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Construção civil: joint venture Juntos Somos+ se multiplica

Com participação da Votorantim, Gerdau e Tigre, empresa cresce 30% ao ano mesmo diante de um setor de construção civil estagnado. Marketplace transaciona R$ 10 bilhões

Crédito: Divulgação

CEO da Juntos Somos +, Juliana Carsoni lidera as ações da companhia que vão além da relação da indústria com varejo na reposição dos seus estoques (Crédito: Divulgação )

Por Beto Silva

Juntos Somos+ não é exatamente um nome convencional para uma empresa. Mas transmite apropriadamente sua missão na
cadeia de construção civil. Primeiro porque a joint venture nasceu em 2018 da junção de forças de gigantes do setor. Os investidores fundadores são Gerdau, que registrou faturamento de R$ 68,9 bilhões no ano passado, Votorantim Cimentos, com receita de 2023 que deve superar os R$ 25,8 bilhões registrados em 2022, e Tigre, com R$ 4,96 bilhões em vendas de janeiro a dezembro.

Em segundo lugar, a Juntos Somos+ agrega valor ao mercado com suas quatro linhas de atuação, no modelo B2B, com vendas diretas aos pequenos e médios varejos:
• um programa de fidelização consistente,
• um marketplace que tem evoluído,
• soluções de crédito democrático,
• e inteligência de dados.

Atua não só com o primeiro elo de reposição dos estoques das lojas de material de construção, mas também com ferramentas para uma venda produtiva e inteligente, que fomente o desenvolvimento do pequeno e médio varejista da construção civil.

“Temos conseguido captar mais lojas com sortimento mais relevante mês após mês. É uma evolução do processo de digitalização que a gente se propôs a fazer, que vai além dessa relação da indústria com varejo na reposição dos seus estoques”, disse Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos+.

A plataforma de vendas transacionou R$ 10 bilhões no ano passado. O crescimento da receita — que não é divulgado — foi de 30% e a expectativa é aumentar a mesma base percentual em 2024. Um desenvolvimento relevante diante de um setor de construção civil que empacou em 2023, segundo projeção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que prevê queda de 0,5% no desempenho do segmento quando os  números de 2023 forem fechados.

Carsoni explica a boa performance da companhia diante do cenário estagnado do setor. “Com nossas soluções, o varejo avança para um atendimento melhor do seu público final, numa personalização de venda, mais inteligente e sem as tradicionais rupturas”, disse a executiva, ao apontar ainda que a empresa atua na transformação da experiência de construir e reformar conectando indústrias, empresas de serviços, varejistas, profissionais de obra e consumidores.

Das 140 mil lojas de construção do País, 50 mil acessam mensalmente a plataforma Juntos Somos+ e 12 mil efetivamente compram. “Temos grande potencial de crescimento”, afirmou a CEO.

Fundada em 2018 por Gerdau, Votorantim e Tigre, companhia atua com programa de fidelização, marketplace, soluções de crédito democrático e inteligência de dados

(Divulgação)
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Para encarar um 2024 em que a construção civil deve crescer 1,3%, de acordo com a CBIC, a companhia visa avançar pelo canal digital, embarcando mais tecnologia no negócio. Um movimento incorporado desde o início do projeto e intensificado com as aquisições do Triider (marketplace de serviços que conecta profissionais a clientes em busca de serviços de pequenas manutenções e reformas) em 2020 e da espanhola Habitissimo (marketplace de serviços que conecta consumidores com profissionais para construções e obras de pequeno, médio e grande portes).

“Nossa maior receita hoje está no programa de fidelidade, mas o nosso maior crescimento certamente é do Marketplace. Ainda não chega a ser metade do faturamento, mas partir do ano que vem isso vai se inverter”, disse Carsoni, ao frisar que “a evolução natural do negócio” tem dois focos. Um deles é entregar serviços agregados ao principal cliente, o varejo de construção.

Seja no melhor gerenciamento de estoque e administração do comércio por uma plataforma de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), mais acesso a financiamento e capital de giro, oferta de crédito ao consumidor final, seja em capacitação e treinamento de equipes. “Queremos evoluir e solucionar mais dores dos nossos parceiros.”

O outro foco a médio prazo é a oferta de produtos digitais a pequenas e médias construtoras.

Enquanto o segmento da construção civil prevê estagnação, a Juntos Somos+ projeta alta de 30% no faturamento em 2024, mesmo patamar de 2023 (Crédito:Marcos Ankosqui)

PROMOÇÃO

No curto prazo, o trabalho é alavancar vendas garantir o crescimento de 30% na receita, diante de um 2024 em que a construção civil cresceerá 1,3%, de acordo com a CBIC. Para isso, a Juntos Somos+ acaba de lançar a promoção Obra Premiada. Desde o dia 10 de março e com duração de oito meses, a campanha tem mais de 10 mil itens selecionados e cerca de mil lojas participantes.

A cada R$ 300 em compras, o cliente recebe um número para concorrer a sorteios de R$ 1 mil por dia, uma moto por semana e um carro por mês. “É um investimento alto para fomentar o varejo da construção civil”, disse a CEO. E, claro, multiplicar os negócios da Juntos Somos+, cuja missão está no próprio nome.