Uma generosa escola de R$ 1,2 bilhão
Por Hugo Cilo
A rede de escolas KNN Idiomas, do empresário mineiro Reginaldo Boeira, superou a marca inédita de R$ 1,2 bilhão em faturamento no ano passado. Com mais de 1 mil unidades — 200 delas inauguradas nos últimos 12 meses — a empresa investiu cerca de R$ 40 milhões para expandir suas operações em todo o País. Parte da expansão ocorreu de dentro para fora. Boeira ajudou quase 100 funcionários a lançarem sua própria escola da KNN pelo formato de franquia. “O sucesso é um ciclo de apoio mútuo. Quando investimos nas pessoas e em seus sonhos, a gratidão retorna para a marca”, afirmou o empresário. Com sede em Balneário Camboriú (SP), a KNN destinou entre R$ 60 mil e R$ 750 mil para ajudar os funcionários a se tornarem donos do próprio negócio. Hoje, a empresa emprega 16 mil pessoas. Para os colaboradores que não viraram patrões, Boeira criou um programa de treinamento voltados às áreas pedagógicas, comerciais, administrativas e de retenção de talentos.
Minha casa em 3D em 48 horas
Minha Casa Financiada (MCF), empresa especializada no setor imobiliário, projeta fechar o ano com faturamento de R$ 1,8 bilhão, com a construção de 2 mil casas em todo o Brasil. Parte das vendas, na avaliação do CEO, Vinícius Motta, virá do primeiro robô de impressão de casas em 3D do País. A MCF é a única representante na América Latina que poderá usar a máquina e investiu R$ 5,5 milhões na solução. O robô de impressão 3D deve chegar ainda no primeiro semestre e já tem uma fila de espera na cidade de São Paulo. “A impressora 3D poderá imprimir uma casa de até 200m² em até 48 horas”, afirmou.
Pedágio mais barato
A Edenred, empresa de tecnologia em mobilidade, dona das marcas Ticket Log, Edenred Repom e Greenpass (Taggy) no País, alcançou R$ 15 milhões em economia de pedágio para seus clientes em 2023, segundo a diretora Clara Le Bail. O valor é referente ao Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% destinado a motoristas que têm tag de pedágio em seus veículos. O abatimento é determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aplicado pelas agências reguladoras estaduais em cerca de 100 praças de pedágio no Brasil. “É uma ferramenta para incentivar o uso de tags. Acreditamos que descontos maiores são necessários para acelerar o movimento, especialmente para veículos de passeio”, disse.
“Os investimentos em energia eólica offshore no brasil podem atingir R$ 300 bilhões nos próximos 30 anos.”
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras
A grande aposta elétrica da Indigo
A Indigo, líder mundial na gestão de estacionamentos, está investindo na instalação de carregadores elétricos por meio de parcerias com empresas privadas. Cerca de 240 equipamentos já foram inseridos em operações da Indigo em todo o país e até o final de 2025, 700 estarão disponíveis para os usuários, segundo Thiago Piovesan, CEO da Indigo Brasil. “Quando disponibilizamos carregadores em nossos estacionamentos, estamos contribuindo para a expansão da mobilidade elétrica e para a melhoria do ambiente das cidades”, afirmou.
Próximo destino: novo emprego nos EUA
Qualidade de vida, salários competitivos, educação e segurança são alguns dos motivos que levam brasileiros a se mudar para os Estados Unidos. Mas nenhum deles, para a grande maioria dos imigrantes brasileiros, vence a questão das oportunidades de trabalho. Levantamento da Mooving Global, empresa especializada em assessoria imigratória, mostra que no ano passado os salários chegaram a até dez vezes mais que no Brasil, principalmente na área de saúde. “Somente em 2023, notamos um crescimento exponencial na procura do visto EB-2 NIW por profissionais brasileiros considerados altamente qualificados”, disse a diretora-executiva da Mooving Global, Isabella de Cillo Medeiros. Com esse apelo, ela acredita que o número de pedidos de vistos americanos vai dobrar em 2024. “Para se ter uma ideia, já para o primeiro semestre deste ano estamos com 90% da nossa meta de clientes atingida.”
Foco na média empresa
De olho nas médias empresas, carentes de cartilhas de gestão voltadas exclusivamente para seus desafios, a consultoria Auddas criou o programa Jornada do Empreendedor, com o objetivo é oferecer informação e ferramentas para o médio empresário. “O maior desafio é reconhecer em que etapa a empresa está e o que é preciso para avançar”, afirmou Julian Tonioli, sócio-fundador e CEO da Auddas. O potencial é promissor, mas a Auddas não estará sozinha no segmento das médias empresas. Embora as grandes consultorias, como E&Y, Deloitte, KPMG e PwC não tenham o médio empresário como foco principal, a consultoria Falconi tem até uma divisão de negócio específica para esse nicho, a Mid Falconi. A disputa promete.