Páscoa com mais dengo: o chocolate que é a cara do Brasil
Com 14 lançamentos, marca de chocolates bean-to-bar celebra a brasilidade em receitas criativas e itens sofisticados com preço que chegam a R$ 350
Por Celso Masson
Cupuaçu com castanha de caju. Limão com tapioca. Pé de moça. Queijo com goiabada. As novidades da Dengo para a Páscoa deste ano desafiam a lógica gourmetizada segundo a qual o melhor chocolate deve ser, no mínimo, meio-amargo. Aliás, nem mesmo esse termo a empresa criada em 2017 como um negócio de impacto social gosta de usar. Para a chocolatière e head de inovação e qualidade da marca, Luciana Lobo, o adjetivo amargo não condiz com o que se espera do sabor do chocolate. “Preferimos chamar de intenso”, afirmou Lobo durante o lançamento dos 14 produtos criados este ano para atender desde crianças até quem quer presentear com uma verdadeira joia em forma de ovo de Páscoa, com cacau 70%.
Com as novidades, o portfólio da empresa dobrou de tamanho. Mas não é apenas com sabores insólitos e tintas feitas à base de frutas e legumes para colorir seus produtos que a Dengo quer atrair mais clientes. A grande aposta da grife para presentear com requinte é o Ovo Experiência Amazônica, produzido com cacau premiado internacionalmente e cultivado por mulheres na região de Medicilândia (PA). Pesa 800 gramas, imita um fruto de cacau e custa R$ 350.
A escolha da matéria-prima utilizada no mais sofisticado item feito pela Dengo atende a um duplo propósito.
• De um lado, uma demanda crescente de quem busca produtos de excelência produzidos com cacau de origem e no modelo conhecido como bean-to-bar (em tradução livre, da amêndoa à barra), o que significa que todo o processo é controlado.
• O outro motivo é o compromisso da empresa transformar os produtores de cacau em protagonistas de um negócio rentável. Hoje, mais de 200 famílias estão envolvidas na cadeira de fornecimento e recebendo mais pelo cacau de qualidade que produzem.
TECIDOS ARTESANAIS
A nova coleção também reforça o empenho da Dengo com a saudabilidade. Não há uso de gordura hidrogenada, conservantes, corantes artificiais ou aromatizantes. Há uma opção com granola sem adição de açúcares com chocolate 44% cacau. As embalagens também valorizam a sustentabilidade, com tecidos artesanais que podem ser reutilizados de muitas formas: como jogo americano, lenços de cabelo, decoração da casa. “Além de uma experiência sensorial diferenciada, os consumidores também contribuem para uma cadeia sustentável”, afirmou a chocaletière da marca.
Para as crianças a Dengo também oferece uma experiência que vai além do sabor do chocolate. O Ovo Para Colorir é vendido em kit com pincel e pigmentos naturais para estimular a criatividade da garotada. Já o Ovo Cafuné é acompanhado de pelúcias colecionáveis de três animais brasileiros: preguiça, macaco e tucano. Os 31 produtos do catálogo de Páscoa da Dengo Chocolates podem ser encontrados nas lojas da marca no e-commerce dengo.com.br