Um sinal de alerta para o volume de doações no Brasil
Por Sérgio Vieira
Uma triste constatação: o Brasil está ficando menos solidário. É o que se pode concluir do levantamento Monitor das Doações, ferramenta mantida pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), levando-se em conta doações individuais acima de R$ 3 mil. Segundo o levantamento, até 31 de dezembro de 2023 foram registrados R$ 474,9 milhões em doações, valor que representa 67% a menos do que o levantado em 2022, com R$ 1,44 bilhão. O número de doadores diminuiu em quase 60%, passando de 397 para 158 em apenas 12 meses. “É preocupante a diminuição nos valores doados, por duas razões. A primeira é pelo volume menor, dificultando que as organizações tenham impacto em suas causas. Mas também sinaliza menor disposição por parte de doadores de revelarem que doam e em qual volume. Esperamos que para 2024 esses números voltem a crescer”, disse Fernando Nogueira, diretor-executivo da ABCR. Hoje existem mais de 800 mil organizações sem lucrativos no Brasil e as doações são fundamentais para que elas continuem atuando em suas áreas. Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o terceiro setor contribui com 4,27% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera mais de 6 milhões de empregos. O Monitor de Doações detectou que as causas mais apoiadas no ano passado foram saúde, meio ambiente, assistência social, educação e fortalecimento da filantropia. A maior ação do ano veio de parcerias entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Embaixada da Alemanha, que liberou R$ 115 milhões para o Fundo Amazônia. Fato é que a fome, a necessidade de material escolar e a preservação ambiental não esperam. É preciso foco o tempo todo. E a mão sempre estendida.
CONSULTORIA
Uma agenda ESG com planejamento
Para fortalecer e amadurecer ainda mais a agenda ESG em suas ações, o grupo ReciclaBR, maior empresa de reciclagem de metais não ferrosos do Brasil, contratou os serviços da Totvs Consulting, braço de consultoria estratégica da Totvs, maior empresa de tecnologia do País. Com a parceria, o grupo planeja estabelecer processos e modelos de gestão mais bem estruturados, além de incrementar as atuações nos pilares ambiental, social e de governança. O ReciclaBR possui quatro fábricas e 23 centros de coleta, sendo responsável por processar e retornar para a economia 35% da sucata de alumínio do Brasil. A Totvs Consulting identificou e elaborou um mapa de calor com os gaps do grupo e quais itens são críticos e prioritários para iniciar o plano de ação. “Esta etapa é uma importante ferramenta para preparar o ReciclaBR para um grande passo na direção deuma agenda ESG estratégica e relevante, em linha com a essência do seu negócio”, disse Marco Cafasso, diretor-executivo da Totvs.
EMPODERAMENTO
A força da mulher na passarela… Do samba
O G.R.E.S. Turma da Paz de Madureira (TPM) fez história no Carnaval deste ano. Primeira e única escola de samba feminina do mundo, a agremiação desfilou pela primeira vez no último dia 18 na série bronze da festa carioca, na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio. Com o tema ‘Quem diz que Mulher Não É Valente? Imperiana, Presente!’, as 600 mulheres que fazem parte da escola cantaram o enredo que falou do empoderamento feminino. A TPM teve o apoio da Vult, marca do grupo Boticário. A empresa garantiu todos os instrumentos da bateira, além de carros alegóricos, fantasias e uniformes para a equipe de apoio. Também conectou profissionais formadas pelo projeto social 220 Vults para assinar a beleza das integrantes. A única presença masculina foi a do mestre-sala, por exigência do regulamento. “Queremos que a Turma da Paz de Madureira tenha mais reconhecimento e se torne uma gigante no Carnaval, impulsionando o sonho de mais de 600 mulheres que têm orgulho da sua trajetória e querem voar mais alto”, disse Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. O sonho agora está traçado: chegar à Marquês de Sapucaí.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
Da fazenda para o mundo dos negócios
Multifacetada e cheia de planos, a influenciadora Victoria Villarim não quer ser conhecida do grande público apenas como ex-participante do reality show A Fazenda. Ela quer mostrar a força do empreendedorismo brasileiro. No próximo dia 11, ela pretende lançar três produtos de linha de beleza de sua marca, Vicky Beauty, todos com tecnologia importada. A empreendedora vai apresentar ao mercado o Our Secret Hair, que ela considera como um produto capilar importante para reforçar a autoestima; o emagrecedor Burn & Drain; e o Glow Drops, que são gotas de luminosidade para a pele. “Identifiquei através de meus seguidores, fãs e amigos que esses produtos eram as maiores necessidades deles. E como a vida saudável, o corpo e a estética fazem parte da minha vida, sabia que esse era o nicho que deveria seguir”, disse a influenciadora digital.
INSTITUTO OLGA KOS
Mais diversidade e inclusão nas empresas
Um evento importante para tratar de diversidade e inclusão no mundo corporativo. No próximo dia 15 de março,
o Instituto Olga Kos promove, com patrocínio máster da KPMG, no auditório nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o III Summit de Responsabilidade Social – Diversidade e Inclusão no ambiente de trabalho.
Em 16 anos de histórias, a entidade sem fins lucrativos já atendeu mais de 37 mil crianças, jovens, adultos, pessoas idosas com e sem deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Com a presença de lideranças do poder público e iniciativa privada, o Summit vai tratar também de ações ligadas às práticas ESG. “Esta edição será histórica. Não só pela riqueza dos temas que serão abordados pelos palestrantes, mas pelo conjunto da obra. Há grandes parceiros da sociedade civil, do empresariado e do poder público que fazem o debate acontecer e ampliam o acesso ao conhecimento”, disse Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos.