Conheça a sede da Naturágua, um parque ambiental que exala sustentabilidade
Marca cearense que pertence à mais antiga empresa familiar do Brasil investe em preservação ambiental e em tecnologia para diminuição do uso de plástico
Por Sérgio Vieira
Mais antiga empresa familiar do Brasil, fundada em 1846 pelo português Dario Telles de Menezes, o grupo Telles, do Ceará, tem nas práticas ambientais uma parte da explicação da receita de seu sucesso nesses 178 anos. Com sete empresas em seu portfólio, a companhia tem na marca Naturágua, de envase de água mineral, um dos pilares das ações ligadas à preservação do meio ambiente, muito antes da consolidação do conceito ESG. “A gente adota essa cultura há muitas gerações. Temos um histórico de cuidado com reserva ecológica, reaproveitamento de produtos, economia circular e muita responsabilidade socioambiental”, disse Aline Telles Chaves, presidente do grupo Telles.
Responsável por 15% do faturamento do grupo, que em 2023 alcançou R$ 768 milhões, a Naturágua passou a operar recentemente com 100% de energia fotovoltaica produzida na usina solar no município de Horizonte (CE), onde tem uma unidade envasadora. Com investimentos de R$ 20 milhões, foram instalados 10 mil novos painéis em uma área de 90 mil metros quadrados, com capacidade de geração de 5 megawatts (MW). Esse é o terceiro parque solar da companhia, que somadas chegam à geração de 15 MW.
Desde 2006 a empresa tem cuidado da manutenção da Floresta do Curió, com uma área de 57 hectares de Mata Atlântica preservada em plena área urbana de Fortaleza. No local, que fica bem atrás da sede da Naturágua, vivem 92 espécies de animais, entre mamíferos, aves e répteis. A Floresta do Curió foi a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) reconhecida no estado.
A companhia tem a concessão da floresta por 30 anos, com investimentos privados da companhia de água mineral, por meio do Instituto Natureza Viva (criado pela empresa). Em 2021 e 2022, 30 mil pessoas visitaram esse espaço verde do Ceará. “Essa área ia ser desmatada. E a gente propôs cuidar desse local. Em troca, demos outra área nossa para o poder público. Tenho orgulho desse trabalho ambiental”, afirmou a executiva. Perto da região também são desenvolvidos programas educacionais. Um exemplo é o Fonte de Vida, voltado principalmente para crianças e adolescentes, com atividades socioeducativas e pedagógicas, como reforço escolar.
“Temos um histórico de cuidado com reserva ecológica, reaproveitamento de produtos, economia circular e responsabilidade socioambiental.”
Aline Telles Chaves, presidente do grupo Telles
A empresa também tem usado a tecnologia para poder ser ainda mais sustentável. Em 2019, adquiriu uma máquina alemã, que produz garrafas de água projetadas justamente para reduzir impactos ambientais. As embalagens, que pesam 9 gramas, utilizam 30% menos plástico do que a média desse formato no mercado.
Recentemente, a Naturágua recebeu o selo ESG-FIEC, certificação concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará e pelo Bureau Veritas, órgão certificador internacional que audita e avalia padrões de qualidade na produção, comercialização e respeito ao meio ambiente. Em 2022, a empresa de água mineral foi selecionada pela Fundação Dom Cabral para integrar um grupo para um projeto piloto de ESG, a partir das práticas de gestão sustentável.
Além da Naturágua, fazem parte do grupo Telles as empresas:
• Agropaulo (agronegócio),
• Ceará Mirim (etanol),
• Ypetro (distribuidora),
• Yplastic (embalagem PET),
• Santelisa (embalagem de papel),
• e iPark Complexo Turístico (parque temático de esportes de aventura ao ar livre).
Em 2022, a Naturágua incorporou a marca Natucoco, de água de coco, ampliando sua prateleira de produtos 100% naturais. Foi o fundador do grupo Telles que criou a Ypioca, marca de aguardente vendida pela companhia em 2012.
Uma das líderes do setor no Nordeste, principalmente na comercialização de garrafões de água, a empresa enxerga nessas ações o bom desempenho financeiro. “O crescimento da Naturágua é bem significativo. O segmento de água mineral vem encolhendo, com saídas de várias marcas do mercado, e a gente registra alta de 20%. Eu só posso achar que isso é motivado pelas práticas ambientais e valorização do ser humano.”