O apoio do Airbnb a iniciativas sustentáveis no Brasil
Por Sérgio Vieira
Os anfitriões brasileiros têm ajudado o Airbnb a contribuir com projetos ligados à conservação e sustentabilidade no País. O Fundo Comunitário do Airbnb vai destinar, em 2024, R$ 1,7 milhão a três entidades: no Instituto E, parceiro interno da Osklen na cultura ESG da marca e responsável pelo apoio na conservação de restingas da cidade do Rio de Janeiro; a Fundação SOS Mata Atlântica, com ações para conservação do bioma; e a Teto Brasil, que atua no desenvolvimento de moradias mais sustentáveis e ainda realiza ações de apoio a comunidades em vulnerabilidade social.“É muito importante fazer essas parcerias com essas instituições locais, que têm uma preocupação muito grande com a questão educacional. E nossa comunidade de anfitriões busca essas informações sobre ações ambientais, sobre o cuidado com o meio ambiente”, disse à DINHEIRO Aleksandra Ristovic, gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil. “Trazer o verde de volta para a cidade é fazê-la respirar. E é isso que queremos fazer: proteger e conservar as comunidades, para que o Airbnb possa ser parte da solução.” No ano passado, a companhia doou US$ 500 mil à organização WWF-Brasil, que atua para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Os recursos foram destinados ao apoio da restauração dos recifes de corais ao longo da costa brasileira. O programa foi criado em 2020 e, ao longo de dez anos, o Fundo Comunitário irá distribuir US$ 100 milhões às comunidades em todo o mundo. São US$ 10 milhões por ano para destinar aos programas escolhidos pela companhia, com indicações dos anfitriões. “Essas ações estão muito conectadas às iniciativas da plataforma, de promover um turismo mais sustentável.”
APOIO E GERAÇÃO DE RENDA
Um olhar para as comunidades da Amazônia
Em 2024, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), organização sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável do bioma, completa 16 anos com resultados impressionantes. Projetos de turismo de base comunitária contribuíram para o faturamento no ano passado de R$ 2 milhões, atraindo mais de 3,2 mil turistas para a região do baixo Rio Negro. A FAS também apoiou a iniciativa ligada à cadeia produtiva do pirarucu, que alcançou receita de R$ 158 mil. Os programas da fundação contribuíram com o aumento de 202% na renda média das famílias beneficiadas e queda de 40% do desmatamento em 16 unidades de conservação. “Os números refletem nosso compromisso na Amazônia, com uma dupla missão: conservar a natureza e melhorar a vida das pessoas. A FAS vem atuando em centenas de comunidades da região em momentos difíceis, como da extrema seca que impactou os moradores em 2023. Levamos doações de itens de primeira necessidade, garantindo segurança e saúde em um momento extremamente desafiador”, disse Virgílio Viana, superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável.
EDUCAÇÃO E COMBATE À FOME
Os centavos do troco do lanche mudam vidas
Sabe aquele troco de centavos quando você vai a uma lanchonete matar a fome? Tem ajudado muito gente que vive hoje em situação de vulnerabilidade social no Brasil. A Zamp, controladora do Burger King e Popeyes, conseguiu, em 2023, arrecadar R$ 5,3 milhões, em valores arrendados por clientes, e destinados ao Movimento Arredondar. No período, foram 4,8 milhões de tíquetes arredondados, até o limite de R$ 1 por compra, entre as 1 mil unidades do Burger King e 80 lojas da rede Popeyes, em recursos destinados a ações de combate à fome e pró educação. “É um gesto que contribui de forma gigantesca para que centenas de pessoas tenham acesso à educação e conquistem seu espaço no mercado de trabalho”, disse Juliana Cury, vice-presidente de Marketing e Vendas da Zamp. A ação já atendeu mais de 150 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Maranhão, Pernambuco e Goiás. O Movimento Arredondar beneficia 15 ONGs, como a Todos pela Educação. No caso do Popeyes, também estão incluídas a organização Bancob de Alimentos e Gastromotiva. Por hora, são 650 doações nas redes. A campanha de solidariedade é permanente.
CAPACITAÇÃO E INCLUSÃO
Nestlé quer impactar o futuro de jovens
Pesquisa inédita feita pelo laboratório de pesquisa da Nestlé com pessoas de 18 a 29 anos no Brasil revelou algumas constatações: 65% dos entrevistados disseram já ter participado de algum processo seletivo, mas o processo gerou ansiedade (74%) e estresse (62%). O levantamento mostrou ainda que 67% usam o salário para complementar a renda familiar. Pensando nessa formação profissional, a gigante de alimentos pretende investir R$ 26 milhões até 2025 em programas voltados à capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho no Brasil. Em 2003, a empresa lançou a Iniciativa Pelos Jovens, que somente no Brasil já impactou 405 mil pessoas, com projetos nas cadeias do café, leite e cacau. “Acreditamos que a juventude é a força motriz do futuro, seja no emprego formal ou empreendedorismo. Por isso, oferecemos oportunidades a partir de ações genuínas”, disse Enrique Rueda, vice-presidente de recursos humanos da Nestlé Brasil.
TEST-DRIVE SOLIDÁRIO
Rodobens e a direção na causa social
A Rodobens decidiu juntar uma causa nobre à experiência da compra do carro novo. Com o Test-Drive Solidário, a empresa tem revertido a realização de cada teste na doação de um prato de comida para a ONG Banco de Alimentos. Desde que foi implementado, em março de 2022, mais de 15 mil refeições já foram oferecidas. A ação ocorre nas concessionárias Toyota. “Cada test-drive não é apenas uma chance de negócio, mas uma oportunidade real de fazer a diferença na vida daqueles que mais necessitam”, disse Rafael Dolabella, diretor de Automóveis Rodobens.