Contratação de estagiários negros cresce 46% ao ano, mostra estudo
Por Sérgio Vieira
Que o espaço para negros no mundo corporativo brasileiro ainda é muito restrito, isso não é segredo para ninguém. Mas há um avanço que precisa ser destacado: entre 2018 e outubro de 2023, o salto no volume de contratações de estudantes pretos e pardos para vagas de estágio foi de 327%, o que representa um crescimento anual médio de 46%.
É o que revela a terceira edição do Mapeamento dos Estagiários Negros no Brasil, levantamento feito pela Companhia de Estágios, empresa que oferece soluções de recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes.
O estudo tem como base 10.378 universitários negros contratados nos últimos cinco anos. As áreas que mais empregaram foram engenharia (construção civil), recursos humanos, marketing, operações e comercial. “As iniciativas focadas em inclusão racial se firmaram no mercado de estágio brasileiro e as empresas não estão apenas atraindo estudantes negros para os seus processos seletivos de forma pontual, mas de forma contínua”, disse Tiago Mavichian, CEO e fundador da Companhia de Estágios. “Conhecer bem o perfil dos talentos negros no País tem sido fundamental nesse processo de inclusão para que as empresas direcionem suas estratégias de atração e seleção de talentos.”
Atualmente, 57% dos estagiários pretos e pardos são mulheres, moram no Sudeste (79%) e têm idade média de 23 anos, faixa etária similar à de estagiários brancos, com 22 anos. Se no topo da pirâmide a presença de negros ainda é pequena, é possível que, nos próximos anos, a partir deste cenário, a realidade seja bem diferente. E mais em linha com o mundo real.
BENEFÍCIOS CORPORATIVOS
Plataforma converte exercícios em doações
Pesquisa realizada pela startup Betterfly, junto à consultoria Critéria, identificou que seis em cada dez colaboradores consideram que o ambiente de trabalho no qual estão inseridos não é bom. E 67% não se sentem reconhecidos. O estudo ouviu 3 mil funcionários de empresas de Argentina, Brasil, Colômbia, México e Peru. A Betterfly, que em setembro completa três anos de operação no Brasil, trabalha para mudar esse cenário. O trabalho da companhia, que nasceu no Chile e se tornou, em fevereiro de 2022, o primeiro unicórnio (com avaliação de US$ 1 bilhão) social da América Latina, envolve oferecer esse pacote de benefícios a empresas. Na prática, ela transforma exercícios dos funcionários em doações, em um modelo ganha-ganha. “Para alguém que corre, por exemplo, o aplicativo computa esse treino e converte em moeda virtual. Isso te garante um seguro de vida dinâmico e a oportunidade de escolher uma causa para garantir doação a uma ONG”, disse à DINHEIRO João Kohn, diretor geral da Betterfly no Brasil. A missão é chegar a 300 milhões de pessoas impactadas até 2030 nas operações no mundo. “A minha pauta para 2024 é gerar um ambiente em que as gerações possam coexistir.” E ainda ajudar as pessoas. Uma pauta absolutamente ESG.
ÁGUA PURA PARA TODOS
Uma solução para a onda de calor
A atual onda de calor no Brasil e a previsão de alta da temperatura nos próximos anos têm trazido a necessidade da busca por inovações tecnológicas que contribuam com o consumo e acesso de água. Nesse sentido, a Purificatta, empresa que nasceu em 2011 em Marau (RS), tem se tornado parceira das principais marcas do país para proporcionar água pura à população. Por meio do programa social Água Pura Para Todos, a empresa tem conseguido ajudar a minimizar o impacto de um dos momentos mais difíceis de parte da população brasileira, principalmente no Norte e Nordeste. Hoje são 450 máquinas em operação, com mais de 100 mil litros de água purificada por dia. “Com o projeto realizamos uma das principais missões da empresa, que é levar água potável para quem realmente precisa. Em 2024 nós pretendemos instalar mais de 200 máquinas em áreas públicas que sofrem com a seca e água contaminada”, disse Rafael de Souza, gestor comercial e porta-voz da Purificatta.
REFLORESTAMENTO
Uma ação para reduzir emissão de CO2
Uma realidade ambiental difícil de aceitar: 82% das mais de 2 mil espécies de árvores exclusivas da Mata Atlântica sofrem hoje algum grau de ameaça de extinção. Diante desse quadro, o setor empresarial tem criado iniciativas para promover a conservação do meio ambiente e o reflorestamento. Nesse sentido, a Jungheinrich Brasil, uma das líderes em intralogística no mundo, vem desenvolvendo o programa Meio Ambiente em Dobro, com o objetivo de atuar na redução de CO2. Para cada máquina a combustão substituída por uma elétrica, a empresa planta 30 árvores, e para cada equipamento elétrico novo comprado ou alugado, são plantadas mais cinco. Com mais de R$ 500 mil investidos e em parceria com a Associação Copaíba, a campanha já garantiu o plantio de 13.495 árvores e já poupou outras 459.660. “Para os próximos anos, queremos contribuir para a neutralidade climática com emissões net zero nos escopos 1 e 2, aumentar para 80% o volume de compras de fornecedores sustentáveis e reduzir recursos e consumo de água”, disse Lauro Carvalho, head de marketing e treinamento Latam da Jungheinrich Brasil.
FONTE DE NUTRIENTES
Quinoa para estimular a pele
Em um processo de pesquisa inédito no mercado, a Nativa SPA, do Boticário, é a primeira marca do mundo a utilizar o óleo de quinoa puro em produtos corporais para estimular a produção de colágeno na pele. O trabalho realizado internamente para entender a eficácia e potência do grão, que é uma fonte de nutrientes, proteínas e com alto poder antioxidante, começou em 2015. O método exclusivo de extração vai garantir ao consumidor um produto que é 530 vezes mais nutritivo que o óleo de coco, muito utilizado em cosméticos. “Buscamos constantemente inovar e entregar os melhores produtos para nossos consumidores, que estão cada vez mais antenados e buscando por diferenciais. Tratamos de tecnologia propulsora para criar produtos e soluções que conectam, de fato, alquimia e paixão”, disse Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D do grupo Boticário.