Duke Beach Hotel, em SP: exclusividade e luxo à beira-mar
Inaugurado em 2023 com apenas sete suítes de frente para a praia de Maresias, Duke Beach Hotel planeja quadruplicar tamanho sem perder o charme
Por Celso Masson, de São Sebastião (SP)
O havaiano Duke Kahanamoku entrou para a história como criador do surfe moderno. Talvez nem tão moderno assim, já que seu apogeu como atleta se deu no início do século passado. Exímio nadador, ele brilhou em diversos Jogos Olímpicos, entre 1912 (Estocolmo) e 1924 (Paris). Conquistou um total de cinco medalhas, sendo três de ouro e duas de prata. Ao abandonar as competições em piscina, dedicou-se a promover mundialmente o surfe por meio do cinema. Bem antes de Elvis Presley, ele tornou o Havaí sinônimo do esporte e ajudou a definir o lifestyle do surfe com sua própria grife de roupas. Décadas depois da morte de Duke, ocorrida em 1968, um empreendimento hoteleiro no litoral norte paulista homenageia o pai do surfe: Duke Beach Hotel Maresias.
Inaugurado em 2023 com apenas sete acomodações, além de spa, restaurante e uma bela piscina à beira-mar, o hotel ganhará este ano um anexo quatro vezes maior. Mas é nesta temporada de verão que ele pretende se firmar como um destino de luxo para casais em busca de conforto, privacidade e experiências de praia.
A escolha do nome também se deve ao fato de Duque ser sobrenome da família de investidores que adquiriu o último terreno pé na areia disponível para um hotel desse porte em Maresias.
A praia pertence ao município de São Sebastião (SP) e já foi sinônimo de balada nos áureos tempos da casa noturna Sirena, inaugurada em 1993. Ficou ainda mais conhecida pelo surfe depois que Gabriel Medina, nascido e criado ali, conquistou seu primeiro título mundial.
Com ondas perfeitas, casas de alto padrão e uma ótima oferta gastronômica, só faltava mesmo um hotel excepcional. E para tornar esse sonho realidade, os irmãos Duque contrataram o consultor independente Heiko Obermüller. Nascido em Munique, na Alemanha, ele rodou o mundo trabalhando em hotéis desde a Tailândia até o Ceará antes de se fixar definitivamente em Ilhabela (SP), onde comandou o sofisticado DPNY e a pousada de charme Éden.
CROISSANTS
Envolvido desde o início no projeto do Duke Beach, ele cuida de todos os detalhes, desde a contratação da equipe e dos fornecedores de alimentos e bebidas até a posição em que a colher deve estar ao lado da xícara de café. Também se envolve na programação de atividades para os hóspedes, de campeonatos de beach vôlei até clínicas de surfe com veteranos do esporte.
“Apesar de termos enfrentado um ano repleto de obstáculos, incluindo o maior desastre natural da região (em fevereiro de 2023), nossos investidores se mantiveram resilientes”, disse Obermüller. “Temos experimentado um crescimento mensal sustentável em ocupação.”
Hoje, a diária média está em R$ 1.950. “Com a abertura da fase dois, prevista para julho, planejamos melhorar nossa infraestrutura e logística para assegurar o fornecimento de produtos de alta qualidade que não estão disponíveis localmente, como os croissants da Bridor e as massas da Pissani”, afirmou.
A aposta dos sócios na expansão do empreendimento, que ganhará mais 26 acomodações, se explica por uma mudança de comportamento. Diferentemente do que ocorreu em décadas passadas, quando famílias residentes em grandes centros urbanos procuravam terrenos para construir casas na praia, hoje muitos preferem ter toda a comodidade de um hotel de luxo, com o melhor serviço, pagando pelo uso e não mais pela propriedade.
Para atender a esse novo anseio, um dos desafios é encontrar mão de obra local comprometida. Mas até para isso Obermüller tem uma solução: “Adquirimos uma pousada desativada e lançaremos uma campanha nacional inovadora, oferecendo moradia para profissionais das grandes cidades, com o intuito de elevar ainda mais o padrão de nosso hotel e nos diferenciar no mercado.” A ambição dos sócios é oferecer serviços dignos do selo Relais & Châteaux, referência mundial em hospitalidade de luxo.