marítima à América do Norte, onde a mão de obra local, especializada, fica responsável pela montagem.

A linha de produção da Dell Anno abrange mais de 50 mil metros quadrados com uma planta totalmente robotizada e responsável pela produção de 180 mil módulos de móveis por mês.

A empresa realiza desde 2022 um investimento de R$ 100 milhões na modernização do parque fabril, o que vai permitir que o grupo entregue 100% da demanda. Seja no Brasil ou no exterior. Faça a sua escolha.