Tecnologia

Zuckerberg está otimista com o futuro do metaverso

Crédito: Freepik Company

Segundo Statista, portal de dados e estatísticas globais, a receita deverá multiplicar 11 vezes até 2030 (Crédito: Freepik Company)

Por Victoria Ribeiro

Apesar de já ter estado sob os holofotes, essa tecnologia pouco correspondeu às expectativas. Que o diga Mark Zuckerberg. Para a alegria do CEO da Meta, porém, o metaverso deve prosperar cada vez mais. De acordo com o Statista, portal de dados e estatísticas globais, a receita deverá multiplicar 11 vezes até 2030 em relação a 2022. Segundo pesquisa realizada pela Sortlist, com empresas da Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos, os setores de computação e TI já estão investindo agressivamente na tecnologia, compreendendo 17% de todos os aportes. O segundo maior setor, a educação, responde por 12% dos investimentos. As aplicações incluem simulação de voo, anatomia e cirurgia e colaborações de aprendizagem.

UE abre investigação contra TikTok

(Divulgação)

A União Europeia abriu uma investigação formal contra o TikTok por possíveis violações das normas de proteção a menores. A informação foi divulgada pelo comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, na segunda-feira (19). “Abrimos hoje uma investigação sobre o TikTok por suspeita de violação da transparência e das obrigações de proteção aos menores”, publicou Breton na rede social X (ex-Twitter). A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, afirmou em comunicado que a investigação também vai avaliar se o TikTok violou a regulamentação existente sobre “acesso a dados, gestão de riscos, design viciante e conteúdo prejudicial”.

Hackers aprimoram ataques com ChatGPT

A Microsoft, principal empresa investidora da OpenAI, revelou que hackers estão utilizando o ChatGTP para aprimorar golpes. Em relatório recente, a empresa e a desenvolvedora divulgaram que grupos da Rússia, Coreia do Norte, Irã e China estão usando a ferramenta para aprimorar ataques e driblar possíveis medidas de segurança. Dentre esses grupos estão o Strontium, ligado à inteligência militar russa, o Thallium, grupo norte-coreano, e Curium, grupo iraniano. De acordo com publicação da Microsoft, os hackers estão utilizando o modelo de linguagem para compreender protocolos de comunicação por satélite, automatizar operações técnicas e gerar e-mails de phishing e códigos evasivos para evitar a detecção por softwares antivírus. Autoridades diplomáticas russas, norte-coreanas e iranianas não se pronunciaram sobre as acusações. O porta-voz da embaixada chinesa nos Estados Unidos, Liu Pengyu, disse que se opõe a “difamações e acusações infundadas”.

Além das imagens

(Divulgação)

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, revelou um novo modelo de inteligência artificial que cria vídeos a partir de textos curtos. Batizada de Sora, a tecnologia pode criar vídeos realistas e animações de até 60 segundos com cenas detalhadas e movimentos de câmera complexos. A empresa diz que o modelo, ainda sem data de disponibilidade, está sendo analisado por pesquisadores em áreas como desinformação, conteúdo de ódio e preconceito. “Sora serve de base para modelos que podem compreender e simular o mundo real, o que representa um marco importante para alcançar a AGI [Inteligência Artificial Geral]”, afirmou a OpenAI em comunicado.

Clube do trilhão

Após as expectativas sobre os ETFs (fundo de índice) de Bitcoin (BTC), finalmente a moeda digital começou a emplacar altas. Nas últimas semanas, o BTC subiu mais de 20% e superou os US$ 50 mil, patamar visto pela última vez em 2021. Além disso, a moeda reconquistou uma capitalização de mercado superior a US$ 1 trilhão. Dados do site CompaniesMarketCap apontam que, atualmente, apenas dez ativos chegaram nessa marca, já incluindo a maior criptomoeda do mercado. O segmento mais presente na lista é o de ações de empresas de tecnologia, com seis representantes. É o caso das gigantes do mercado Alphabet (dona do Google), Meta (dona do Instagram, Facebook e WhatsApp), Amazon, Microsoft, Nvidia e Apple.