Aposta humanizada no setor de pesquisas

Crédito: Divulgação

Empresária e executiva Lorë Kotínski: pesquisas eleitorais pedagógicas (Crédito: Divulgação)

Por Hugo Cilo

Depois de superar a saraivada de críticas e de questionamentos nas últimas eleições presidenciais, o segmento de pesquisas de mercado e política dá a volta por cima e até ganha novos players. A mais recente empresa do setor é a InnQuest, braço da LLK Consulting e sob comando da empresária e executiva Lorë Kotínski. Sem uso de mensagens automáticas e robôs, a empresa se propõe a coletar dados apenas presencialmente ou por telefone. O InnQuest, segundo ela, nasceu da necessidade de oferecer ao mercado brasileiro análise precisa de dados para o crescimento de vendas das empresas e a melhoria do planejamento de políticas públicas, além de contribuir para estratégias de marketing político. “Queremos contribuir não apenas para empresas e políticos, mas para que a população conheça mais da sua realidade, seja ela econômica e social ou eleitoral”, disse Lorë. Todas as pesquisas elaboradas pelo InnQuest passam por planejamento estatístico e utilizam dados oficiais de censo para traçar as amostras. Sua base de dados está registrada na Justiça, como determina a Lei Geral de Proteção de Dados. As primeiras pesquisas do instituto, no ano passado, foram feitas em Manaus. Neste ano, o InnQuest voltou a fazer pesquisa de intenção de voto na capital amazonense e Boa Vista (RR). E vai realizar rodadas de pesquisas eleitorais em todas as capitais do Norte do Brasil, como forma de apresentar seu portfólio.

Terapia do crescimento da Bayer

(Divulgação)

A área de oncologia da Bayer disparou 40% no Brasil no ano passado, em comparação com 2022, e se tornou a divisão de maior crescimento da companhia. Segundo Erlon Mansur, diretor-executivo de Oncologia, a expectativa é repetir crescimento de duplo dígito em 2024 e colocar a operação brasileira na lista dos Top 5 da Bayer mundialmente. A Bayer possui cinco medicamentos para terapia contra o câncer, mas foi a darolutamida, voltada ao tratamento de câncer de próstata, que puxou o desempenho, com alta de 140%. “Com essa crescente de resultados positivos, nossa meta é dobrar as vendas do medicamento, que este ano ocupará a terceira posição no portfólio da divisão farmacêutica aqui no Brasil”, afirma o executivo. A darolutamida é capaz de reduzir em 32% o risco de morte do paciente.

“A vacina [da dengue] terá um impacto restrito: se observa três meses de intervalo. A gente não pode vender uma ilusão.”
Nísia Trindade, ministra da Saúde

Trul acelera com multipropriedade

(Divulgação)

Operadora multimarcas hoteleira, a Trul Hotéis encerrou o ano de 2023 com um aumento de 40% no número de unidades, totalizando seis empreendimentos novos sob sua operação e 11 contratos de hotelaria e multipropriedade firmados. O faturamento cresceu 42% e fechou a R$ 198 milhões. O mexicano Alejandro Moreno, diretor-presidente da companhia, afirma que a boa avaliação da marca e o uso de tecnologia foram essenciais para o crescimento. A expansão da Trul ocorreu principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina, com a conquista de mais de 1,7 mil quartos. Os hotéis que passaram a fazer parte do portfólio da operadora foram o Cozzy Suítes (SP), Wyndham Furnaspark Resort (MG), Days Inn Uberlândia (MG), Delphin Beach (SP), Delphin Surf (SP) e mais recentemente o Wyndham Ibirapuera São Paulo Convention Plaza, ícone da hotelaria paulistana com mais de 600 quartos. Atualmente, a rede possui 15 hotéis sob sua administração.

Na estrada e no ar

(Divulgação)

O Abastece-aí, hub de fidelidade da rede de postos Ipiranga, vai expandir seu portfólio de parcerias com a chegada da Smiles. Com o novo parceiro, o programa passa a ter as três principais companhias aéreas em operação no Brasil, o que inclui Latam Pass e TudoAzul. A operação com a Smiles é estratégica: em 2023, 48% dos pontos do programa Km de Vantagens foram trocados exclusivamente por milhas aéreas. Além disso, o Abastece-aí viu sua margem de lucro crescer 26% no ano passado, em relação à troca de pontos por milhas dos programas de fidelidade parceiros. Lilian Ferraz, diretora do Abastece-aí, afirma que a chegada da Smiles vai ampliar as vantagens em um dos segmentos favoritos dos clientes, o de viagens. “Fortalecer esse vínculo e possibilitar a troca de Km por milhas das principais companhias aéreas do país atende o desejo do usuário de escolher o que é melhor no momento de aproveitar seu benefício.”

Crescimento pelo cano

O novo marco do saneamento, a retomada das obras de óleo e gás e os investimentos em projetos de refrigeração estão impulsionando a cadeia de fornecimento. A Krominox é um exemplo disso. Líder nacional na produção de tubos e soluções em aço, com faturamento de R$ 350 milhões no ano passado, a empresa prevê forte crescimento em 2024, com receita de R$ 500 milhões, segundo o CEO, Marcos Barbosa. “Muitos projetos estão sendo orçados e estamos contribuindo junto às empresas responsáveis pelos novos projetos.”

Latam voa sem reclamação

Um resultado histórico. A companhia aérea Latam conseguiu se tornar a empresa menos reclamada do Brasil em 2023, segundo a plataforma Consumidor.gov. No ano passado, a empresa reduziu o índice de reclamações em 32%. Os indicadores da plataforma apontam que a Latam registrou de janeiro a dezembro de 2023 um índice de 0,92 reclamação a cada mil passageiros transportados. Em 2022, o índice era de 1,34 a cada mil. Segundo Rafael Walker, diretor global de Customer Care do grupo, o desempenho positivo é resultado dos investimentos em ferramentas que tornem a jornada do cliente mais fluida e sem atritos.