A boa rota do caçador de impacto social

Crédito: @covolamfoto

Diretor e produtor Marcel Guariglia: jornada de 50 mil quilômetros (Crédito: @covolamfoto)

Por Sérgio Vieira

Estudioso da agenda ESG e empreendedor de impacto social, o diretor e produtor Marcel Guariglia não é daqueles que esperam sentados para ter acesso a boas iniciativas sustentáveis. Pelo contrário. Durante 228 dias, ele terá uma missão extremamente rica e interessante: percorrer todo o continente americano para conhecer de perto mais de 100 negócios de impacto. Serão 50 mil quilômetros terrestres, percorridos em um SUV híbrido, passando por 18 países e mais de 170 cidades. A jornada começa no dia 18 de março, em Ushuaia, na Argentina, e termina no dia 1º de novembro, no Alasca, nos Estados Unidos.

Todo o roteiro da expedição será registrado e transmitido pela plataforma on-line www.jornadaesg.com e nas redes sociais da iniciativa. O conteúdo técnico também estará na plataforma de negócios Truman Stakeholder, que já tem uma base de empresas que a consultarão para conhecer essas ações sustentáveis visitadas pelo diretor e fechar possíveis parcerias. Com patrocínio do Future Carbon e do DEEP ESG, a ação vai resultar em um diário de bordo semanal, conteúdos técnicos das organizações e iniciativas de sustentabilidade, além de oito episódios sobre o assunto.

A Jornada ESG surgiu como uma iniciativa para aproximar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) de líderes, gestores e organizações, fortalecendo, assim, a cultura ESG na América. “Vamos percorrer a rota à caça de iniciativas sustentáveis, negócios de impacto e inovação alinhados à Agenda 2030 da ONU, com o objetivo de conectá-las ao mercado e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, disse Guariglia. “O ESG foi transformado em um assunto denso e isso está distanciando as pessoas comuns, pequenos e médios empreendedores. Vamos aproximar o tema de forma prática e acessível”, afirmou o paulistano de 45 anos.

MOBILIDADE URBANA
Um triciclo para o last mile mais seguro

(Divulgação)

Primeira startup de mobilidade ESG do mundo, a Grilo Mobilidade realizou parceria com a companhia Vulcabras, em ação inédita em São Paulo. Com a iniciativa da collab, todos os colaboradores das empresas instaladas no Cubo Itaú, na Vila Olímpia, terão a sua disposição triciclos elétricos, que farão, gratuitamente, o percurso entre a empresa e a Estação Pinheiros do Metrô. A ação irá acontecer em fevereiro e março. O propósito da Grilo é reimaginar a mobilidade urbana a partir de práticas sustentáveis, com foco na redução da poluição sonora, da emissão de CO² e mortes no trânsito. “A Grilo e a Vulcabras têm em comum a busca constante por inovação e seus impactos positivos em prol do meio ambiente. Juntas, as empresas trazem uma parceria que visa a complementaridade para o last mile de forma sustentável e segura”, disse Carlos Novaes, CEO e cofundador da Grilo.

PRÊMIO SUSTENTÁVEL
Um Oscar para a Lojas Renner

(Divulgação)

A Lojas Renner é a única companhia varejista brasileira a fazer parte da A-List da edição de 2023 da instituição global Carbon Disclosure Project (CDP). Considerado o ‘Oscar da sustentabilidade’, o reconhecimento leva em consideração o comprometimento das companhias de diferentes setores com o enfrentamento das mudanças climáticas, da segurança hídrica e proteção das florestas. A Renner foi classificada na A-List na categoria mudanças climáticas. “O resultado apresentado pelo CDP mostra que estamos no caminho certo rumo à neutralidade climática. Queremos ser agentes de transformação não só do nosso setor, mas da sociedade”, disse Fabio Faccio, CEO da Renner.

PÚBLICO INTERNO
Vivo e o bem-estar dos colaboradores

(Divulgação)

A companhia Vivo registrou crescimento de 72%, entre 2022 e 2023, na adesão do seu público interno a iniciativas de bem-estar promovidas pela empresa. Entre as ações mais procuradas estão nutrição, acupuntura e o Vivo Mais Família, antigo programa de gestante que foi remodulado para oferecer o acolhimento integral da família na chegada da criança. Desde 2021, também conta com o programa Vivo Bem-Estar, que reúne iniciativas aos colaboradores para corpo, mente e ambiente. “Isso demonstra o nosso compromisso em continuar investindo na ampliação e na evolução do programa, pois entendemos a importância do cuidado com o nosso público interno”, disse Niva Ribeiro, vice-presidente de Pessoas da Vivo. Em São Paulo, a empresa possui em sua sede o Espaço Bem-Estar, com 600 m² dedicados a atender às necessidades dos funcionários, com acupunturistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, além de sala para meditação.

PESQUISA INÉDITA DA SODEXO
Brasileiro preocupado com a alimentação

(Divulgação)

Uma constatação importante: 89% dos brasileiros consideram urgente a adoção de alternativas para uma alimentação mais sustentável. O índice integra a inédita pesquisa internacional de sustentabilidade Food Barometer, realizada pela Sodexo, multinacional francesa nos setores de alimentação corporativa e facilities, e o instituto global Harris Interactive. O levantamento foi feito no segundo semestre de 2023 com mais de 5 mil pessoas na França, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil (com 1.525 entrevistados). A percepção brasileira é maior do que a média mundial sobre o tema (79%). Ainda segundo a pesquisa, 76% dos brasileiros reduziram o desperdício de alimentos em casa e 49% disseram ter diminuído o consumo de alimentos processados. “Este estudo inédito está nos ajudando a entender melhor as aspirações, expectativas e os desafios concretos que temos e teremos no futuro com a nossa atuação. Dados são essenciais para que possamos atuar de forma consistente e coerente quando se trata de sustentabilidade”, disse Andrea Krewer, CEO da Sodexo no Brasil. “Queremos usar esses dados para acelerar mudanças reais.”