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Venda de carros usados para empresas deve trazer quase R$ 2 bi para Vaapty

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O empresário Ycaro Martins não se abateu após ir para a falência em 2019 e, um ano depois, ajudou a criar a Vaapty. Empresa espera vender quase 40 mil carros em 2024 (Crédito: Divulgação )

Por Angelo Verotti

O mercado de automóveis novos e usados promete acelerar este ano. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o crescimento no emplacamento de carros e comerciais leves modelos zero quilômetro deve chegar a 12% na comparação ao ano passado. Já a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto) acredita em um incremento de 5% das transações envolvendo seminovos. Uma estrada de oportunidades para a Vaapty, pioneira no segmento de intermediação de venda de veículos no País.

No ano passado, a franchising movimentou R$ 1 bilhão em negócios e prevê alcançar R$ 1,8 bilhão nesta temporada. As projeções estão baseadas no aumento do salário mínimo, na queda da taxa básica de juros, além de incentivos fiscais do governo federal. “A Vaapty veio para profissionalizar o segmento de intermediação de vendas de veículos”, disse Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador, com experiência de 15 anos no segmento.

A Vaapty marca um recomeço na vida empreendedora de Martins. Após ir à falência em 2019 com uma empresa no segmento automotivo, Martins co-criou a bandeira em 2020 com a ideia de mobilizar a negociação de carros seminovos.

A companhia capta veículos de pessoas físicas para serem comercializados com empresas, um negócio no formato C2B (consumer to business). Entre os compradores estão lojistas, concessionárias, além de investidores que aplicam dinheiro nos modelos para revender. “A proposta para este ano é abrir esses veículos para qualquer tipo de cliente. Com preço até 40% abaixo da tabela”, disse o executivo.

(Divulgação)

A rapidez nas transações é um dos destaques da estratégia comercial da Vaapty. Segundo o CEO, a base de clientes é acionada por uma plataforma desenvolvida pela empresa, o que proporciona um jogo rápido entre a oferta e a demanda. O sistema faz uma precificação automática dos veículos levando em consideração o mercado atual e as condições do automóvel. “Isso nos possibilita intermediar as vendas em 40 minutos”, afirmou.

CRESCIMENTO

Inicialmente, a intermediadora operou três lojas próprias em Curitiba (PR), Maringá (PR) e Joinville (SC).

O crescimento da Vaapty ocorreu principalmente na pandemia.

Com unidades instaladas em hipermercados, que seguiram abertos por meio de decreto, a marca serviu de opção para os proprietários que resolveram vender o automóvel para se capitalizar.

Já a aposta em franquias ganhou vida em 2021. São mais de 200 unidades vendidas pelo País e a estimativa de que 170 estejam em funcionamento até dezembro.

O investimento varia de R$ 160 mil a R$ 200 mil, sem capital de giro incluso. O retorno está estimado em até 12 meses. “O faturamento mensal é de R$ 80 mil.”

Além de melhor preço, a questão ‘segurança’ está entre as prioridades da Vaapty. “Existe um alto índice de golpes acontecendo na internet. Por exemplo, de pessoas que clonam carros e vendem falando que é delas”, disse o CEO. No caso da Vaapty, existe uma rede de franqueados que validam, fazem perícia e verificam toda a documentação. “O processo traz para o cliente a segurança de que o carro que está comprando é real, que foi periciado, que foi verificado”, disse.

1,8 bilhão de reais
é o quanto a empresa estima movimentar este ano pelo Brasil, acima do R$ 1 bilhão computado no último período

A acelerada nos negócios foi dada no ano passado após sociedade com o Grupo 300 Franchising, maior player do segmento no País. “Deixamos toda a parte da expansão, caso da venda de franquias, com a 300, porque o nosso olhar ficou totalmente voltado para o desenvolvimento dos nossos empreendedores”, afirmou Martins. “São quatro pilares muito importantes para uma pessoa ter sucesso: empreendedorismo, liderança, gestão de pessoas e gestão do negócio como um todo.”

O investimento no negócio tem surtido resultado.
• Desde o início da operação, a Vaapty já comercializou 38 mil carros.
• Apenas no ano passado foram 9,1 mil unidades, contra 3,9 mil de 2022.
• O faturamento em veículos saltou de R$ 154 milhões, dois anos atrás, para R$ 342 milhões em 2023, alta de 122%.

“Este ano, a projeção é vender 39 mil unidades, com um crescimento de 425%. Pretendemos atingir R$ 1,5 bilhão em veículos faturados, uma alta de 338%”, disse o CEO. Já o lucro dos franqueados deve saltar de R$ 30 milhões, no ano passado, para R$ 188 milhões, um crescimento de 626%.

A expansão envolve a abertura de lojas pelo País. Depois de avançar pelos estados do Sul e Sudeste, a Vaapty chegou às regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. “Nosso objetivo é vender este ano mais 300 lojas”, disse o sócio-fundador. Na mesma velocidade com a qual vende carros.