Veloe tem pressa de crescimento
Por Hugo Cilo
Uma das principais empresas de meios eletrônicos de pagamento de pedágio do País, a Veloe atingiu faturamento de R$ 5,4 bilhões no ano passado, alta de 20% sobre 2022. Mas o bom resultado não vem só dos tags que abrem cancelas. Mais de 65% da receita da companhia veio da gestão de frotas, com a submarca Veloe Go, que oferece serviços que vão de abastecimento automatizado a manutenção e telemetria de caminhões e ônibus, por exemplo. “Somos conhecidos pelos tags de pedágio, mas essa é a divisão que responde pela menor fatia dos nossos resultados”, afirmou André Turquetto, diretor-geral da Veloe e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam). A empresa, que tem como sócios Bradesco e Banco do Brasil, conseguiu tirar mercado das concorrentes Conectcar (Itaú) e Sem Parar (CCR) principalmente com sua estratégia white label. Com isso, passou a ter em sua plataforma tags de outros bancos, como BTG Pactual, Banrisul e C6 Bank. “Em 2023, com a expansão do white label e vencimento da gratuidade promocional de 24 meses, que lançamos em 2021, nossa margem operacional cresceu 43%”, disse o executivo. Para este ano, o plano é acelerar a oferta de serviços. Turquetto afirma que o veículo está se consolidando como uma carteira digital de pagamentos, já que é utilizado em estacionamentos, pedágios, lava-rápido, drive-thru, valet e tributos (como IPVA e licenciamento). “Com os tags sendo devices de pagamento, queremos avançar como um superapp de tudo que envolve os veículos”, disse. “Vamos trabalhar muito em 2024 para garantir o ritmo de crescimento.”
Alexa, é fraude?
Para aumentar a segurança das transações e melhorar a experiência dos consumidores, o Banco BMG decidiu implementar um sistema de biometria de voz para operações via WhatsApp. Como uma espécie de Alexa dos bancos, a solução da Minds Digital, startup pioneira em biometria de voz no Brasil, diz ter prevenido mais de R$ 60 milhões em fraudes. “Nos últimos quatro anos, a biometria de voz evoluiu bastante, tornando o processamento dos dados mais rápido e trazendo resultados com mais acuracidade”, afirmou o CEO da Minds Digital, Marcelo Peixoto. “Além disso, lançamos novos algoritmos de inteligência artificial para detecção em tempo real de ataques por deepfake e replay ataque.”
A multiplicação dos peixes
A recuperação do mercado de proteína em 2023 ajudou a empresa catarinense Komdelli, adquirida no ano passado pela gigante de pescados Frumar, a crescer 25% seu faturamento na comparação com o ano anterior. As vendas totais superaram R$ 500 milhões, segundo o diretor-geral Éderson Krummenauer. Neste ano, quando vai começar a exportar para EUA, Emirados Árabes Unidos, China e África do Sul, o faturamento deve crescer 20%, alcançando R$ 600 milhões. “Nosso plano é exportar 10% da produção neste ano e 20% em 2025”, afirmou.
Convênios médicos que fazem mal à saúde
Muitos planos de saúde têm causado gastrite e dor de cabeça em seus clientes. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as reclamações de usuários de planos de saúde tiveram crescimento de 49,7% nos primeiros dez meses de 2023. Segundo a agência reguladora, o número de reclamações assistenciais e não assistenciais em 2023 superou os três anos anteriores em todos os meses do ano e chegou ao maior patamar em agosto, com 36.799 notificações de usuários dos planos de saúde. As reclamações referentes à assistência dos planos somaram 82,7% das notificações registradas pela agência até outubro.
“O Max [presidente da Enel] me mandou um WhatsApp dizendo que tinha 800 equipes nas ruas. Mentira, é mentira. Ele é mentiroso.”
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, ao criticar o presidente da Enel, Max Xavier Lins, pelos problemas na distribuição de energia na cidade durante a tempestade da quarta-feira (10)
Jogada de R$ 100 bi
O mercado de apostas esportivas e de cassinos on-line vai faturar mais de R$ 100 bilhões nos próximos três anos com a lei que regulamenta o segmento. Os valores deverão impulsionar a área de turismo, que prevê 500 lançamentos em hotelaria só em 2024. A projeção é da Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) e do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-Cema). A expectativa do diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, é de que a maioria dos novos empreendimentos criem mais pontos de apostas. Em troca, eles receberão participação das bets. Nesse caso, a fatia poderia alcançar de 1% a 15% do faturamento total do estabelecimento.
O legado de Marília Mendonça
A grife brasileira Océane, especializada em produtos de maquiagem e skincare, fechou 2023 com alta de 40% no faturamento, com R$ 250 milhões. Parte do sucesso da marca, segundo o CEO e fundador Michel Chehaibar, foi a boa exposição da marca com as embaixadoras Marilia Mendonça e Larissa Manoela. A cantora sertaneja havia feito uma collab para Océane, antes da sua morte em 2021, que foi renovado graças a um acordo com a família da cantora. “O principal desejo da Marília, desde o início, foi de que a coleção tivesse total sinergia com ela e seus fãs”, disse Chehaibar.