Estilo

Um membership club com alma brasileira

Inspirado em clubes privados internacionais como os nova-iorquinos Soho House e Casa Cipriani, e tendo Alex Atala entre os sócios, o Resid Club & Hotels inova na experiência de hospitalidade de luxo acessível apenas a sócios

Crédito: Divulgação

Perspectiva ilustrada do Nas Rocas, em Búzios, primeiro hotel do grupo que tem entre os sócios Paulo Henrique Barbosa, Alex Atala e Cláudia Ribeiro (abaixo) (Crédito: Divulgação )

Por Celso Masson

O empresário goiano Paulo Henrique Barbosa já foi dono de um restaurante, de uma construtora e hoje faz parte do conselho de administração da holding criada por sua família, sócia majoritária do grupo Lagoa Quente, que em 2023 faturou R$ 400 milhões em sete verticais de negócios, incluindo 1,2 mil quartos de hotel e um parque aquático em Caldas Novas (GO) que recebeu 1 milhão de turistas em 2023. Seu maior orgulho, contudo, é ser CEO do Resid Club & Hotels, negócio criado a partir da identificação de uma lacuna no segmento de hotelaria de luxo no Brasil: o membership club, ou clube exclusivo para membros.

O modelo vem crescendo em cidades como Nova York, onde surgiram duas das principais referências globais (Soho House, já com filial em São Paulo) e Casa Cipriani, além de outros empreendimentos semelhantes em Londres e Tóquio.

Ao integrar lifestyle e hospitalidade, o modelo oferece maneiras inovadoras de fidelizar clientes, que adquirem um título (membership) não apenas vitalício como transferível para as gerações futuras.

Foi com essa visão que Barbosa, mais conhecido como PH, convenceu um grupo de amigos a lançar o Resid. Entre eles, o premiado chef e dono dos restaurantes DOM e Dalva e Dito, Alex Atala. “Ele não será apenas o chef de todas as nossas operações gastronômicas. O Alex Atala é a personificação do Resid. É autoral, é único e tem um cuidado genuíno com as pessoas, com o ambiente, com a sustentabilidade”, afimou PH à DINHEIRO.

Com um limite de 2,5 mil associados, o clube começa a operar este mês com apenas 250 Founding Members (membros fundadores) que terão exclusividades e privilégios adicionais e estão sendo selecionados com muito cuidado, necessariamente passando pela indicação das pessoas diretamente envolvidas com o negócio.

Além de PH e Atala, fazem parte da sociedade Rafael Caiado, Francisco Costa Neto e Claudia Ribeiro. Os valores de adesão partem de R$ 330 mil.

Segundo PH, o negócio atuará em três frentes:
• o Resid Destinations, com os hotéis próprios do clube em alguns dos mais singulares destinos do Brasil;
o Resid Exclusive Selection, uma seleção dos melhores hotéis do Brasil e do mundo, ofertados em condições exclusivas para os membros;
e o Resid Experience, com programações exclusivas ao redor do mundo, incluindo eventos, experiências, workshops, degustação de vinhos e exposições de arte.

“Criaremos uma experiência verdadeiramente única, com identidade própria, de alma e coração brasileiros.”

(Divulgação)

Para o chef e agora sócio do Resid, Alex Atala, o empreendimento combina duas de suas paixões: a gastronomia e o compromisso de proporcionar experiências excepcionais. “Estamos construindo não apenas um clube privado, mas um legado na hospitalidade de luxo”, disse. “Cada detalhe é cuidadosamente pensado para oferecer não apenas uma estadia, mas uma jornada sensorial inesquecível.”

O primeiro hotel próprio, ou Resid Destination, será inaugurado até o fim deste ano na Ilha Rasa, em Búzios, com o nome Nas Rocas. Na década de 90, o lugar ficou famoso por hospedar jet sets como Bono Vox, Madonna, Gianni Agnelli, à época o principal acionista da Fiat.

“Eu visitei a ilha em 2017 e fiquei completamente impactado. Falei que um dia iria reativá-la como hotel de luxo. Até que fechamos o negócio por intermédio da neta do proprietário”, disse PH.

Com quase 120 mil m2 e diversas praias privativas de águas cristalinas, cada uma com características distintas, o Nas Rocas oferecerá aos hóspedes a liberdade de escolher como desejam passar o tempo, seja velejando, mergulhando, surfando ou apenas desfrutando da gastronomia assinada por Atala.

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HELIPONTO

A arquitetura foi pensada de modo a refletir a tranquilidade da ilha, com bangalôs e vilas voltados para paisagens exuberantes. O acesso à ilha será facilitado pelo heliponto, além da opção de chegar de barco. “Eu vou dar uma opção para membership de utilizar uma aeronave executiva. Não vai ser gratuito, mas terá um reço subsidiado”, afirmou. A expectativa, segundo ele, é cobrar R$ 2 mil por assento em voo do Campo de Marte, em São Paulo, até Búzios.

O plano de expansão do Resid Club & Hotels abrange ainda destinos desejados como Fernando de Noronha, Trancoso, Paraty e Amazônia. “Com um olhar atento ao futuro, seguiremos nos adaptando às mudanças e nos mantendo na vanguarda do cenário de membership club no Brasil”, disse o CEO do Resid, que está seguro quanto à capacidade de sua vocação para estabelecer um novo padrão de excelência em hospitalidade e experiências personalizadas e exclusivas.